TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA SOLUÇÃO PARA A GESTÃO DE CADASTROS E RECURSOS DE UMA DELEGACIA

Por:   •  26/11/2019  •  Monografia  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 

 

APLICATIVO POLISIS

UMA SOLUÇÃO PARA A GESTÃO DE CADASTROS E RECURSOS DE UMA DELEGACIA

   

 

 

 

CRISTIANO APARECIDO DA SILVA

RGM 19239891

LIMEIRA – SP

MAIO/2019

RESUMO

Este projeto consiste no estudo e desenvolvimento de uma aplicação de gestão de cadastros e recursos de uma delegacia de polícia, feito inicialmente de forma manual. Assim, buscou-se identificar quais são as principais dificuldades, bem como quais são os benefícios esperados pelos gestores responsáveis pelo processo de gestão. Em um segundo momento, esse projeto dedicou-se a identificar qual seria a interface/ambiente que seria utilizado para o desenvolvimento da solução, optando-se pelo uso da aplicação Excel da Microsoft, aliado com a utilização do VBA (Virtual Basic for Applications). Desta forma, temos como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação que atenda às necessidades do gestor do processo, bem como os demais usuários, de forma prática, visando a melhoria e otimização do processo dos recursos, aliado com uma interface simples e intuitiva.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

OBJETIVO        5

JUSTIFICATIVA        5

DESENVOLVIMENTO        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

Diante da velocidade do acesso a informações, bem como o volume de dados produzidos a cada instante, um processo de gestão de cadastros (funcionários, usuários etc.) e recursos materiais deve ser trabalhado de forma a facilitar o acesso e manutenção dessas informações. Todavia, muitas vezes, pelo próprio orçamento destinado a segurança pública, ou pela falta de conhecimento dos gestores, esse processo de gestão é feito de forma arcaica e morosa, dificultando o processo de gestão e, por sua vez, não garantindo a qualidade e eficiência das informações.

Diante desse cenário, apresentou-se a proposição de desenvolvimento de uma aplicação informatizada que otimizasse esse processo de gestão de cadastros e recursos.


OBJETIVO

Desenvolver uma aplicação informatizada para o processo de gestão de cadastros (funcionários, usuários, acessos etc.) e recursos (frotas, armas etc.) de uma delegacia de polícia.

Para que esse desenvolvimento ocorra de forma plena, alguns objetivos específicos foram postos:

  1. Analisar as necessidades do gestor do processo;
  2. Desenvolvimento da interface de utilização;
  3. Desenvolvimento das rotinas de utilização.

JUSTIFICATIVA

O uso da tecnologia, em prol da padronização e da otimização dos processos de gestão de informação, vem crescendo de forma exponencial à medida que os setores responsáveis pela gestão identificam que seus controles se tornaram obsoletos ou ineficazes. Contudo, muitos gestores percebem tardiamente a necessidade de atualização tecnológica, às vezes por falta de capital para o investimento, visto que o setor de segurança pública é dependente do estado para a injeção de recursos, ou por falta de conhecimento dos benefícios que podem ser obtidos. Dessa forma, este estudo originou-se da necessidade de desenvolvimento de uma solução mais acessível para a gestão de informações de um processo de gestão de cadastros (funcionários, usuários, acessos etc.) e recursos (frotas, armas etc.) de uma delegacia de polícia civil de SP.

DESENVOLVIMENTO

Partindo-se do conceito simples da palavra Sistema que se trata de um “conjunto de elementos concretos ou abstratos, intelectualmente organizado” ou também pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem entre si de maneira combinada, formando um todo organizado. Um sistema trata-se de um conjunto de coisas ou partes formando um todo único (JOHNSON, 1968 apud CHIAVENATO, 2004). Em resumo, um sistema possui entradas (inputs), processamento, saídas (outputs) e feedback.

Um Sistema de Informação pode ser definido como um conjunto de elementos inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas ao apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle de uma organização. Além de fornecer suporte         à tomada de decisões, estes sistemas auxiliam os gestores e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar produtos (LAUDON ; LAUDON, 2004). Ademais, pode-se definir um sistema de informação como um conjunto de componentes inter-relacionados que efetuam a coleta, a manipulação e a disseminação de dados e informações para proporcionar a realimentação (feedback), a fim de se atingir um determinado objetivo (STAIR ; REYNOLDS, 2009).

Nesse aspecto um sistema de apoio à decisão trata-se se um sistema computadorizado que permite acesso total a base de dados, efetuando a combinação de dados e modelos, gerando análises e simulações sobre determinados problemas e, posteriormente, fornecendo suporte a tomada de decisão dos gestores de médio-nível, por meio de uma interface amigável (TURBAN; MCLEAN ; WETHERBE, 2001; LAUDON ; LAUDON, 2007; PRIMAK, 2008). Abaixo seguem algumas características e capacidades de um sistema de apoio à decisão:

  1. Oferecem suporte aos tomadores de decisão de diferentes níveis gerenciais;
  2. Suportam várias decisões (independentes e/ou sequenciais);
  3. Suportam todas as fases do processo de decisão;
  4. Possuem maior flexibilidade, ou seja, possibilitam que os usuários efetuem adaptações ao longo do tempo para lidar com novas situações;
  5. Em muitos casos são de fácil construção e utilização;
  6. Normalmente, se utilizam de modelos quantitativos;
  7. Podem ser utilizados via Web;
  8. Permitem a fácil execução de análises de maior sensibilidade. (TURBAN; MCLEAN ; WETHERBE, 2001).

Um sistema de apoio à decisão, normalmente, é formado por três componentes principais: um módulo de gerenciamento de dados, um módulo de gerenciamento de modelos e um módulo de diálogo. Juntos, estes módulos possibilitam a inclusão dos dados de maneira conveniente, a pesquisa de uma grande quantidade de dados em busca dados relevantes, o processamento dos dados por meio de um modelo desejado e a apresentação dos resultados em diversos formatos (tabelas, gráficos, animações, etc.), afim de que esses sejam facilmente compreendidos (OZ, 2009). Assim, pode-se afirmar que um sistema de apoio à decisão tem o seu foco voltado à eficácia da tomada de decisão, ou seja, auxiliam os gestores a “fazer a coisa correta” (STAIR ; REYNOLDS, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (593.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com