TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia: Inteligência artificial (IA)

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Inteligência artificial (IA) surgiu da necessidade de que os sistemas computacionais tomassem escolhas adequadas para o seu funcionamento efetivo. O termo IA refere-se ao Sistema de Informação que tornará uma máquina em um dispositivo tomador de decisões, noutras palavras, é a tentativa de tornar a máquina mais próxima de um ser humano.

O clássico exemplo de inteligẽncia artificial são os jogos de xadrez, ora, é muito melhor que a máquina tome decisões que tenham sentido no jogo do que jogar contra algo que faça jogadas aleatória só para dar andamento à partida. Aliás, Garry Kasparov, considerado como o melhor jogador de xadrez do mundo na década de noventa, perdeu para um computador, mais especificamente para o IBM Deep Blue em meados de 1997. Assim, o Deep Blue tornou-se o primeiro computador do mundo a ganhar de um campeão mundial numa partida com regras oficiais, na época foi um feito incrível.

Hodiernamente, diversas empresas de tecnologia utilizam a IA para otimizar seus serviços e produtos. A indústria de jogos produz milhões de linhas de código de IA para que a jogabilidade se torne mais interessante. Qualquer robô autônomo produzido atualmente, tanto para fins de pesquisa quanto para fins comerciais, possui IA. As grandes empresas de tecnologia utilizam IA em seus produtos e serviços, IBM, Microsoft, Google, Facebook, Netflix, todas possuem Inteligência Artificial que otimiza seus serviços.

A IA não se trata somente de robótica como muitos pensam. IA otimiza os sistemas de computação, possibilita que máquinas tomem decisões, que carros autônomos dirijam sozinhos, que pessoas sejam reconhecidas nas fotografias automaticamente(Facebook e afins), que os GPS’s indiquem o melhor caminho, que o celular corrija os erros ortográficos, às vezes não tão apropriadamente.

As empresas utilizam softwares on-line, com IA, para reduzir o tempo médio de atendimento em processos de atualização cadastral, fornecimento de informações, registros de histórico, aberturas de chamados, além de gerar relatórios inteligentes que podem demonstrar em tempo real quais as abordagens de cada etapa da conversa,  como exemplos temos a Abril e a Nestlé que reduzem os custos quando comparado a um serviço convencional de call center. Assim, a Inteligência Artificial está intrínseca na vida das pessoas e das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com