TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias da Informação

Por:   •  27/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

As tecnologias da informação (TI) poderão oferecer às organizações e seus membros uma alternativa para o futuro que não esteja calcada na lógica da Administração Científica da automação, da centralização do controle e da autoridade, ela vem para transformar as organizações e evoluir para um modelo com melhor distribuição do conhecimento, habilidades técnicas e responsabilidades.

Quase todos os setores da economia mundial foram e estão sendo afetados por algum tipo de tecnologia da informação e na área hospitalar não seria diferente, ao longo dos anos os hospitais ficaram mais modernos, as tecnologias hospitalares disponibilizam uma quantidade enorme de novas informações clínicas que precisam ser compreendidas e pesquisadas, para que seu potencial de cura seja explorado. Desta forma, as profissões da saúde tornam-se mais especializadas, há um número maior de profissionais envolvidos no processo da assistência e, finalmente, existe uma crescente divisão de trabalho.

Este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da implementação de tecnologias da informação em um ambiente de trabalho hospitalar.

A organização hospitalar em pauta é de caráter privado, de grande porte e localiza-se na cidade de São Paulo. Nesta organização, foram estudados três casos de implementação de tecnologias da informação hospitalar: o departamento de diagnóstico por imagens, a centralização dos processos de distribuição e manipulação de medicamentos da farmácia e o projeto piloto do palm.

Como característico de estudos de caso, a metodologia foi tipicamente qualitativa (YIN, 2001). Foram realizadas com os funcionários envolvidos um total de setenta entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos pertinentes e a observação não participativa de funcionários executando suas tarefas ou participando de reuniões de trabalho cujo foco era a tecnologia da informação hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (24 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com