TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação

Por:   •  31/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

    [pic 1][pic 2]

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (4,0 pontos)

A Netflix é uma empresa de serviço de entretenimento por internet, com mais de 151 milhões de assinantes, em mais de 190 países, assistindo a séries, documentários e filmes de diversos gêneros e idiomas.

Netflix não se tornou a gigante do streaming que é hoje à toa. A plataforma de vídeos por demanda guarda muito bem seus dados e os usa com inteligência, como aponta o artigo Como a análise de dados na Netflix construiu o sucesso da empresa?, disponível em <https://www.tecmundo.com.br/internet/131307-analise-dados-netflix-construiu-sucesso-empresa.htm>. (acesso em 29 jul. 2019)

TECMUNDO, Como a análise de dados na Netflix construiu o sucesso da empresa?, 2018-

Como destacado em nosso livro didático, o “propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos”, e são apresentados quatro diferentes contextos em que a informação proporciona ganhos às organizações: informação como apoio à decisão; informação como apoio à produção; informação como fator de sinergia; e, informação como fator determinante de comportamento.

MULBERT, Ana Luisa; AYRES, Nilce Miranda. Fundamentos para sistemas de informaçãolivro didático. 3. ed. Palhoça: Unisul, 2010, p..42-43

Considerando estes materiais indicados acima, destaque e explore dois dos contextos apontados no livro didático no caso Netflix, observando as seguintes orientações:

  • Identifque e explore separadamente em sua resposta, cada um dos contextos analisados. Explique com suas próprias palavras, e utilize aspectos apontados no caso para reforçar as ideias descritas.
  • Tenha por base os conceitos apontados em nosso livro didático, e os aspectos apontados no texto indicado sobre a Netflix.
  • Sua resposta deve ter clareza, objetividade, coerência e coesão textual

R. Informação como apoio à decisão está relacionada com a redução da incerteza na tomada de decisão, permitindo escolhas com maior precisão e menor risco. No caso Netflix, está relacionado com a infinidade de dados coletados diariamente e que são redirecionados para com seus clientes, onde entregam serviços e produtos de qualidade criando assim fidelizações. Ao invés de sguir o padrão das TV’s por assinatura de divulgar um episódio por semana e apostar em um episódio piloto, a Netflix apostou em divulgar temporadas inteiras, “fisgando” o telespectador quando terminaram de assistir toda a primeira temporada, envolvendo dezenas de episódios e milhões em receita. (cerca de 70%, de acordo com um infográfico divulgado em 2015) 

Sinergia é um fluxo de informação que proporciona uma maior qualidade na ligação e no relacionamento das pessoas ou departamentos, mesmo apresentando um grande desempenho, é fundamental garantir esta qualidade de serviços e prestados e de produtos. A Nerflix sabe bem como utilizar este conceito, trabalhando com estudos de hábitos de consumo relacionados, como por exemplo, quando o usuário efetua uma pausa, volta ou adianta uma cena e se ele volta a assistir ou não, a preferência de horário e até mesmo qual dispositivo é utilizado para tal finalidade. Este são apenas alguns dentre tantos utlizados na extração de dados. Sendo que, em cada um são realizados experimentos constantes, como mudanças na interface e design para saber o que gera mais efeito, relacionado com a satisfação do cliente e sucesso da compahia.

Informação como apoio à produção possui a finalidade de transmitir informações para as organizações para que possam desenvolver melhores produtos e serviços, acrescentando valor ao negócio. A Neflix, com base nisso alterou a forma de avaliação, que utilizava classificação por estrelas, para a de “polegar para cima” e “polegar para baixo” refinando a recomendação do serviço por meio de um algoritmo. Além disso, ao produzir a aclamada série House of Cards, utlizou teasers que surgiam de acordo com a preferência do usuário, com base na análise de dados, para realizar a promoção da série.

Questão 2 (6,0 ponstos):

Muitas empresas vêm implementando sistemas integrados de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning), sistemas para gestão da cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e sistemas para gestão do relacionamento com cliente (CRM – Customer Relationship Management), por serem instrumentos eficazes na conquista da excelência operacional e no aprimoramento da tomada de decisão.    

Adaptado de LAUDON,K.C.; LAUDON,J.P. Sistemas de informação gerenciais. 11. ed.. São Paulo: Pearson Educacional do Brasil, 2014

Pesquise sobre estes três tipos de sistemas, analise e explique os ganhos de cada um deles no contexto organizacional, observando as seguintes orientações:

  • Explore separadamente em sua resposta cada um dos três tipos de sistemas indicados no enunciado. Explique com suas próprias palavras, e utilize exemplos para reforçar as ideias descritas.
  • Tenha por base os conceitos apontados em nosso livro didático e da pesquisa realizada. Relacione em sua resposta as fontes pesquisadas, conforme norma da ABNT (para auxiliar nesta formatação utilize a ferramenta MORE, disponível em www.more.ufsc.br)
  • Sua resposta deve ter clareza, objetividade, coerência e coesão textual

Critérios de pontuação

Não atendido

Parcialmente atendido

Plenamente atendido

Questão 1 (2,0 pts por contexto) 

0 a 4 pontos

Atende o conteúdo e forma solicitados.

0

1,0

2,0

Questão 2 (2,0 pts por sistema)

0 a 6 pontos

Atende o conteúdo e forma solicitados.

0

1,0

2,0


R. Sistemas integrados de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning), trata-se de um software ou sistema de informação que visa integrar dados e processos de comunicação em uma mepresa, permitindo assim a concentração das informações em um único centro, fornecendo acesso aos colaboradores ou ao menos às lideranças setoriais, permitindo uma melhor integração da equipe, segurança dos dados, distribuição das ativididades, além de uma economia de tempo e dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (318.2 Kb)   docx (272.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com