TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nome do Aluno

Disciplina

Valdecir Aparecido Betencourt de Almeida

060442 Redes de Computadores I

Título

Issue

Matrícula

Páginas

Tarefa – Apanhado Geral Aplicacoes UDP

Tarefa

1279215

3

Instituição

Visto

Data

Classe de informação

Universidade Vale do Rio dos Sinos

10-06-2014

Interna

O UDP é o protocolo irmão do TCP. A diferença básica entre os dois é que o TCP é um protocolo orientado à conexão, que inclui vários mecanismos para iniciar e encerrar a conexão, negociar tamanhos de pacotes e permitir a retransmissão de pacotes corrompidos. No TCP tudo isso é feito com muito cuidado, para garantir que os dados realmente cheguem inalterados, apesar de todos os problemas que possam existir na conexão. O lema é "transmitir com segurança" O UDP por sua vez é uma espécie de irmão adolescente do TCP, feito para transmitir dados pouco sensíveis, como streaming de áudio e vídeo. No UDP não existe checagem de nada, nem confirmação alguma. Os dados são transmitidos apenas uma vez, incluindo apenas um frágil sistema de CRC. Os pacotes que cheguem corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. A ideia é justamente transmitir dados com o maior desempenho possível, eliminando dos pacotes quase tudo que não sejam dados em sí. Apesar da pressa, o UDP tem seus méritos, afinal você não gostaria que quadros fantasmas ficassem sendo exibidos no meio de um vídeo, muito menos se isso ainda por cima causasse uma considerável perda de performance. Em geral, os programas que utilizam portas UDP recorrem também à uma porta TCP para enviar as requisições de dados a serem enviados e também para checar periodicamente se o cliente ainda está online.

DHCP: Este serviço oferece configuração dinâmica de terminais com concessão de endereços IP. Seu funcionamento, resumidamente, inclui o cliente enviar um pacote UDP em broadcast com uma requisição DHCP. O servidor responde com um pacote de configurações. O DHCP utiliza UDP como protocolo de transporte, além de ser um protocolo simples de implementar e, portanto mais leve, pelo fato de utilizar transmissão em broadcast, que é um recurso não disponível no protocolo de transmissão TCP.

DNS: É um sistema hierárquico e distribuído de gerenciamento de nomes que visa resolver nomes domínios em endereços IP. Como as consultas DNS são pequenas e como o delay de conexão ser evitado para que a consulta seja mais rápida, o UDP se torna uma ótima escolha. Além disto as consultas ou respostas podem ser reordenadas pela rede ou pelo processamento nos servidores de nome, portanto não se pode depender deles serem retornados em ordem, como é o comportamento padrão do protocolo de transmissão TCP.

SNMP: É serviço de gerência de redes IP que permite a troca de informações entre os dispositivos de rede. O SNMP possibilita aos administradores de rede gerenciar o desempenho da rede, encontrar e resolver seus eventuais problemas, e fornecer informações para o planejamento de sua expansão, dentre outras. Uma vez que o registro de eventos de dispositivos acontece dentro de um período de tempo que é cíclico por natureza, é aceitável que se você perdeu o evento, pode pegá-lo no próximo ciclo e é mais importante as informações em tempo real do que recuperar/retransmitir dados atrasados. Além disto o UDP não exige muita largura de banda, o que é mais indicado pois pode haver casos onde a rede esteja sobrecarregada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com