TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.390 Palavras (38 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        7

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

3        PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA        11

4        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA        13

5        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE..............................................15

6        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        17

7        PLANO DE ENSINO        22

8        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        32

CONSIDERAÇÕES FINAIS        41

REFERÊNCIAS        42


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório é o resultado das observações, registros e regências realizados nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) referente as práticas de Estágio II Curricular Obrigatório que aconteceu no período 09/04 a 14/05/2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasil Tropical no distrito de Cajazeiras município de Itupiranga – PA.

Desta forma, acredita-se ser importante o processo de analisar, identificar e caracterizar os saberes docentes que se constituíram ao longo do Curso de Letras como formação inicial por entender que a prática docente é fundamental na formação do cidadão.

Neste sentido, este Estágio II teve o objetivo de reconhecer as semelhanças e diferenças entre os diversos anos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) na disciplina de Língua Portuguesa bem como analisar, criticamente, a situação de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.

Todavia, observou-se a prática pedagógica supõe envolvimento profissional, implica trabalhar com colegas, desenvolver-se profissionalmente numa perspectiva de trabalho coletivo e ainda que, individualmente, cada profissional seja responsável por suas ações.

Para tanto, os resultados obtidos nesta prática de Estágio II foram compreender os desafios para o desenvolvimento do trabalho pedagógico apesar de, a instituição de ensino pesquisada está bem organizada e com professores qualificados a desenvolver o processo educativo, ressalta-se que as metodologias de ensino devem ser diversificadas e dinâmicas para que o aluno possa despertar o interesse em aprender e adquirir uma formação cidadã.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        O campo escolhido para desenvolvimento da prática de Estágio II foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasil Tropical localizada a Avenida Ipixuna – S/Nº - distrito de Cajazeiras no município de Itupiranga no sudeste do Pará, está em ótimas condições e estrutura física apresentando uma estrutura física bem organizada e salas de aula totalmente preparadas para oportunizar um ensino e aprendizagem de qualidade.

        Em cada turma é formada na media de 25 a 30 alunos, contando 12 salas já climatizadas, 01 biblioteca, 01 sala de professores, 01 sala de direção, 01 sala da secretaria, 01 sala de coordenação e orientação pedagógica, 01 pátio coberto, 01 cozinha, 01 deposito para merenda, 02 banheiros (masculino e feminino contendo cinco divisórias em cada um) com aproximadamente 920 alunos matriculados regularmente no Ensino Fundamental e Médio.

        O quadro de funcionários possui 30 funcionários, dentre eles são 12 professores que atuam de Ensino Fundamental e Médio os profissionais que atuam na gestão são 3, entre diretora, coordenadora e secretária. Todos os professores são licenciados e alguns especialistas em áreas afins de educação.

        Durante as observações realizadas registraram-se momentos pertinentes a nossa formação acadêmica e profissional facilitando nas regências realizadas contribuir no processo educativo dos alunos. O planejamento é realizado quinzenalmente com acompanhamento da coordenação pedagógica e, durante as semanas são construídas sequências didáticas a serem propostas as turmas.

        Ao longo do mês a coordenação pedagógica auxilia as professoras no que for preciso subsidiando suas práticas com sugestões de estratégias facilitando o fazer docente.

        Os materiais didáticos e multimídia disponíveis: televisão, Datashow, caixa amplificada, materiais pedagógicos, acervo de livros na biblioteca. Seu funcionamento se dar em três turnos distintos pela manhã das 07h30min às 11h30min, à tarde das 13h00min as 17h00min e a noite das 19h00min as 22h00min.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Com base no texto de Lima e Barbosa (2012) com o tema: Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”, neste estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas.

Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”.

Conforme Jardilino, e Barbosa (2012) propõe um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” e a sua utilização na disciplina e/ou projetos de estágio supervisionado dos cursos de licenciatura, considerando a prática docente como um ponto em comum a ser trabalhado na formação inicial e continuada de professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.9 Kb)   pdf (386.7 Kb)   docx (92.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com