TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TELEFONES CELULARES

Projeto de pesquisa: TELEFONES CELULARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.678 Palavras (35 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 35

ORGANELAS CELULARES

Organelas são estruturas presentes nas células, comuns a muitos tipos delas. Isto é, são compartimentos celulares limitadas por membranas. Essas organelas desenvolvem funções distintas, que, no total, produzem as características de vida associada com a célula. Na célula animal eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo.

MEMBRANA PLASMÁTICA

A membrana plasmática pode ser conhecida como plasmalema, membrana celular ou membrana citoplasmática. Entre todos os modelos propostos quanto á combinação e a estruturação membranar, o mais aceito atualmente é o proposto pelos cientistas Singer e nicolson em 1972, simulada através de um mosaico fluido, como pode ser observado na imagem a seguir.

Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídios e proteínas e proporções diferentes e uma pequena quantidade de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Além disso, na maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídios: o glicocálix ou glicocálice, que tem a função de reconhecimento químico da célula para seu exterior e tem também a função protetora, impedindo que alguns tipos de vírus ou bactérias se anexem a célula.

A membrana celular é responsável pela recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. Para o funcionamento normal e regular das células, deve haver a seleção das substâncias que entram e o impedimento da entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que se encontram no citoplasma. Essa é a chamada permeabilidade seletiva, uma das funções mais importantes da membrana. Outra função são os transportes, que ocorrem através dela, podendo ser dividido em ativo, quando há gasto energético, e passivo, quando não há gasto energético.

QUÍMICA E ESTRUTURA DA MEMBRANA PLASMÁTICA.

 Bicamada fosfolipídicas;

 Proteínas integrais;

 Proteínas periféricas;

 Organelas envolvidas por membranas.

O MOVMENTO DE MATERIAIS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS PLASMÁTICAS.

• Processo passivo:

 Difusão simples;

 Difusão facilitada;

 Osmose.

• Processo ativo:

 Transporte ativo;

 Endocitose;

 Exocitose.

BICAMADA LIPIDICA

 Os lipídios da membrana são moléculas anfipáticas;

 Os glicolipídios são encontrados nas superfícies de todas as membranas plasmáticas.

ALGUMAS FUNÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA

 Comunicação;

 Forma e proteção;

 Permeabilidade seletiva;

 Gradiente eletroquímica.

As proteínas da membrana podem ser solubilizadas e purificadas em detergentes.

 Formação de micelas.

O defeito no transporte de íons através das membranas plasmáticas pode causar uma doença genética, chamada FIBROSE CÍSTICA.

NÚCLEO

O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui um único núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos maduros) e outras possuem vários, como por exemplo, as células musculares esqueléticas. O núcleo pode ser central, paracentral ou excêntrico (afastado do centro).

No caso das células eucariontes, o núcleo encontra-se separado pela carioteca, que além de ter a função de separar o núcleo do citoplasma, comunica-se com o citoplasma através dos poros nucleares. Estes poros são responsáveis pelo controle da troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. Dentro do núcleo encontram-se corpos em formatos esféricos denominados: nucléolos, composto protéicos, DNA e RNA e os genes nucleares, também conhecidos como código genético.

De forma geral podemos dizer que o núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula e armazenar suas informações genéticas.

 A doença humana por defeitos no núcleo é chamada de: DOENÇA DE FABRY.

RIBOSSOMOS

Existem ribossomos que estão isolados no citoplasma, outros estão inseridos no retículo endoplasmático rugoso. Os primeiros compreendiam proteínas que vão ser utilizadas no citossol, nos segundos as proteínas serão expelidas no próprio retículo, logo após são utilizadas em demais compartimentos da célula ou levadas para o exterior da célula. São responsáveis pela síntese de proteínas através do RNA mensageiro que vem do núcleo. É composto por uma subunidade menor, fator liberação, RNA mensageiro e RNA transportador.

 Pequenas partículas composta por RNA ribossomal (rRNA) e quase 80 proteínas diferentes;

 Formadas por uma subunidade maior e outra menor;

 Polirribossomos.

A doença humana por defeitos nos ribossomos é chamada de:

 SÍNDROME CRI-DU-CHAT (SÍNDROME DO MIADO DE GATO).

MITOCÔNDRIAS

As mitocôndrias são as principais organelas celulares. Presente nas células eucariontes, elas são responsáveis pela produção de energia no interior da célula. São bastante numerosas, principalmente em células onde se precisa de muita energia (por exemplo: as células nervosas e do coração, que tem atividade contínua). Está presente no citoplasma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com