TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de Aprendizagem

Por:   •  9/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

UNOESC - CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE

WILLIAM MATEUS NAUJORKS

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Explicações e teoria de aprendizagem do PCSC

São Miguel do Oeste

2016

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Com o passar dos tempos sempre surgiram algumas ideias e teorias sobre o desenvolvimento da aprendizagem humana, alguns teóricos acreditam que o conhecimento já está presente em nossas mentes apenas faltando alguém para que esses conhecimentos sejam entendido e assim apreendidos. Outros pensam que apenas assimilamos os conhecimentos, ou talvez apenas interagimos com a sociedade e através dela apreendemos, vamos tentar explicar nesse breve trabalho um pouco do que entendemos sobre as teorias de aprendizagem, explicando as teorias de aprendizagem Comportamental, Verbal Significativa, Epistemologia Genética e Socioconstrutivista.

TEORIA COMPORTAMENTAL

TEÓRICO:

O primeiro teórico foi John Broadus Watson, mas foi no trabalho de Burrhus Frederic Skinner que foi elaborada a teoria.

ATUAÇÃO DO PROFESSOR:

É o professor que possui o conhecimento, sendo o professor o responsável para ensinar os alunos, ou repassar os conhecimentos.

ATUAÇÃO DO ALUNO:

O aluno é um tronco de árvore, que deve ser esculpido e modelado para poder receber as informações. Em outras palavras é uma folha em branco que nas mãos do professor é escrito seu conhecimento.

APRENDIZAGEM:

A aprendizagem é resultante de um estimulo e uma resposta.

MECANISMO DE APRENDIZAGEM DENOMINADO DE MODELAGEM:

Trata-se do método utilizado para preparar o indivíduo com respostas, para que seu contato com o mundo externo não seja prejudicado. Assim dando as respostas iniciais o indivíduo será capaz de ter as reações adequadas nos estímulos externos.

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA

TEÓRICO:

David Paul Ausubel

ATUAÇÃO DO PROFESSOR:

O professor tem o papel de guia do conteúdo, ele vai programar conteúdos que o aluno já tem conhecimento, fazendo que o conhecimento que ele absorve se torne significativo com o conhecimento que ele já tinha absorvido anteriormente.

ATUAÇÃO DO ALUNO:

O aluno é um sujeito ativo que no processo de aprendizagem tem a função de assimilar o conhecimento adquirido com o conhecimento que o professor está desenvolvendo em sala.

APRENDIZAGEM:

Aprendizagem Significativa:

A aprendizagem é o resultado da assimilação dos conteúdos organizados e entendidos pelo aluno, com os novos conteúdos apresentados, assim o indivíduo de forma cognitiva interna analisa e desenvolve o seu conceito e assim desenvolve o seu conhecimento. Esse é o processo de conhecimento Significativo, que o conhecimento adquirido é desenvolvido através do significado do que já se tinha apreendido.

Aprendizagem Mecânica:

Outra forma de aprendizagem explicada nessa teoria é a aprendizagem mecânica, ou seja, quando o aluno não consegue fazer a assimilação ele acaba criando uma nova regra em seu conhecimento, dessa forma, ele recebe uma nova aprendizagem de forma mecânica, assim ele descobre o conhecimento.

TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA

TEÓRICO:

Jean William Fritz Piaget

ATUAÇÃO DO PROFESSOR:

É o responsável para fazer o desequilíbrio necessário para a aprendizagem, em outras palavras fazer que as ideias dos alunos sejam postas a prova para que descubram se seus pensamentos estão no caminho certo para se chegar ao conhecimento.

ATUAÇÃO DO ALUNO:

O aluno é principal responsável pelo seu aprendizado, pois é ele quem vai desenvolver os pensamentos para conseguir aprender. Exemplo, o aluno tem uma ideia ou teoria em mente, mas quando o professor coloca um fator que pode modificar a ideia é o aluno que deve tentar resolver o problema e assim compreender o assunto. Assim alcançando o conhecimento interagindo com o meio de desiquilíbrio proposto pelo professor.

APRENDIZAGEM:

A aprendizagem resulta da interação do aluno ao meio de desiquilíbrio proposto pelo professor. Que através das ações do aluno são desenvolvidos os conhecimento, o aluno é posto em situações onde deve ter um desenvolvimento cognitivo da teoria, assim sempre que essa teoria é reconstruída ela é maior entendida. Essa aprendizagem pode ocorre com as seguintes ações ou estágios como Piaget denomina: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.

TEORIA SOCIOCONTRUTIVISTA

TEÓRICO:

Lev Semenovitch Vygotsky

ATUAÇÃO DO PROFESSOR:

O professor é o mediador do conteúdo, um organizador de conteúdo, que deve levar em conta o conhecimento do aluno e sua capacidade de aprendizado. Deixando para o aluno a função de apreender.

ATUAÇÃO DO ALUNO:

O aluno tem papel principal, pois é ele quem vai desenvolver o aprendizado, para depois se desenvolver mentalmente e assim passando para os próximos níveis de aprendizagem.

APRENDIZAGEM:

A aprendizagem está presente através da linguagem, onde o professor utiliza deste instrumento e transmite o conhecimento para o aluno, que através da sua capacidade de interpretação que vai desenvolver o aprendizado. Levando em consideração a teoria de Vygotsky, que deve ser conhecido o nível de desenvolvimento real, para que seja feita a apresentação do conteúdo certo, tendo em vista que se for apresentado o conteúdo errado pode ocorrer o processo de não aprendizagem.

TRÊS CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA EDUCAÇÃO:

Vygotsky postulou três conceitos que dão a base para a educação são eles:

Nível de desenvolvimento real, é o conteúdo que a criança já desenvolveu;

Nível de desenvolvimento potencial, é referente a capacidade de interpretação de conteúdos que a criança consegue assimilar e aprender com a ajuda de outro ser;

Zona de Nível de desenvolvimento proximal, que corresponde onde o professor deve trabalhar, que é a distância do Nível de desenvolvimento real e o Nível de desenvolvimento potencial.

Teoria apresentada Proposta Curricular de Santa Catarina:

A teoria socioconstrutiva ou também chamada de sócio-histórica ou sociointeracionista está presente na Proposta Curricular de Santa Catarina, que defende que a relação professor e aluno num sentido recíproco de interação contínua são necessários para a aprendizagem onde o aluno é agente do processo.

Atividade sugerida para sala de aula informatizada, de acordo com a teoria empregada no Estado de Santa Catarina, conforme sua legislação (PCSC):

Equipamentos necessários para realizar a atividade dos Desenhos das opiniões:

  • Microcomputadores
  • Algum software de desenho instalado em todos os computadores, mas que seja conhecido por todos os alunos;
  • Atividade recomendada para alunos a partir do 3 ano escolar.

A proposta é bem simples, porém muito produtiva, a ideia principal é fazer a que os alunos tenham uma interação social e aprendam que juntos possam fazer coisas legais e bonitas, que em cima de uma ideia todos podem opinar e colocar sua ideia complementando a ideia do colega, sendo que a sua ideia é complementada pelos colegas também.

Além de desenvolver a coordenação motora (no ato de desenhar); o desenvolvimento da lógica (no ato de entender o desenho do colega e dar continuidade) e criar a interação social entre os colegas.

A atividade é feita da seguinte maneira, um grupo de alunos começa um desenho sobre um tema livre, eles tem dois minutos para iniciar este desenho. Passados os dois minutos, o aluno vai trocar de computador com o colega a sua direita, sendo que o aluno deve continuar o desenho do colega do lado, não podendo apagar o que o colega já havia feito tendo apenas 2 minutos para desenhar. A atividade termina quando o alunos deram uma volta completa pelo circuito, ou seja quando o aluno chega no seu computador de origem. Caso o tempo de aula for curto, uma sugestão é desenvolver a atividade do desenho em menos tempo, ficando a critério do professor determinar qual tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com