TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO DE PERFUME COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

QUÍMICA LICENCIATURA

LÁZARA PATRÍCIA FURTADO DE MELO.

A PREPARAÇÃO DE PERFUME COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO

                JATAÍ

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

LÁZARA PATRÍCIA FURTADO DE MELO

A PREPARAÇÃO DE PERFUME COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO

Trabalho relacionado à Prática como Componente Curricular (PCC) do curso de Licenciatura em Química.

Orientadores (as): Prof.º:  Wesley Vaz

JATAÍ

2018

[pic 1][pic 2]


INTRODUÇÃO

Sabe-se que a contextualização, permite ao aluno um maior envolvimento com a aprendizagem, sendo assim, é visível o interesse do aluno em aprender, quando relacionamos o que esta sendo passado a ele com algo que é palpável e comum ao seu cotidiano, o que permite um resultado melhor no que se diz respeito ao aprendizado e aproveitamento das aulas.

Segundo os PCN+ (BRASIL, 2002): “A Química pode ser um instrumento da formação humana, que amplia os horizontes culturais e a autonomia, no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade”. Para os PCN o ensino da Química não deve se limitar a atividades em sala de aula e memorização de fórmulas, pois claramente sabe-se que não se obtém nenhum resultado satisfatório, ou seja, o fruto desse tipo de ensino são alunos que temporariamente, até a realização da avaliação, detém o conteúdo, porém após esse período não se lembram de mais do que foi estudado.

A Química, devido ao seu forte caráter experimental e investigativo, abre diversas oportunidades e meios para que o professor a aborde de maneira cada vez mais prática em sala de aula, o conteúdo que deve ser ministrado; o que nos permite, dentro dessa perspectiva, usar meios e produtos convencionais e comuns a todos, como por exemplo, o uso de perfumes para o ensino da Química.

Ao abordar este tema, o professor não somente cria um ambiente-aula diferente do habitual, como também permite a partir daí que:

  1.  Haja uma interação entre as três séries do ensino médio, permitindo que os alunos compreendam que, usando o mesmo produto podem-se investigar métodos usados para mistura, cálculos estequiométricos para a fabricação, identificação de fórmulas orgânicas presentes na composição, volatilidade, entre ouros conteúdos aplicados na prática.
  2. Coloque em prática tudo o que vem sendo passado em sala de aula;
  3. Haja interdisciplinaridade com toda a comunidade escolar, pois, envolve desde o contexto histórico do surgimento dos perfumes até a prática da matemática, financeiramente falando, quando incentivamos os alunos a produzirem fragrâncias e comercializa-las em prol de atingir uma meta que pode ser estabelecida por eles mesmos, a fim de confraternizarem junta a conclusão de um projeto.

Os professores da rede pública de ensino encontram, diante disso, um grande desafio, pois inicialmente precisam quebrar paradigmas que formaram essa relação ensino-aprendizagem totalmente passivo em sala de aula para os alunos. Não somente essa questão, como também a falta de estrutura nas escolas públicas para fornecer aulas mais práticas. (Cargnin, Quenenhenn, Veiga, 2012).

O fato é que, o professor, ao adotar uma postura mais dinâmica e prática; quebra esse paradigma por compreender a necessidade de um novo cenário e resultados mais satisfatórios e também se torna capaz de compreender que não são necessários laboratórios equipados com tudo o que precisa para colocar em prática o que ensina aos alunos.

A Química deve ser ensinada de maneira contextualizada, é necessário ver e compreender a Química na sociedade no que se diz respeito à produção e preservação do meio ambiente, tornando o aluno capaz de entender e discutir todos os processos que a envolvem. (USBERCO et al, 2007)

Ao colocar em prática o que se tem aprendido em sala de aula, como compreender a Química por trás dos perfumes, o aluno passa então a ter a oportunidade de ver a Química com outros olhos, e a partir daí não mais tê-la somente como uma disciplina restrita à sala de aula, mas como parte do seu cotidiano.

Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é, através de atividades práticas, envolvendo a fabricação de perfumes, envolver os alunos do 3° Ano do Ensino Médio em uma nova proposta de aprendizagem, em que o aluno passa de expectador das aulas para protagonista do seu processo de aprendizagem no que se refere aos seguintes conteúdos, vistos desde o 1° Ano do Ensino Médio.

  1. Misturas
  2. Cálculos estequiométricos
  3. Identificação de fórmulas orgânicas
  4. Volatilidade
  5. Matemática Financeira

A QUÍMICA DOS PERFUMES

Estima-se que os primeiros perfumes surgiram a mais ou menos 800 mil anos quando o homem descobriu o fogo, esse surgimento provavelmente aconteceu ligado a atos religiosos; quando em rituais  usavam folhas, madeiras e materiais de origem animal como incenso.

Em seguida, esse emprego de aromas provavelmente foi se tornando apropriado para o uso particular pelos egípcios.

Já no ocidente o surgimento dos perfumes se deu pelos mercadores que viajavam as Índias, e também às Cruzadas, quando os cruzados importou do oriente toda a arte de perfumaria. Paris após isso vai se tornando cada vez mais a capital mundial do perfume. (DIAS, SILVA, 1996, p.3)

Segundo Dias e Silva (1996), Há um crescimento considerável na produção de fragrâncias em laboratório, devido a grande ocorrência de extinção de muitas espécies de animais e plantas, que antes eram usadas como matéria prima para extração de óleos essenciais para a fabricação de fragrâncias; uma vez que, inicialmente as mesmas eram classificadas somente em quatro grandes grupos: Floral, Verde, Animal e Amadeirada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (276.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com