TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Redes de Computador

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  10.091 Palavras (41 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 41

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Tecnologia em redes de computadores

Jellison Cristian Aparecido Vieira

Raul Yuji Watanabe

NOME:        Jellison Cristian Aparecido Vieira

R.A.:                                                 1892989

NOME:                            Raul Yuji Watanabe

R.A.:                                                  1899020

                       5º Semestre

São Paulo - SP

2020

PIM III – Projeto para Biblioteca Comunitária

Projeto para Biblioteca Comunitária para obtenção do título de Tecnologia em redes de computadores apresentado à Universidade Paulista – UNIP, com ênfase nas disciplinas Metodologia Científica, Ética e Legislação Profissional, Linguagem de Programação Aplicada e Administração de Banco de Dados.

Orientador: Prof. Ataide Cardoso

São Paulo – SP

2020

RESUMO

O conteúdo apresentado no desenvolvimento do presente trabalho, tem o intuito de apresentar um sistema informático para uma biblioteca comunitária, onde o objetivo é prover um gerenciamento simples, com interface amigável e de fácil uso, para que seja possível obter um controle eficiente sobre o conteúdo disponível na biblioteca. Para tal, iremos mesclar os conceitos de metodologia científica, ética e legislação profissional, linguagem de programação aplicada e administração de banco de dados, tornando possível o gerenciamento correto da biblioteca, tanto na parte tecnológica, como na parte ética e científica. Com tudo, alcançamos um excelente resultado, onde está apresentado no decorrer do trabalho, desde o desenvolvimento do banco de dados, até a conclusão, apresentando inclusive um tutorial de como utilizar o software. Com a utilização de algumas ferramentas e baseando-se nos conceitos, alcançamos um resultado positivo e satisfatório para os usuários da biblioteca e também podemos notar o quanto os conceitos e normas, quando bem aplicados, podem prover um bom resultado, tanto na área ética e moral, quanto na área tecnológica.

        

Palavras Chaves: Ética. Científica. Banco.


ABSTRACT

The content presented in the development of this work, aims to present a computer system for a community library, where the objective is to provide a simple management, with a friendly and easy to use interface, so that it is possible to obtain an efficient control over the content available in the library. To this, we’ll merge the concepts of methodology, ethics and professional legislation, applied programming language and database administration, enabling the correct management of the library, both in the technological part, as well as inthe ethical, and scientific part. However, we achieved na excellent result, which is presented in the course of the work, from the development of the database, to the conclusion, including a tutorial on how to use the software. With the use of some tools and based on the concepts, we have achieved a positive and satisfactory result for the users of the library and we can also see how the concepts and stardards, when applied correctly, can provide a good result, both in the ehtical and moral, as well as in the technological area.

        

Keywords: Ethic. Scientific. Database.

SUMÁRIO

Introdução        4

1. Fundamentação Teórica        5

1.1 Metodologia Científica        5

1.2 Ética e Legislação Profissional        6

1.3 Linguagem de Programação Aplicada        7

1.4 Administração de Banco de Dados        9

2. PROJETO        11

2.1 Software        11

2.2 Banco de Dados        11

2.3.1 Interface do software        11

2.3.2 Cadastramento de usuários        12

2.3.3 Cadastro, edição e locação de livros        14

2.3.4 Códigos        16

3 Conclusão        26

REFERÊNCIAS        27

Introdução

O projeto a ser apresentado, será desenvolvido seguindo os conceitos das disciplinas de metodologia científica, ética e legislação profissional, linguagem de programação aplicada e administração de banco de dados.

Ao mesclar os conceitos das disciplinas, sempre visando respeitar as normas de metodologia científica e ética, somada das ferramentas de tecnologia, alcançamos um resultado positivo para o projeto em questão.

Apresentaremos o desenvolvimento do software de sistema informático, ilustrando com imagens e disponibilizando o código fonte da aplicação, desde o banco de dados até o funcionamento do mesmo.

Utilizamos a linguagem PHP para o desenvolvimento do sistema informático e MySql para o banco de dados e optamos por manter uma interface amigável, simples e funcional para o bom funcionamento da biblioteca comunitária.

 


1. Fundamentação Teórica

1.1 Metodologia Científica

Segundo Koche (2011), o conhecimento se passa pela interpretação de si e do mundo, onde se cria intelectualmente representações da realidade. O conhecimento, na forma desta representação significativa, pode ser classificado em diversos tipos, como: mítico, ordinário, artístico, filosófico, religioso e científico. (Koche, 2011).

Para se atingir o conhecimento científico, é preciso utilizar da razão e de metodologias formais rigorosas, excluindo de seu contexto, as emoções, crenças religiosas e os desejos do homem. Tal metodologia é o caminho traçado pelo pesquisador para obter o resultado pretendido, e é fundamental para validar as pesquisas e seus resultados serem aceitos, atingindo o objetivo de forma eficaz reduzindo ao mínimo a interferência subjetiva do pesquisador. (Oliveira, 2011).

O tipo de método a ser empregado deve ser determinado pelo objeto de investigação e pode ser: experimental ou racional. Experimental possui como etapas: a observação e coleta de dados, a hipótese, a experimentação (para testar a hipótese), a indução da lei (explicação ou resultado) e a teoria (que insere o assunto num contexto mais amplo). O método racional se aplica a assuntos que não são realidades, fatos ou fenômenos suscetíveis a comprovação experimental. (Rampazzo, 2005). Outros métodos são: observacional, comparativo, histórico, estudo de caso, funcionalista, estatístico. (Fachin, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (760.8 Kb)   docx (534.1 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com