TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Redes de Computadores

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 8

1)Qual a função dos repetidores? E qual sua desvantagem?

Um repetidor, funciona como uma extensão do sinal wireless, atual no nível físico, sua principal função é receber os pacotes enviados da rede que o interliga e o repete nas demais redes, sem realizar nenhuma modificação no pacote, sua principal desvantagem diminuir o desempenho da rede, pois mesmo aumentando o comprimento da rede, as chances de uma colisão serão maiores, por existir mais maquinas na rede.

2)O que é um servidor Dedicado?

É um computador configurado para processar dados, permitir acesso a arquivos e ou permitir execução de softwares remotamente. Como exemplos temos, servidor de arquivos, servidor de banco de dados, servidor web, servidor de ftp, servidor de dns, servidor de email.

3) Quais os tipos de Transmissão de dados e seu funcionamento:

Simplex: comunicação de uma via, como por exemplo: Televisão.

Half-Duplex: Comunicação de uma via, porem a mesma pode ser feita de ambos os lados, como por exemplo: Walkie-Talkie.

Full-Duplex: Comunicação de duas vias que pode ocorrer simultaneamente, como por exemplo: telefone.

4) O que é necessário para montar uma rede com cabos coaxiais?

Para montar uma rede com cabos coaxiais será necessário:

Cabos coaxiais, conectores, conectores T, terminador, placas de rede BNC (para cabo coaxial).

5) Quais as topologias mais conhecidas e o que faz cada uma delas?

Anel, Estrela e Barramento.

Anel: Na topologia em anel, os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado. Os dados são transmitidos de um computador a outro em um único sentido (horário) e cada computador recebe a comunicação do anterior, e assim por diante.

Barramento: Todos os computadores são ligados em um mesmo segmento denominado barramento central. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se algum outro tentar enviar sinal ao mesmo tempo, ocorre colisão.

Estrela: A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede.

6) Escreva quais as cores do cabo utp 568A e cite a funcionalidade dos pares?

Branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, banco/marrom, marrom.

O par do azul é para voz, par marrom é para sincronismo, os demais para dados. Par do verde transmite, par do laranja recebe, no padrão T568a, já no padrão T568b par do laranja transmite, par do verde recebe.

7) Qual a diferença do IP pro Mac?

O IP é o endereço de host para o mundo, como se fosse o endereço da sua casa para os correios, já o MAC o é o registro atribuído à placa de rede, como se fosse à identidade da placa não muda isso é definido pelo fabricante e inserido diretamente no hardware.

8) Quantas entradas para computadores podemos encontrar em um hub?

Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.

9) Qual a diferença do Hub e Switch?

Hub apenas distribui a informação que chega em uma porta, para todas as outras portas. O hub atua na camada 1 do modelo OSI. Já o switch atua na camada 2 do modelo OSI, por esse motivo ele consegue entregar a informação na porta correspondente, sem ter que espalhar a informação por todas as outras portas. Um hub também divide a velocidade da conexão entre todas as portas, enquanto o switch trabalha com velocidade máxima em cada uma delas.

10) Qual a função da placa de rede?

A placa de rede é o hardware que permite aos micros conversarem entre sí através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede

11) Como identificamos redes LAN,MAN,WAN ?

LAN (Local Area Network): É uma rede de carácter local que cobre uma área geográfica reduzida e interliga um número não muito elevado de entidades. São geralmente redes de domínio privado.

MAN (Metropolitan Area Network): Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN, porém, menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região,

WAN ( Wide Area Network): Como o próprio nome indica, é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se de uma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.

12)  Quais os meios de condutor dos dados das redes?

Todos os tipos de transferências de dados que levam os pacotes de uma lado para o outro são condutores, ex: cabo utp, cabo coaxial, rede de ondas de radio, etc.

13) Quais os padrões  de cores existentes de um cabo UTP par transado?

[pic 1]

14)Como são chamadas placas que aceitam mais de um tipo de cabo?

Placas que trazem encaixes para mais de um tipo de cabo são chamadas placas combo. A existência de 2 ou 3 conectores serve apenas para assegurar a compatibilidade da placa com vários cabos de rede diferentes. Naturalmente, você só poderá utilizar um conector de cada vez.

15) AS redes são divididas em 2 grupos, ativos e passivos. Fale sobre eles e cite exemplos.

Passivo: é representado pelos elementos responsáveis pelo transporte dos dados através de um meio físico e é composto pelos cabos, acessórios de cabeamento e tubulações.

Ativos: em uma rede local, são os responsáveis pela comunicação adequada entre as estações de trabalho e os servidores. Eles garantem uma comunicação confiável com a performance requerida pela aplicação.

Ativos de Rede EX:

   Switches, Firewalls, Chaveador KVM, Conversores de Mídia, Modems, Placas de Rede, Roteadores e Servidor de Impressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (135 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com