TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA PROPOSTA DE SERIOUS GAMES APLICADO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS DENTRO DA BIOQUÍMICA.

Por:   •  8/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.268 Palavras (18 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE MARTHA FALCÃO - WYDEN

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UMA PROPOSTA DE SERIOUS GAMES APLICADO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS DENTRO DA BIOQUÍMICA.

BRUNA TATIANE FARIAS FERREIRA

MANAUS - AM

2018

BRUNA TATIANE FARIAS FERREIRA

UMA PROPOSTA DE SERIOUS GAMES APLICADO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS DENTRO DA BIOQUÍMICA.

Relatório de Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Martha Falcão - como requisito para obtenção de nota na disciplina de Temas Tecnológicos em Infraestrutura Eletrônica.

 

Professora: Dra. Kátia Cilene Neles da Silva

MANAUS - AM

2018

RESUMO

 Vive-se em uma era em que os jogos digitais são temas de grande importância. Uma variante destes jogos são os Serious games que são jogos computacionais que tem como principal objetivo transmitir um conteúdo educacional ou treinar habilidades no cérebro. O ato do aprendizado envolve a repetição de certas atividades por um período de tempo, e fazer isso nos jogos leva o cérebro a criar novas conexões nervosas ligadas à atividade específica. No aprendizado de ciências é possível encontrar algumas iniciativas com o emprego dos jogos educacionais, pois considera-se que essas ferramentas podem proporcionar aprendizado significativo para os alunos envolvidos. Diante do contexto, esse artigo apresenta uma proposta de estudo sobre o uso dos Serious games como objetivo de subsidiar os estudos de alunos do âmbito educacional na disciplina de Bioquímica.

Palavras chaves: Jogos sérios, Jogos Digitais, ensino, aprendizado.

ABSTRACT

 We live in an era where digital games are a very relevant subject. One branch of this theme are the "Serious Games", computer games focused on transmiting educational content or training specific brain habilities. The learning proccess involves the repetition of certain activities for a period of time, and by doing this the brain creates new nerve connections related to that specific activity. On the teaching of Science it's possible to find some initiatives that employ educational games, because it's considered that these tools can improve the learning proccess of students. Against this background, this article presents a study proposal about the use of Serious Games as a learning support for the students in the Biochemistry course.

Keywords: Serious games, Digital games, teaching, learning.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1.1        QUESTÃO DA PESQUISA        6

1.2        OBJETIVOS        6

1.3        Objetivo Geral        6

1.4        Objetivos Específicos        6

1.5        TRABALHOS RELACIONADOS        6

1.6        METODOLOGIA        7

2        CRONOGRAMA        9

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        10

2.1        Jogos Digitais        10

2.1.1        Definição        10

2.2        Serious Games        10

2.2.1        Definição        10

2.2.2        Benefícios dos Serious games        11

2.2.2.1.        Efeito Motivador        12

2.2.2.2.        Facilitador de aprendizagem        12

2.2.2.3.        Desenvolvimento de habilidades cognitivas:        13

3        DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        14

3.1        Requisitos iniciais para o Jogo “BioQuimTetris”        14

3.1.1        Motor do jogo – Engine        14

3.1.2        Funcionalidades do Jogo        14

4        RESULTADOS ESPERADOS        14

CONCLUSÃO        16

REFERENCIAS        16

INTRODUÇÃO

O nascimento dos jogos surgiu no ano de 1950, onde os primeiros videogames foram inventados, eles eram jogados por pouquíssimas pessoas, em grandes computadores.

Os primeiros jogos como OXO ou Noughts and Crosses desenvolvido por Alexander Sandy Douglas 1952, Spacewar um dos primeiros jogos eletrônicos de computador. Foi concebido por um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e testado pela primeira vez a 30 de julho de 1961. e colossal Cave (1976) desenvolvido por  Will Crowther tinham gráficos muito simples ou não os tinham de maneira alguma. Eles eram exibidos em telinhas em preto e branco de osciloscópio.

O sucesso do Spacewar inspirou os fundadores da Atari Ted Dabney e Nolan Bushnell a criar o Computer Space que foi o primeiro jogo comercializado (referência).

Os jogos digitais desde então vêm evoluindo em todos os aspectos tais como: no processamento, no designer, na jogabilidade dentre outros.

Os jogos eletrônicos são uma ótima ferramenta de aprendizado, pois estudos já demonstraram que os games computacionais podem estimular várias habilidades no cérebro (PATUREL, 2014).

O ato de aprendizado envolve a repetição de determinadas atividades por um certo período de tempo, e fazer isso nos jogos leva o cérebro a criar conexões nervosas ligadas a atividades específicas (PATUREL, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (237.2 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com