TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MODELO DE REPOSITÓRIO REFERÊNCIA DE COMPONENTE DE SOFTWARE

Por:   •  3/4/2019  •  Artigo  •  3.668 Palavras (15 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 15

UM MODELO DE REPOSITÓRIO REFERÊNCIA DE COMPONENTE DE SOFTWARE (RRCS)

Fábio Junior Alves1

RESUMO

Esse artigo apresenta o projeto de um Modelo de Repositório de Referência de Componentes de Software baseado na especificação Reusable Asset Specification (RAS), que tem o objetivo de gerenciar as informações dos diversos componentes de software, tornando-se um ponto central em que os participantes de um processo de desenvolvimento de software consigam registrar e buscar as informações dos componentes reusáveis de uma maneira prática e rápida.

PALAVRAS-CHAVE: Modelo de Repositório; Software; Reusable Asset Specification.

1 INTRODUÇÃO

Considerando o crescimento e a competitividade do mercado,  as empresas de tecnologia estão cada vez mais preocupadas com a qualidade e a produtividade no processo de desenvolvimento de software (REDOLFI,  2004). Diante destas considerações, a academia e a indústria de software investigam novas estratégias que buscam melhorias significativas.

Resende, Cunha e Resende (2007) afirmam que, a reutilização passa a ser a melhor estratégia para solucionar muitas dificuldades encontradas no desenvolvimento de software. Boehm e Sullivan (2000) completam dizendo que, a

[pic 1]

1 Professor do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Atenas-Paracatu-MG.


Reutilização de Software se destaca como uma disciplina estratégica, pois contribui para melhorar os índices de qualidade e de produtividade na indústria de software.

Souza (2000) apresenta em seu trabalho alguns autores como Lim (1994)   e Basili, Briand e Melo (1996) descrevendo alguns métodos que comprovam que a reutilização de componentes de software é capaz de aumentar a qualidade e a produtividade do processo de desenvolvimento de software. Entre estes métodos, destaca-se o Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Componentes (DBC) como uma das principais abordagens para tornar a reutilização de software efetiva na indústria.

Para que seja possível incrementar a produtividade, reduzir os custos e melhorar a qualidade das empresas desenvolvedoras de software é necessário que os componentes produzidos durante o processo de  desenvolvimento estejam disponíveis e acessíveis, assim, o reuso torna se uma realidade dentro  destas empresas (OLIVEIRA, 2008).

Neste sentido, os repositórios de componentes de software é uma  excelente estratégia para alcançar o reuso, pois auxilia no armazenamento e recuperação de componentes. Ou seja, repositórios de componentes  de  software visam facilitar a reutilização de componentes ao longo do ciclo de vida do software com o intuito de atingir as metas de custo efetivo e de produtividade (LUQI; GUO, 1999).

Porém, Melo (2007) afirma que a seleção do componente certo é apresentada como uma das dificuldades enfrentadas no DBC, sendo citada como tarefa difícil a atividade de localizar o componente adequado  disponível,  que  execute as funções desejadas pelo reutilizador. De acordo com Oliveira (2008), isto acontece porque os repositórios que adotam abordagens locais ou centralizadas


inibem a existência de uma expressiva quantidade de componentes, limitando a reutilização, a acessibilidade, a disponibilidade e a escalabilidade, interferindo no processo de desenvolvimento distribuído, em que produtores e consumidores geograficamente dispersos compartilham os componentes.

Já em relação aos repositórios disponíveis na web Werner et al. (2002) dizem que, seus componentes são produzidos e armazenados em repositórios dos mais variados tipos e independentes entre si (diferentes  formatos de armazenamentos, meios de acesso, capacidades de consultas, etc.). Este processo de armazenamento dificulta a localização dos componentes apropriados para solucionar um problema particular.

Segundo Rosa (2009), um dos problemas em localizar componentes reusáveis, está associado à indefinição quanto à descrição necessária. Isto porque, muitos repositórios têm como base abordagens similares as utilizadas por bibliotecas de software, apresentando assim, as mesmas deficiências (OLIVEIRA, 2008). Uma das soluções para o problema apresentado, esta em realizar o empacotamento do material reusável junto a toda informação, ou meta-informação, necessária para o reuso, o que poderia ser feito através da utilização da especificação Reusable Asset Specification (RAS), a qual irá promover um conjunto de regras e recomendações sobre estrutura, conteúdo e descrições de artefatos reusáveis de software. (ROSA, 2009; EZRAN; MORISIO; TULLY, 2002).

Considerando a disponibilidade da Web como o meio de busca por informações mais utilizado e as dificuldades anteriormente citadas, este trabalho propõe um Modelo de Repositório de Referência de Componentes de Software (RRCS) baseado na especificação RAS. Tal repositório objetiva integrar os diversos repositórios de componentes e gerenciar informações sobre componentes de


software, tornando-se um ponto central com o qual os participantes de um processo  de desenvolvimento de software conseguem registrar e buscar informações dos componentes reusáveis de uma maneira prática e rápida.

Esta seção apresentou uma contextualização e motivação sobre o tema integração de repositórios de componentes de software, juntamente com o respectivo objetivo do trabalho. O artigo encontra-se subdividido nas demais seções, conforme descrito a seguir.

A seção 2 apresenta os trabalhos relacionados ao tema do artigo. A seção

3 apresenta um referencial teórico juntamente com conceitos  básicos, proporcionando ao leitor uma visão geral sobre a fundamentação teórica do trabalho. A seção 4 trata sobre a metodologia empregada, evidenciando o tipo de pesquisa, definindo os aspectos teóricos e procedimentos metodológicos. A seção 5  apresenta  o modelo proposto utilizado para a integração entre os repositórios. Na  seção  6 temos a conclusão do trabalho. E por fim na seção 7 temos as referências bibliográficas utilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com