TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  23/5/2021  •  Exam  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

Exercício de Fixação 01

Atualmente os bancos de dados permitem planejar pagamentos e identificar tendências de mercado. Eles também facilitam o acesso a qualquer dado da empresa, atualizações e melhorias das informações, e possibilitam análises e comparações entre os dados.

1ª Questão De acordo com o contexto acima, liste as principais características que devem ter um profissional certificado em Banco de Dados para o mercado contemporâneo.

Projeto e criação do banco de dados: Uma tarefa do DBA é projetar o banco de dados com o intuito de obter o máximo de performance, escalabilidade, flexibilidade e confiabilidade;

Ajuste e monitoramento de desempenho: O DBA deve certificar-se que o banco de dados é rápido e que a performance do servidor não afetará negativamente sua disponibilidade e usabilidade. O ajuste do banco de dados é um trabalho que exige bom senso e experiência;

Backup e Recuperação: Para muitos profissionais de TI, a tarefa mais importante do DBA é manter a disponibilidade do banco. Uma boa arquitetura de backup e recuperação deve incluir um plano de prevenção de desastres, procedimentos e ferramentas que auxiliem na recuperação, além de procedimentos e padrões para realizá-la.

Segurança do banco de dados: o trabalho do DBA deve ser aterrado nos fundamentos da segurança de TI. A segurança deve ser projetada no banco de dados e nas aplicações. Isto envolve criar usuários no banco e determinar o nível apropriado de segurança para cada um;

Integridade de dados: Para assegurar a integridade dos dados, o DBA executa regras de integridade usando características do SGBD;

Suporte: Os DBAs precisam trabalhar próximo aos membros da equipe técnica para assegurar um alto desempenho de todo o banco de dados.

Migração e atualização do SGBD: O DBA também é responsável por controlar a migração das releases do SGBD. Após compreender as características oferecidas e a estabilidade da release, deve-se decidir o melhor momento para a instalação.

 

2ª Questão De acordo com o contexto acima, responda o que é um banco de dados? E como funciona o SGBD?

Um banco de dados é arquivo que mantém registros ou informações sobre algo. O SGBD é o sistema que gerencia esses registros.

3ª Questão Quanto ao ITIL(v3) e o COBIT(v5), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( F )        ITIL é uma ferramenta que auxilia na auditoria de processos, práticas e controles de TI.

( F )        COBIT é um conjunto de melhores práticas para operações de gestão de serviços em TI.

( V )        O COBIT e o ITIL podem ser implementados em conjunto formando assim uma base forte para a governança e a gestão de serviços em TI.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A) F, F e V

B) V, V e F

C) F, V e V.

D) V, F e F

E) V, F e V

4ª Questão De acordo com o contexto acima, liste as três principais certificações existentes em Banco de Dados da atualidade e defina suas principais características.

OCA (Oracle Certified Associate): Para obter esta certificação é necessário realizar duas provas.

 

OCP (Oracle Certified Professional): Para você obter essa certificação você deve ter a certificação anterior (OCA), nessa certificação é obrigatório a realização de um curso e em seguida a realização da prova.

 

MTA: Certification (Microsoft Technology Associate): a certificação de iniciante de banco de dado, uma boa certificação para quem está iniciando. Nesta certificação é solicitado conhecimentos, como: conceitos básicos de banco de dados, criação de objetos de banco de dados, manipulação de dados, conhecimento de armazenamento de dados e administração de base de dados.

5ª Questão De acordo com o contexto acima, referente ao SQL Server da Microsoft, quais as principais desvantagens no uso desta tecnologia de banco de dados em relação às outras?

Sua principal desvantagem é a valorização de mercado, o banco de dados da Oracle é o mais utilizando, sendo assim profissionais que possuem certificações do banco da Oracle são mais valorizados do que os certificados pelo o da microsoft.

Opções de licenciamento são muito caras. Apesar do uso do software para fins educacionais ou de desenvolvimento ser gratuito, qualquer tipo de uso comercial resulta em uma taxa de licenciamento;

Compatibilidade limitada, o Microsoft SQL Server só é projetado para rodar em servidores baseados no Windows;

Usabilidade - o SQL Server usa uma linguagem principal, que é diferente das de aplicações de banco de dados como o MySQL e o Oracle.

6ª Questão De acordo com o contexto acima, referente ao PostegreSQL, que apesar de ter uma excelente aceitação na comunidade de TI, não existe certificação para esse Banco de Dados, sendo assim, pesquise quais as vantagens e desvantagens no uso desta tecnologia.

Extensibilidade: O sistema PostgreSQL permite a utilização de operadores, estruturas de dados, tipagens e métodos de acesso definidos pelo próprio programador. Tudo isso facilita o desenvolvimento e a manutenção dos  softwares hospedados na infraestrutura da sua empresa.

Modularidade: Por meio dos stored procedures, o sistema PostgreSQL consegue criar funções específicas e otimizar a guarda e o processamento de informações. Para tanto, é preciso conhecer as sintaxes de PL/pgSQL,     PL/Tcl ou PL/perl. Esses módulos integrados aumentam o desempenho das tecnologias do seu negócio como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com