TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho História dos Computadores

Por:   •  6/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A preocupação constante em minimizar o esforço e reduzir as chances de erro, motivou o ser humano a desenvolver ferramentas capazes de facilitar essas tarefas. Dentre essas ferramentas, o computador tem um grande destaque, pois nas últimas décadas sua extraordinária evolução trouxe benefícios para a sociedade e o tornou algo indispensável. O computador como conhecemos hoje não é fruto de um projeto inicial que idealizava como seria sua evolução, mas sim de incontáveis projetos e colaboradores, muitas vezes com objetivos totalmente diferentes, mas unidos ao longo da história e evolução do próprio ser humano.

A computação reúne uma quantidade imensa de conhecimento humano,

O começo

Os primeiros passos em direção aos atuais computadores foram dados nas antigas civilizações, há mais de quatro milénios, com sistemas de medidas, previsão do curso de estrelas e tabelas gravadas em tábuas de barro para auxiliar cálculos algébricos. A ferramenta de cálculo mais antiga conhecida é o ábaco (registros de até 5000 a. C), um instrumento que realizava soma e subtração através de varetas e pequenas bolas. O Ábaco e suas variações foram por muito tempo uma das únicas ferramenta utilizadas para essa finalidade.

Com o passar do tempo, a matemática vai tornando-se mais importante e mais complexa na vida do homem, novas teorias surgem, e novas ferramentas são projetadas. Em 1614 John Napier cria a tábua de logaritmos, e em seguida baseando-se nessa tábua, William Oughtred cria a régua de cálculo. Essa régua apresentava uma quantia de valores pré-cálculados e organizados, seu objetivo era facilitar a multiplicação de valores grandes. Alguns anos depois (1642) surge a Máquina de Pascal, sendo essa a primeira calculadora mecânica, funcionando através de rodas interligadas que realizavam os cálculos (apenas subtração e soma).

Até então as ferramentas criadas só podiam ser previamente programadas, não sendo possível inserir novas funções. Joseph Jacquard dá o passo inicial para a mudança ocorrer, e cria uma máquina programável através de cartões perfurados, essa máquina era capaz de cortar tecidos conforme a maneira ao qual os cartões perfurados eram feitos. Esse mecanismo veio a ser conhecido como o ‘’teor programável’’.

Os avanços nesse período foram notáveis e recorrentes, mesmo que parte das vezes os objetivos fossem diferentes, ao longo do tempo a união desses conhecimentos foram inevitavelmente se unindo. Em 1837, Charles Babbge apresentou seu projeto, a máquina analítica, que aproveitava conceitos do teor de programação e possibilitava calcular funções matemáticas de diversas naturezas. Infelizmente por questões financeiras e tecnológicas, Babbge não conseguiu produzir realmente a máquina que idealizou, mas seus esboços foram de grande importância, sendo o suficiente pra ser considerado um dos pais da computação moderna. Tendo também o auxílio de Ada Lovelace, que é considerada a primeira pessoa responsável por escrever um programa de algoritmos computacional da história. Anos mais tarde, George Boole apresenta seu artigo (“The Mathematical Analysis of Logic”), demonstrando a sua teoria de sistemas lógicos, que era capaz de reduzir a representação de valores através de 0 ou 1 (verdadeiro ou falso), o que viria a se tornar a base da computação moderna.

Seguindo a linha de ideias de Bagge, Herman Hollerith da um grande passo adiante, e cria uma máquina capaz de processar dados, aperfeiçoando a utilização dos cartões perfurados e conseguindo torná-los manipuláveis. Essa máquina foi utilizada para procesar dados do censo populacional, as informações dos indivíduos eram armazenadas por meio de furos em locais do cartão. Mais tarde Hollerith une sua empresa a outras 3, e a companhia passa a se chamar IBM.

Periodo de guerras

Os avanços na história da computação durante a primeira metade do século XX, são marcados pela demanda e necessidade de novas ferramentas e tecnologias em virtude das guerras, especialmente a segunda guerra mundial. Com isso ocorre grande incentivo financeiro por parte dos governos dos países envolvidos, e nomes como Alan Turing, Thomas Flowers, entre outros. Nesse periodo as máquinas eram criadas para realizar cálculos complexos para fim militares, e também criptografar e decifrar mensagens secretas.

Primeiro Computador

Konrad Zuse, em 1938, construiu o primeiro computador eletromecânico conhecido, o Z-1. É considerada a primeira máquina binária programável. Sua unidade aritmética possuía comandos de adição, subtração, multiplicação e divisão. O sistema de entrada e saída de dados era composto por duas unidades: uma perfuradora de cartões e uma leitora de cartões perfurados. Enquanto que o primeiro computador eletrônico programável foi criado por Thomas Flowers em 1942. 3 anos após Von Neuman criou a definição de arquitetura dos computadores utilizados até hoje, criando o computador binário 0 e 1. segundo Neuman “”o programa que direciona as atividades da cpu é armazenado na mesma memória em que estão os dados, que devem ser manipulados pelo programa’’.

Primeira geração (1946 - 1954)

Inaugurado em 1946, o ENIAC era mil vezes mais rápido que qualquer máquina anterior. O ENIAC pesava 27 toneladas e tinha cerca de 19.000 válvulas substituídas a cada ano. Ele era programado através de milhares de interruptores, podendo cada um deles assumir o valor 1 ou 0, conforme o interruptor estava ligado ou desligado.

A utilização de válvulas é característica marcante da primeira geração de computadores, e a programação era feita diretamente na linguagem de máquina. E nenhum computador possuía aplicação comercial, seus fins eram balísticos, climáticos, etc.

A partir das ideias de von neumann (sistema binário ao invés de decimal) e da lógica de álgebra de Boole foi projetado o computador EDVAC, em 1952.

Segunda geração (1955 à 1964)

Ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com