TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tutoria prometric

Por:   •  30/10/2015  •  Exam  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

Questões:
1. Sobre: Sociedade, Regras e Instituições, responda:
a) Explique cada um dos termos/conceitos.
Sociedade é um todo em que em que as partes estão interligadas e onde os indivíduos ougrupos se relacionam entre si institucionalmente e através de regras. 
As regras são preceitos ou normas, podem ser como as instituições formais ou informais, podem ser estabelecidas e fiscalizadaspor uma autoridade pública, como no caso das leis, ou cobradas informalmente como no caso dos costumes.
As instituições, assim como as regras pode ser estabelecidas de maneira formal ou informal, juntocom as regras estabelecem os papéis sociais e se originaram na disputa pelo controle de recursos sociais, são importantes para a coesão e reprodução da sociedade. Um exemplo de instituição informal éa família que carrega dentro de si os diversos papéis.
b) Explique qual é a relação entre estes elementos.
A sociedade sustenta suas interligações sob as regras e instituições, são estas quedefinirão os diversos papeis e a forma de conduta de cada individuo dentro da sociedade. Através das instituições que a sociedade se torna coesa.
2. Apresente uma definição de grupos ou agregados sociais?São as unidades básicas da sociedade, e são definidos por sua adesão espontânea ou forçada de um grupo de indivíduos ao as regras e as instituições. Se diferenciam entre si pela particularidade dasregras sob as quais estão organizados. Podemos citar como exemplos: A religião, as famílias, etnias, classes sociais, etc.
3. Qual a relação existente entre política – poder – autoridade -legitimidade?
A política é uma ordem específica de relações e interações sociais, ou seja, é onde na sociedade se processam os conflitos e relações em relação ao controle e ao a apropriação dos recursossociais, podemos destacar ai o poder.
O poder, como foi descrito por Stoppino (1983) o poder enquanto relação entre pessoas, advém da capacidade do individuo ou grupo de indivíduos determinar de forma...

LER DOCUMENTO COMPLETO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com