TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GRADUAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.683 Palavras (27 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 27

A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Informática – Trabalho de Graduação

27/06/15

RESUMO

A presente pesquisa tem por finalidade a observação e verificação de como se da à utilização da informática nas escolas Estaduais. Atualmente, o modo como diferentes professores em diferentes instituições de ensino a utilizam, sendo que se não a utilizam por qual motivo? A possibilidade de como podemos explora-la, sua utilização como ferramenta pedagógica nos ensinos fundamental e médio de maneira interdisciplinar mesclando a matéria titular do currículo padrão com a matéria de “informática” através de pesquisas na internet, mas principalmente com o uso dos editores de slide. Despertando assim nos alunos a curiosidade sobre o uso e manuseio dos computadores, estimulado à criatividade e interpretação de texto, bem como o raciocínio lógico, a desenvoltura destes durante a explanação de uma pesquisa realizada e construída por estes alunos de uma escola pública de ensino fundamental e médio, onde esta ferramenta é pouco utilizada na atualidade, seja pela falta de interesse dos professores ou pela falta de preparo, ou até mesmo pela falta de condições de utilizar os computadores.

Palavras-chave: Escola, Utilização, Informática.

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a educação torna-se cada vez mais necessária e importante para o desenvolvimento da sociedade de modo geral, sendo a escola a principal porta de entrada para o conhecimento e instrução dos seres humanos, tornando-se formadora de crianças, jovens e adultos. Diante deste cenário, a utilização das tecnologias como forma de auxiliar o professor, o processo de ensino-aprendizagem, torna a utilização da informática, em especial dos computadores cada vez mais necessária neste processo, aprimorando assim este importante processo na educação.

Segundo Almeida e Prado,

Hoje é consenso que as novas tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a mudança do processo de ensino e de aprendizagem e que, os resultados promissores em termos de avanços educacionais relacionam-se diretamente com a idéia do uso da tecnologia a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento da criatividade, da autocrítica, da autonomia e da liberdade responsável.

Entretanto sabemos que a informática sozinha não é capaz de trazer benefícios para a educação, bem como esta é ineficiente se utilizada como fator principal no processo de ensino-aprendizagem, sem a devida reflexão humana. A informática educacional deve se colocar a serviço dos professores, nunca devendo determinar os objetivos a serem traçados em sala de aula, mas sim ser utilizada como facilitadora do aprendizado dos alunos dentro da sala de aula.

Este trabalho foi confeccionado tendo como base a realização de três estágios realizados ao longo deste curso de graduação, sendo realizado em uma escola de ensino fundamental e médio e em outra apenas de ensino médio, onde podemos verificar as formas como esta ferramenta foi utilizada, como foi recebido sua utilização pelos alunos e o quanto foi proveitoso sua utilização durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

Dentro deste contexto podemos verificar ainda as dificuldades da utilização dos computadores, tanto pelos alunos, como pelos professores, sendo que sua utilização não é mais frequente por estes, muitas vezes pelo receio de não dominar esta ferramenta, falta de treinamento e estrutura, como é o caso da escola de ensino fundamental e médio, medo de que o aluno domine o conhecimento de informática mais do que o professor e também muitas vezes até por desinteresse por parte destes profissionais em se atualizarem, para melhor utilização desta ferramenta, bem como o processo de transferência de conhecimento de si para o aluno.

Outro ponto que verificaremos também, como duas Escolas Estaduais podem ser tão diferentes uma da outra, sendo estas tão próximas, em quanto uma possui altos índices de aprendizagem pelos alunos e estes são muito mais disciplinados, na outra, muito embora o que separe as duas instituições seja apenas uma rua.

Este trabalho se desenvolveu com o intuito de explorar e incentivar os alunos na utilização dos editores de slides, mais especificamente o software disponibilizado pela Microsoft, através do pacote Office.

Segundo a Wikipédia,

O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados (Também conhecido como DB "Data Base"), apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, de e-mails e contatos. (Wikipédia 2015)

Dentro do Microsoft Office, utilizamos o editor de slides de nome Microsoft Power Point, com a finalidade de fazer com que os alunos criassem suas próprias apresentações, organizando os conteúdos de maneira que facilite o seu próprio estudo e este consiga explaná-lo aos demais colegas em uma eventual apresentação.

Esta escolha se deu tendo em vista a apresentação aos alunos desta ferramenta, assim como e familiarização da utilização destes editores, uma vez que muitos alunos a utilizarão no futuro seja em seus cursos de graduação, qualificação, técnicos e até mesmo nas empresas onde por ventura venham a trabalhar. É de conhecimento de todos que a grande maioria dos estudantes dos ensinos fundamental e médio se dizem sabedores e conhecedores da área da informática, mas em sua grande maioria se resume em operar as redes sociais, jogos online, assistir vídeos, etc, sem realmente saberem utilizar e explorar todos os benefícios que os computadores e suas ferramentas para aprimorar o seu ensino, e a construção de trabalhos escolares que possam lhes trazer e agregar conhecimentos específicos utilizados na base escolar.

1.1 ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TIRADENTES

Escola escolhida para ser efetuada a observação do estágio I, no ensino médio, fundada pelo então comandante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Oswaldo de Oliveira, criada através do decreto 29.502 de 25 de janeiro de 1980. Sua denominação, na época, era Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar.

O objetivo inicial da escola era a preparação de adolescentes de ambos os sexos para o oficialato da Instituição, nos moldes do antigo Curso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com