TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da informação

Por:   •  19/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

1 - Introdução - O que são Aplicativos Integrados?

Aplicativos Integrados nada mais são do que a junção de diversos aplicativos que antes eram utilizados de forma individual, exemplos: sistema específicos para gerenciar estoques, outro específico para pagamento e recebimento de contas, outro para vendas, etc... A junção de todos esses aplicativos que possuíam antes funções específicas agora passa a atuar em um modo coletivo que comporta todas as funções individuais deles e as mesclam em um único banco de dados, deste modo um torna-se um complemento para as informações do outro, podemos dizer que tivemos uma integração de Funções desses aplicativos, nascendo assim os Aplicativos Integrados. Existem quatro tipos de aplicativos integrados, são eles:

Os quatro aplicativos integrados básicos são:

Sistemas de apoio ao executivo (SAEs);

Sistemas de apoio à decisão (SADs);

Sistemas de processamento de transações (SPTs) e

Sistemas de gerenciamento (SIGs).

SAEs: Sistema de informações no nível estratégico de uma organização. O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários. Também permite aos executivos da organização analisar os mesmos dados de maneira única e padronizada.

SADs: Um sistema de informação é parte integrante das organizações, pois transformando informação em conhecimento auxilia no cumprimento desde tarefas rotineiras e simples até às não-rotineiras e complexas. Estas últimas, geralmente, são de competência dos gestores que ditam os rumos das organizações através de suas decisões, ficando claro que o processo decisório continua sendo um dos papéis mais desafiadores de qualquer gerente ou administrador.

SPTs: são sistemas de suporte, em nível operacional, às atividades do dia a dia da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pago de contas, folha de pagamento, etc. É o mais antigo tipo de sistema de informação. Os sistemas deste tipo geralmente são padronizados, isto é, que devem ser operados da mesma forma. Como eles suportam as operações da empresa, as respostas do sistema devem ser rápidas, o sistema também deve ser confiável.

SIGs: Um sistema de gestão é uma estrutura comprovada para gerenciar e continuamente melhorar as políticas, procedimentos e processos de sua organização.

2 - ERP (O antes e o Depois)

Antes da implementação do ERP nas empresas cada departamento tinha um sistema, criava-se um verdadeiro desencontro de informações, pois nenhum desses sistemas se comunicavam, o que acabava criando uma desorganização de informações na empresa. A partir do momento em que esses sistemas se integram, a companhia passa a ter um controle melhor do negócio, pois pode usufruir de um banco de dados centralizado que armazena informações de todos os departamentos.

3 - Mais o que é o ERP?

O ERP(Enterprise Resource Planning “Planejamento de Recursos Empresariais”) como citado anteriormente é um software integrado de Banco de Dados no qual diversos departamentos de uma empresa têm suas informações unificadas nesse banco de dados possibilitando assim o compartilhamento de informações entre departamentos e nesse caso sendo possível também limitar o tipo de acesso que queremos que as pessoas tenham.

[pic 2]

Fonte da Imagem: http://www.diegomacedo.com.br/wp-content/uploads/2012/05/AtomoERP.jpg

Como demonstra a imagem acima o ERP é um conjunto de módulos integrados onde cada um contempla uma área da empresa e sua integração permite entender gerenciar operacionalidade do negócio, servindo como base para a tomada de decisões de todos os setores e ajudando a quebrar as barreiras impostas pelas separações departamentais.

Basicamente os sistemas ERP encontrados no mercado são compostos por uma estrutura básica (própria de cada desenvolvedor) que permite ser customizada em função das particularidades das empresas que adquirem o software. O custo e a rapidez com que essas customizações podem ser desenvolvidas e implementadas criam um grande diferencial entre as empresas desenvolvedoras que contam (ou pelo menos deveriam contar) com equipes especialistas em todas as áreas abrangidas pelo sistema. Os sistemas ERP que pode residir em um servidor centralizado, ser distribuído em unidades de Hardware autônomas em rede local ou ser hospedado remotamente via web.

A função dos Sistemas ERP é todos os passos de operação da Empresa, desde as compras de provisões e recursos, planejamento, auxílio na formação de preços, até o gerenciamento de contas a pagar e a receber, controle de estoques, procedimentos de registros contábeis, enfim todos os processos que influam de alguma forma no andamento do negócio da empresa.

4 – Os Objetivos da Implantação de um Sistema ERP?

  • Automação de tarefas manuais;
  • Otimização de processos;
  • Controle sobre as operações da empresa;
  • Disponibilidade imediata de informações seguras;
  • Redução de custos;
  • Redução dos riscos da atividade empresarial;
  • Obtenção de informações e resultados que auxiliem na tomada de decisões e permitam total visibilidade do desempenho das áreas da empresa;
  • Redução de fraudes;
  • Eliminação de retrabalhos, e;
  • Diminuição de impressão em papel.

5 - Os Custos para a Implantação do ERP na empresa:

A implantação do ERP dentro da Empresa é uma decisão da alta gerência da mesma que deve ser vista com muito cuidado, o recomendável é que para a implantação do ERP dentro da Empresa seja feita somente se o Fluxo de Caixa da Empresa fechar positivo, pois trata-se de um investimento longo e o retorno sobre esse investimento é igualmente longo.

A implantação de um sistema ERP dentro da empresa requer uma estrutura que contenha TCO (Total Cost of Ownership), incluindo hardware, software, profissionais envolvidos, serviços e custos internos.

Podemos dividir os custos implementação da ERP, com as seguintes categoria:

Custo de treinamento: O custo com o treinamento de pessoal é necessário pois, para que os colaboradores envolvidos possam operar com o domínio adequado do sistema;

Custo com consultoria e suporte: É algo extremamente necessário para empresa, pois durante o processo de operação dos funcionários, poderão surgir dúvidas ou atualizações tecnológicas no sistema, que só poderão ser resolvidas com a ajuda de um profissional mais qualificado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (388.9 Kb)   docx (236.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com