TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Educação

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 10

  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo mostrar que muitas coisas são possíveis usando as tecnologias, quando se tem vontade e interesse.

          Vem apresentar as possibilidades que podem existir na prática de aprender e ensinar, usando recursos tecnológicos acessíveis a todas as classes sociais, inclusive a mais carente.

          Ajudando e orientando a forma de melhor utilização dos recursos financeiros nas quais são ofertados, o que é mais necessário, aproveitável e prioritário para o aperfeiçoamento do aprendizado e o bem-estar de cada indivíduo.

     

II – DESENVOLVIMENTO

Ambiente/Sala Temática: Sala Temática de Língua Estrangeira (Inglês) 

Usuários: Crianças e Adolescentes

Recursos tecnológicos

Justificativa e estratégia de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Data show

O uso do data show permite a inserção de ferramentas colaborativas na pratica pedagógica, amplia o universo de informações, torna mais simples determinadas atividades, possibilita aos alunos aprendizagens diretamente ligadas ao mundo digital modernos e torna as aulas mais interessantes, dinâmicas e ricas em possibilidades.

Trazer uma aula diferenciada e dinâmica despertando o interesse dos alunos e facilitando a aprendizagem.

No data show a aula é tanto visual quanto auditiva, (uma tela colorida com letras grandes podem ajudar pessoas com baixa visão e controlar o volume para pessoas com perda de audição) podendo conter ao lado da aula um interprete de libas. Crianças com déficit de aprendizagem podem ter mais facilidade de aprender em uma aula menos formal e mais dinâmica e divertida.

Computadores

O uso do computador é mais interessante do que os métodos tradicionais como livros, cadernos e lápis, podemos instalar softwares educativos e manter os computadores ligados por uma rede e os alunos podem debater e dividir conhecimentos através deles, tornando as aulas mais interativa e divertida. Com todos os computadores ligados a uma rede o professor pode controlar todos os acessos dos alunos podendo também restringir alguns sites mantendo assim o foco da aula enviando questões, links e acompanhado cada um.

Além de facilitar as aulas podemos incluir cada vez mais às crianças no mundo tecnológico ao mesmo tempo em que se ensina, incentivar o uso e a exploração de todas as fermentas do computador.

Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem o computador.

Data show + computadores

Ao final da aula o professor pode expor no data show as respostas de cada um podendo ensinar a respostas através da dificuldade de cada um promovendo debates sobre o tema tratado.

Juntar os dois equipamentos para expandir as aulas.

Recursos, eletrônicos permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações da mesma. São muito utilizadas as pranchas de comunicação e vocalizadores e softwares dedicados para este fim.

Aparelho de som

Usar música é juntar o útil ao agradável, incentivar o aluno a ouvir e cantar músicas em inglês vai ajudar a desenvolver melhor a língua.

Despertar o interesse pelo inglês com coisas cotidianas e coisas que os alunos gostam como música pode trazer um melhor desempenho dos mesmos.

Efeitos sonoros e musicais ajudar o ouvinte a entender melhor a atmosfera criada. É um recurso importante para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura (dislexia)

TV

Criar um ambiente descontraído sem aquela rotina da sala de aula. Existem desenhos que ensinam inglês através de histórias que as crianças já conhecem tornando a aula mais simples.

Usar desenhos e histórias que as crianças já conhecem tira o peso e dificuldade que o inglês apresenta tornando a aula mais fácil e divertida de se aprender.

TV com desenhos e historias pode facilitar e chamar a atenção de crianças com dificuldade de aprendizagem e leitura

Esperança com tecnologia para educação

O projeto Esperança com tecnologia para educação é um espaço criado para atender várias faixas etárias e também vários profissionais de diversas áreas da educação, assim como colaboradores que participam do projeto.

Nos dias de hoje não tem como negar que a informática tem um espaço grande em nossas vidas. O computador vem se tornando indispensável em nosso meio social. Todas as áreas estão aderindo ao uso da tecnologia, isso no trabalho, na escola, e em suas vidas pessoais.

Atualmente não há espaço para pessoas que não busquem esse novo conhecimento. Hoje tem mais chances aqueles que buscam, aqueles que são capazes de resolver problemas, que desenvolvem resultados, que não ficam esperando serem delegados, são pessoas ativas e com perfil inovador.

Pensando nisso a ONG, está sempre se atualizando, e capacitando seus profissionais para serem mediadores desses alunos, e com isso conquistem um bom lugar na sociedade, que possam conseguir desempenhar um bom trabalho e que se atualizem sempre.

Buscando um sentido léxico, pode-se dizer que a informática é: ¨Conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação ¨

O projeto tem a preocupação de fazer com que as crianças, adolescentes, comunidade e docentes, aprendam que através da internet, é possível digitar textos com imagens em movimento (gifs) inserir sons, ver fotos, desenhos, assistir vídeos, ler notícias em tempo real, buscar informações, elaborar trabalhos, enfim, temos o mundo ao nosso dispor, basta usar de uma maneira que agregue novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com