TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interface Humano Computador

Por:   •  7/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 5

Interface Humano –computador

2 – Interfaces & Interação

Interfaces:

∙ Primeira geração – Interface direta com o Hardware: Manipulação era feira através de fios e interruptores que eram ligados e desligados.

[pic 1]

∙ Segunda geração – comandos e interfaces de pergunta: Comandos feitos puramente de forma textual e sempre feito através de comandos e respostas as perguntas do sistema.

[pic 2]

∙ Terceira geração – menu simples: Lista de opções apresentadas para o usuário, com decisão selecionada via algum código.

[pic 3]

∙ Quarta geração – orientada a janela, interfaces de apontar e apanhar: Referenciadas como interfaces WIMP, trazem o conceito de mesa de trabalho.

[pic 4]

∙ Quinta geração – hipertexto e multitarefa: Praticamente presente em todos computadores atuais, mantém os atributos da geração anterior somados as técnicas de hipertexto e multitarefas.

[pic 5]

∙ Sexta geração: A geração atual que conta com inteligência artificial, reconhecimento de voz, robótica, sistemas inteligentes, Nuvem, realidade aumentada, redes de alta velocidade entre outras tecnologias.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Interações:

∙ Linguagem natural: A linguagem natural é qualquer linguagem desenvolvida naturalmente pelo ser humano, como a língua falada e a linguagem de sinais, tendo como principal objetivo a comunicação.

[pic 9]

∙ Linguagem de comando: O computador não é capaz de entender a linguagem natural, portanto, foi necessário construir através de lógica computacional as linguagens de programação, que tem ainda como principal objetivo a construção de sistemas.

[pic 10]

∙ Menus: A interação através de menus consiste em apresentar ao usuários uma lista de possíveis ações a serem tomadas por ele que geralmente encontram-se organizadas de forma hierárquica por categoria. Nessa lista, o usuário seleciona uma única ação para ser realizada de cada vez.

[pic 11]

∙ Preenchimento de formulários: Formulários são maneiras de registrar dados e controlar atividades no “mundo real” que foram trazidos para a interação entre homens e máquinas. Por isso, são basicamente um reflexo do que seriam os formulários de papel.

É importante tornar a interação mais produtiva possível, pois assim como no papel, formulários são naturalmente cansativos, principalmente considerando seu tamanho. Então, uma boa prática adotada é deixar campos de uma mesmo tema (dados pessoais, endereços, ...) próximos. Também é interessante ativar o uso do “TAB” e explicitar como deve ser a entrada de dados, como por exemplo em datas (informar o formato utilizado) e número de CPF (informar se são apenas números ou se permite hífen).

[pic 12]

∙ WIMP: Windows, Icons, Menus and Pointers, é a interação através de componentes de interação virtuais denominados widgets, esse estilo é implementado com o auxílio de interfaces gráficas. Permite a interação através do mouse, comportando-se como dispositivos virtuais de interação.

[pic 13]

∙ Manipulação direta: Na interação no estilo manipulação direta, sistemas deixam de receber comandos do usuário e passam a interagir com eles. O teclado é substituído por ações (cliques, arraste) que geralmente são reversíveis. Além disso, refletem imediatamente no estado do objeto manipulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com