TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTROS DE CIDADANIA DAS MULHERES

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.568 Palavras (15 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP EAD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTROS

DE CIDADANIA DAS MULHERES

São Caetano do Sul – SP

2019

UNIP EAD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TOTEM DE ATENDIMENTO PARA CENTROS

DE CIDADANIA DAS MULHERES

Kátia de Faria Augusto Vaz - RA 1953677

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1ºSemestre

São Caetano do Sul – SP

2019

Resumo

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um totem para os Centros de Cidadania da Mulher da prefeitura de São Paulo. Espera-se que tal trabalho exemplifique a importância da tecnologia para facilitar o atendimento e o acolhimento das mulheres  da comunidade, nos âmbitos social, econômico e cultural.

Palavras-chave: mulher - cidadania - tecnologia - atendimento - social


Abstract

The present work presents the development of a totem for the Centers of Citizenship of Women of the prefecture of São Paulo. It is hoped that such work exemplifies the importance of technology to facilitate the care and reception of women from the community in the social, economic and cultural spheres.

Keywords: woman - citizenship - tecnology - care - social


SUMÁRIO
  1. INTRODUÇÃO….……………………………………………….…………….….06
  2. DESENVOLVIMENTO….…………………………………….….……………....07
  1.  Centros de Cidadania da Mulher……..…………….….…………..…..07

2.2 A tecnologia nos serviços públicos……………….……..………..…..10

2.3 Recursos computacionais………….……………….…….……………..11

2.4 Aplicação utilizada no totem……………………………….….…...……12

2.5. Estratégia de Comunicação…………………………………………….13

        2.5.1. Objetivos…………………………………………………………….13

        2.5.2. Definição do público alvo……...…………………………………..14

        2.5.3. Canal de comunicação…………………………………………….14

        2.5.4. Estrutura da mensagem…………………………………….……..15

2.5.4.1. Emissor………………………………………………….. 15

2.5.4.2. Mensagem.……………………………………………….15

2.5.4.3. Código…………….………………………………………15

2.5.4.4. Canal………………………………………………………16

2.5.4.5. Referente………………………………………………….16

2.5.4.6. Receptor…………………………………………………..16

        2.5.5. Ferramenta de comunicação……………………….………….….16

3. CONCLUSÃO…………………………………………………………..…..….….17

REFERÊNCIAS……………………………………………………………..….….…18

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a tecnologia se faz presente no dia a dia de grande parte da sociedade, por esse mesmo motivo, as empresas e os órgãos governamentais têm investido cada vez mais em soluções tecnológicas para os problemas e atendimentos do cotidiano, a fim de reduzir o tempo de espera e facilitar a resolução de problemas. O totem é uma opção muito utilizada nos dias de hoje tanto por empresas quanto pelo governo, ele consiste em um painel digital que possibilita a busca de informações, agendamentos de serviços e diversas outras possibilidades através do autoatendimento. Ou seja, é possível que um cidadão busque informações por conta própria reduzindo o tempo de espera, que seria necessário caso o atendimento tivesse de ser feito por um funcionário. A ideia é que o totem seja bastante intuitivo, auxiliando qualquer pessoa, ainda que essa não tenha conhecimentos sobre informática e tecnologia.

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um totem para os Centros de Cidadania da Mulher (CCM), esses centros estão sob responsabilidade da Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os Centros de Cidadania da Mulher têm como objetivo o acolhimento de vítimas de violência doméstica, bem como a disponibilização de defensoria pública e atendimento jurídico (para área cível), mediação de conflitos (para situações em que não ocorram violência doméstica), oferecer serviços de atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamento das demandas, garantindo, dessa forma, que as mulheres tenham acesso aos seus direitos socais, culturais, políticos e econômicos. O propósito do totem é viabilizar a busca por informações, auxiliando a mulher a encontrar o acolhimento de que necessita, facilitar os pedidos por estes serviços e tudo o mais que parecer necessário para a perfeita inserção da mulher na sociedade como um todo.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1.  Centros de Cidadania da Mulher

Os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) foram implantados entre 2005 e 2007 e estão sob responsabilidade da Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os Centros de Cidadania da Mulher são locais de qualificação profissional e formação aberto às mulheres de diferentes raças, idades e crenças. Nesses espaços, as mulheres podem se organizar a fim de defender seus direitos sociais, culturais e econômicos, além de possibilitar a essas mulheres que proponham e participem de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade, com o objetivo de potencializar, por meio do controle social, o acesso aos serviços públicos existentes para atender às demandas dessa comunidade.

As mulheres podem buscar os Centros de Cidadania da Mulher espontaneamente, como também podem ser encaminhadas por serviços de saúde, ONGS e até mesmo por escolas, para os casos de meninas que ainda não alcançaram a maioridade e que sofram algum tipo de violência, abuso e que estejam em situação de risco.

Quando chegam aos Centros de Cidadania da Mulher, as mulheressão encaminhadas para um acolhimento psicossocial, a fim de levantar as informações necessárias para avaliar a situação de risco e vulnerabilidade em que se encontram, para que sejam identificadas quais intervenções devem ser feitas, respeitando a vontade e o momento vivenciado pela mulher em atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com