TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de um totem para Centros de Cidadania das Mulheres

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto de um totem para Centros de Cidadania das Mulheres

Polo Rio Claro - SP

2019

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto de um totem para Centros de Cidadania das Mulheres

Nome do Aluno: Romulo Ramos Pereira

RA(s): 1973219

Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

Semestre: Primeiro

Polo Rio Claro - SP

2019

Polo Objetivo Rio Claro - SP

2019

RESUMO

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de totem para o Centro de cidadania da mulher, onde através de análise de equipamentos, sistemas e infraestrutura de redes disponíveis no mercado, será proposto a melhor tecnologia a ser utilizada.

O Conteúdo do totem deverá atender as necessidades do centro de cidadania da mulher em oferecer agendamento para atendimento jurídico, defensoria pública, mediação de conflitos, consulta a leis, denuncia de abuso e material informativo com campanhas.

Seguindo os conceitos apresentados nas disciplinas de Princípios de Sistemas de Informação, Organização de Computadores e Comunicação aplicada serão desenvolvidos totens cujo hardware atenda às necessidades de desempenho, disponibilidade, economia e comunicação.

Na interface será utilizando sistema operacional Linux com programação em Java, a comunicação com os servidores através de internet já disponíveis nos Centros de Cidadania da Mulher e desenvolvimento de comunicado de imprensa para a divulgação dos serviços de autoatendimento com os totens.

Palavras-chave:Direito da Mulher, Cidadania, Organização de Computadores, Comunicação aplicada, Sistemas de Informação


SUMÁRIO

1. Introdução        5

2. Conhecendo o Centro de Cidadania das mulheres        5

3. Atendimentos que poderão ser direcionados para totem        6

        3.1 Serviços a serem adicionados no totem        6

                3.1.1 Cursos Oferecidos        6

                3.1.2 Agendamento de atendimento jurídico        6

                3.1.3Agendamento de atendimento psicológico        7

                3.1.4 Denuncia de violência contra a mulher        7

                3.1.5 Catálogo de Leis de proteção da Mulher        7

        3.2 Tela principal        7

4. Recursos computacionais        7

        4.1. Recurso de Servidores        7

        4.2 Banco de dados        8

        4.3 Interface de comunicação        8

        4.4 Tecnologia de Interface Remota LTSP        9

        4.5 Hardware Totem        9

                4.5.1 Modelo do Thin Client        10

                4.5.2 Modelo do Toten        10

5. Aplicação a ser utilizada no Totem        12

        5.1 Telas da Aplicação        12

        5.2 Layout dos menus        12

6. Press Release        13

7. Conclusão        13

7. Referência        14


  1. Introdução

O objetivo do Centro de cidadania da mulher (CCMs) é acolher vítimas de violência doméstica, oferecendo defensoria pública, mediação de conflitos, atendimento jurídico, cursos, serviço de atendimento, orientação, acompanhamento e encaminhamento das vítimas, garantindo às mulheres acesso aos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais.

Levando em conta a alta demanda pelo atendimento de serviço público em geral, foi solicitado o desenvolvimento de totem para otimizar o atendimento as mulheres que necessitam dos serviços dos Centro de cidadania da mulher.

Seguindo o apreendido na disciplina Organização de Computadores, foram analisados os serviços a serem implantados, a quantidade e tipo de informações necessárias e os dispositivos de entrada e saída de dados, foi feita uma análise de mercado para que sejam atendidas as necessidades de hardware, software e infraestrutura de comunicação para garantir o desempenho e disponibilidade necessários.

Com o conhecimento adquirido na disciplina de Princípios de Sistema de Informação foram mapeados todos os atendimentos no balcão que poderiam ser substituídos pelo autoatendimento no totem, economizando tempo de atendimento com funcionários no balcão.

Após esta análise foi definido a programação em JAVA, para que a aplicação seja pequena e tenha o desempenho desejado em equipamentos de baixo desempenho.

Utilizando os conceitos da disciplina Comunicação Aplicada, foi analisado o perfil das mulheres que utilizam os serviços do Centro de cidadania da mulher e definido a estratégia de comunicação e desenvolvimento do press-release.

  1. Conhecendo o Centro de Cidadania das mulheres

Conforme o site Cidade de São Paulo de “Os Centros de cidadania da mulher são espaços de atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que devem proporcionar o atendimento e o acolhimento necessários à superação de situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania.” Site Cidade de São Paulo(2019)

“O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal mantem as CCMs em diversos estados e municípios, afim de Propiciar contatos individuais e grupais que promovam a colocação da problemática inerente ao universo feminino e sua condição na sociedade, visando à deliberação, reflexão, meditação e auto resolução dos problemas identificados, num clima de acolhimento.
Desenvolver a autonomia e independência da mulher, através do trabalho interno e externo, ferramenta importante para o exercício da cidadania, possibilitando nova perspectiva de vida, de esperança e crescimento pessoal.”
Rede Defesa dos direitos Humanos (2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (336.9 Kb)   docx (252.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com