TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre teoria e prática da formação de aprendizagem

Seminário: A diferença entre teoria e prática da formação de aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

DIFERENÇA ENTRE A DIDÁTICA TEÓRICA E A DIDÁTICA PRATICA

A Didática Teórica É aquela discutida e elaborada fora das salas de aula, com o desenvolvimento dos programas da disciplina, o plano de aula com seus objetivos, conteúdos, avaliação. É o processo que visam a ação educativa no ensino, na busca de torná-los mas eficientes.

A Didática Prática É aquela vivenciada pelos professores nas escolas de 1º grau, a partir do trabalho prático em sala de aula. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou em experimentos em laboratórios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades práticas.

PRINCÍPIOS DIDÁTICOS

Embasadas nas atribuições da psicologia evolutiva e principalmente na Psicogenética de Piaget, temos buscado compreender melhor a criança em relação aos processos implícitos na aprendizagem e, consequentemente, organizar a estimulação escolar segundo tais princípios, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento pleno da criança, não só em relação às suas capacidades mentais, como também em relação aos aspectos afetivo-social e psicomotor, visando assim a formação integral do indivíduo para uma sociedade em contínua mudança.

Os estudos tanto da Psicologia como da Pedagogia sobre como as crianças aprendem, o quê e quanto podem descobrir, oferecem contribuições significativas para o trabalho dos educadores. Tais conhecimentos constituem o referencial teórico que dá mais segurança e embasam com mais certeza as ações desenvolvidas na Educação Infantil, tendo em vista a apropriação do conhecimento pelas crianças, que se pretende, sejam sujeitos críticos, questionadores e ativos.

TECNICAS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO

A aula expositiva consiste de forma verbalizada, sendo este um procedimento bastante antigo, mas que até hoje é muito utilizado em nossas escolas. Os grandes objetivos que o professor seleciona determinam a escolha do método. Selecionado o método, os pequenos objetivos referentes a cada etapa vão determinar a escolha das técnicas ou procedimentos didáticos.

Sendo suas vantagens; desenvolver novos conhecimentos mediante a utilização de conhecimentos e experiências anteriores;

- favorecer o enfoque de um assunto sobre diferentes ângulos;

- dar oportunidades aos alunos para formular princípios com suas próprias palavras e sugerir aplicações para esses princípios; . Os métodos de ensino são o grande trajeto a percorrer e se desenvolvem por etapas; estas se concretizam por meio das chamadas técnicas de ensino, ou procedimentos didáticos.

As técnicas de ensino nada mais são do que os procedimentos que o professor pode utilizar para atingir os seus objetivos. Os procedimentos de ensino podem ser caracterizados em três estilos; o ensino individualizado, o ensino socializado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com