TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UM TOTEM PARA CENTROS DE CIDADANIA DAS MULHERES

Por:   •  20/9/2020  •  Dissertação  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE UM TOTEM PARA CENTROS
DE CIDADANIA DAS MULHERES

Taubaté, SP
2020

THIAGO HENRIQUE CHAVES DE OLIVEIRA
RA: 2066607

PROJETO DE UM TOTEM PARA CENTROS
DE CIDADANIA DAS MULHERES

RESUMO

A busca por melhores condições de vida e principalmente a busca por direitos iguais de cidadãos de uma nação sempre esteve presente na história. Algo tão simples, mas nem sempre respeitado, é o direito igual para homens e mulheres, considerado um dos mais importantes temas relativos aos direitos humanos. As conquistas alcançadas por diversas lutas de grupos apoiadores da causa feminina são notórias, porém ainda existem resquícios de uma cultura desigual entre homens e mulheres. Por esse motivo o Projeto Interdisciplinar, feito por Thiago Henrique Chaves de Oliveira, tem como objetivo desenvolver um totem de atendimento para um Centro de Cidadania das Mulheres. O projeto irá apresentar recursos computacionais, como computadores e seus dispositivos, para serem utilizados pelo totem, conceitos sobre sistemas de informação e sua necessidade no totem, a topologia de rede usada para a conexão do totem, modo de transmissão destas informações coletadas pelo totem, os protocolos usados na transmissão da informação que será coletada pelo totem, além da definição da estratégia de comunicação. O principal objetivo deste projeto é auxiliar um Centro de Cidadania das Mulheres a coletar informações importantes, a fim de conseguir reverter essas informações em políticas públicas que visão atender as necessidades das mulheres que sofrem com a desigualdade.

Palavras-chaves:  Sistemas de Informação, TOTEM, VOIP, Internet, Cidadania, Igualdade de Gênero

ABSTRACT

The search for better living conditions and especially the search for equal rights of citizens of a nation has always been present in history. Something so simple, but not always respected, is equal rights for men and women, considered one of the most important issues related to human rights. The achievements achieved by various struggles of groups supporting the female cause are notorious, but there are still traces of an unequal culture between men and women. For this reason, the Interdisciplinary Project, made by Thiago Henrique Chaves de Oliveira, aims to develop a service totem for a Women's Citizenship Center. The project will present computational resources, such as computers and their devices, to be used by the totem, concepts about information systems and their need in the totem, the network topology used for the connection of the totem, the mode of transmission of this information collected by the totem, the protocols used in the transmission of the information that will be collected by the totem, in addition to the definition of the communication strategy. The main objective of this project is to assist a Women's Citizenship Center to collect important information, in order to be able to revert this information into public policies that aim to meet the needs of women who suffer from inequality.

Keywords: Information Systems, TOTEM, VOIP, Internet, Citizenship, Gender Equality

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

DESENVOLVIMENTO

Capítulo I
Contextualização 2

Capítulo II
Importância da
comunicação e informação  4

Capítulo III
Tecnologia VOIP 6

Capítulo IV
Computadores 7

Capítulo V
Internet e Protocolos do TOTEM 9

Capítulo VI
Implementação do VOIP 10

Capítulo VII
Site 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIA 14

Introdução

O projeto que será apresentado a seguir refere-se a um tema importante relativo a direitos-humanos, o qual será apresentado um projeto de totem para um centro de cidadania a mulher. Este projeto foi desenvolvido com o intuito de reverter informações, registradas por mulheres no TOTEM, em políticas públicas capazes de reduzir a desigualdade de gênero e integrar mulheres. A metodologia usada para o desenvolvimento do projeto foram pesquisas bibliográficas.

Capítulo I : Contextualização

O país que está mais perto de atingir a plena igualdade social entre gêneros é a Islândia, de acordo com Índice Global Gender Gap, realizado pelo Fórum Econômico Mundial em 2017, e o Brasil está em 90º neste Ranking de países mais avançados na questão de igualdade de gênero. Neste ranking temos em últimos lugares países como Iêmen, Paquistão e Síria.
A Islândia vem tomando diversas medidas para diminuir a desigualdade entre gêneros, a qual vem aumentando segundo cálculos do próprio Fórum Econômico. Desde 1970, muitas mulheres da Islândia vêm entrando no mercado de trabalho, isso se dá por diversas decisões políticas, uma delas foi o direito de mulheres voltarem a trabalhar após ter filhos, assim como a licença maternidade de 9 meses para os pais que acabam de terem um filho. Outra maneira que este país usou para alcançar um nível alto de igualdade entre gêneros foi decretar um sistema de cotas
que prevê uma quantia mínima de homens e mulheres em órgãos públicos, que não seja menor que 40% para ambos os sexos, esta regra não se restringe apenas aos órgãos públicos, mas também para empresas com mais de 50 funcionário. O direito ao voto é um marco importante, em todas as sociedades, na busca por igualdade social, pois garante o direito à população de escolher seus representantes para que assim, os eleitos, possam representar a população diante ao governo. Na Islândia o direito ao voto e o direito de disputarem cargos políticos vieram em meados de 1900, elevando o papel da mulher. Os resultados dessa conquista não demoraram para aparecer, pois em 1980 foi eleita a primeira presidente mulher da Islândia Vigdis Finnbogadottir, não apenas da Islândia, mas também a primeira presidente mulher do mundo. Desta maneira, podemos notar o grande empenho nas políticas públicas na Islândia para atingir a igualdade de gênero total, é uma busca de muitos anos que vem tendo muita relevância, tornando o pais número um nesse aspecto, porém ainda é perceptível a diferença salarial de islandeses e islandesas que fazem o mesmo serviço.
Uma cena totalmente diferente da Islândia é o Iêmen, o pais que se encontra na última colocação na questão de igualdade de gênero, de acordo com o relatório do Fórum Económico Mundial de 2013. Apenas 49% de mulheres não são alfabetizadas, neste mesmo país nunca houve uma mulher no Parlamento. Muitas normas culturais e religiões impedem que a mulher iemenita possa ter seu direito igual ao do homem. Problemas econômicos e problemas na alfabetização, juntos com tradições patriarcais e tribais que estão inseridos na sociedade do Iêmen fazem com que as mulheres sejam privadas de seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com