TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Informação

Por:   •  19/8/2017  •  Artigo  •  3.161 Palavras (13 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 13

        Tecnologia de Informação




O uso das Tics no processo de ensino, aprendizagem e implicações do uso da TIC na educação

[pic 1]

SÃO PAULO

2016


Sumário

1. Introdução...........................................................................................................

04

2. O uso da TIC no Processo de ensino e aprendizagem......................................

06

2.1 A tecnologia dentro da sala de aula.................................................................

06

2.2 Integração das tecnologias ao currículo escolar e projeto pedagógico............

07

2.3 Comunicação digital entre professor e aluno...................................................

09

3.  Implicações do uso da TIC na educação..........................................................

10

4. Conclusão...........................................................................................................

12

5. Referências Bibliográficas..................................................................................

14


  1. Introdução

Em um mundo notadamente permeado por novas tecnologias, ainda convivemos com uma educação que designa as tecnologias da informação e da comunicação – TICs como algo exótico, excepcional e muitas vezes inexplorado. Este trabalho propõe algumas reflexões práticas sobre como tirar as TICs da sua excepcionalidade, tornando-as inseridas no cotidiano da escola e da gestão educacional. Essa imersão significa domínio do novo, competência no uso de equipamentos e de estratégias inovadoras e reconhecimento do potencial educacional das TICs. Educar com TICs exige investimentos em formação de educadores; em gestão da sala de aula, da escola e das redes; em metodologias, currículos, tempos e espaços educacionais; em infraestrutura, entre outros. A reflexão que a produção deste trabalho nos trouxe é que saber educar com TICs é ser líder e aprendiz, é estar aberto ao novo e à complexidade de um mundo em mudança; significa tirar o foco da máquina para colocá-lo na educação do aluno.

O sistema de ensino nos tempos atuais sem dúvida é um verdadeiro desafio aos professores por conta da avançada tecnologia e fácil acesso de comunicação e informação.Percebe-se que o sistema tradicional de transmissão de conhecimento em sala de aula por meio de aulas expositivas tornou-se ultrapassado devido ao avanço da tecnologia.

O Professor contemporâneo pode aproveitar positivamente esse avanço e adaptar ou introduzir um novo sistema de ministrar aulas com a ajuda de mídias, softwares, pesquisas online em tempo real de um determinado tema, provocando no aluno a vontade de descobrir, de aprender e de inovar.

Os pontos positivos desse sistema atual do uso das Tics no âmbito escolar podem ser muito expressivos quando pensamos na possibilidade de criar situações reais em software a ser resolvidas pelos os alunos em sala de aula ou até mesmo fora de sala de aula por meio de comunicação virtual. Exemplo disso é o sistema de ensino à distância por meio de vídeo conferência ou aulas através de mídias.

Devemos, por outro lado, levar em conta os pontos negativos do uso dessa tecnologia em sala de aula, como por exemplo: pode haver dispersão de conteúdo individual ou até

mesmo coletivo, comprometendo o objetivo e rendimento de uma determinada aula ou assunto específico.    

Portanto nesse trabalho abordaremos a tendência do uso da tecnologia da informação e comunicação no âmbito escolar apontando seus benefícios e implicações, quando se trata de rendimento ou aproveitamento escolar.


  1. O uso da TIC no processo de ensino e aprendizagem
  1. A tecnologia dentro da sala de aula

Com o avanço da tecnologia, utilizar metodologias didáticas que fazem uso da Tics é uma forma eficiente de aproximar alunos cada vez mais “cibernéticos”.

Deve-se explorar o uso das Tics de forma que propicie o interesse do aluno e que se possa tirar o seu maior rendimento sobre o tema ou projeto pesquisado ou analisado através de computadores, mídias, aplicativos, software entre outros. De acordo com Marise Brandão, Orientadora Tecnológica Educacional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em entrevista à Revistapontocom, o papel das tecnologias da comunicação no processo de ensino e aprendizagem das atuais gerações é fundamental.

Elas devem ser um dos instrumentos para a construção do conhecimento. No mundo de hoje, as tecnologias são indispensáveis na educação das crianças e dos adolescentes. Eles ‘vivem’ tecnologias e quem não vive sonha em viver. É o mundo deles. Isto é fato. Como ignorar este potencial? Como permanecer no cuspe e giz? Todo professor deveria assistir a este vídeo antes de se negar a usar as TICs com seus alunos. (BRANDÃO, 2015)

Ainda segundo a educadora, é preciso que o professor compreenda a melhor forma de usar novas tecnologias em sala de aula e em quais situações ela ajuda no aprendizado do aluno. A educação contemporânea deve ser uma educação centrada no aluno, com ênfase na aprendizagem, oferecendo um continuum harmônico de possibilidades didáticas que vão desde as estritamente presenciais às totalmente a distância, com todos os recursos educacionais existentes entre esses extremos (livros, vídeos, laboratórios, textos, hipertextos, redes, ambientes virtuais, conexões em banda larga, blogs, WIKI, e-portfólios, instrumentos assíncronos e síncronos de comunicação web, incluindo conferências em linha e Skype e todo um conjunto de equipamentos e estratégias comunicacionais que cresce a cada dia). A convergência de mídias, inclusive a que já se encontra nos novos celulares e smartphones, adiciona elementos que revolucionam ainda mais a produção, a distribuição de conteúdos educacionais, a comunicação e a interatividade. Com o uso intencional de todas as tecnologias disponíveis, o professor pode promover uma pedagogia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com