TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sistema Operacional (S.O.)

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

        Um Sistema Operacional (S.O.), é um conjunto de programas (softwares) que identificam os dispositivos de hardware, administra os recursos para que possa ter um maior desempenho do computador, interage o hardware com o software (instalação de programas), mantendo sua integridade.

        O Sistema Operacional, oferece aplicativos para administrar arquivos, ferramentas de controle de segurança (anti-virus, entre outros), gerenciamento de usuário (controle de acesso), gerenciamento de programas.

Sistemas Operacionais

Uma das atribuições do sistema operacional é carregar na memória e providenciar a execução dos programas que o usuário solicita. Mesmo quando um programa qualquer está em execução, o sistema operacional pode continuar trabalhando. Por exemplo, muitos programas precisam realizar acesso ao teclado, vídeo e impressora, assim como acessos ao disco para ler e gravar arquivos. Todos esses acessos são realizados pelo sistema operacional, que fica o tempo todo ativo, prestando serviços aos programas que estão sendo executados.

O sistema operacional também faz um gerenciamento dos recursos do computador, para evitar que os programas entrem em conflito. Por exemplo, o sistema operacional evita que dois programas simultaneamente acessem a mesma área da memória, o que poderia causar grandes problemas. O sistema operacional funciona como um "maestro", providenciando para que todos os programas e todos os componentes do computador funcionem de forma harmônica.

        Os Mainframes, eram computadores de grande porte, utilizados na década de 60 em empresas com uma capacidade maior de processamento, e foram neles que apareceram os primeiros Sistemas Operacionais (cada máquina possuía seu próprio Sistema), trazendo um problema que era a incompatibilidade entre as máquinas.

        No final da década de 60, em 1969 houve o lançamento do UNIX, que tinha como o objetivo resolver o problema da incompatibilidade entre os Mainframes, desenvolvida pela AT&T, e foi caracterizado como o primeiro sistema moderno (multi-tarefa, multi-usuario, portabilidade e entre outros).

        No final da década de 70, foram desenvolvidos os primeiros PC’s (Personal computer), atualmente conhecidps como desktop ou computador de mesa. Em 1984, surgiu o primeiro Sistema Operacional, o MAC OS que utilizou ícones e pastas para representar programas e arquivos.

        Em meados de 1975, houve a fundação da Microsoft (Bill Gates), e em 1982 a Microsoft lançou o MS-DOS, que não tinha a interface com ícones e pastas, era tudo em forma de texto e não era multi-tarefa. E nessa época ocorreu a aproximação de Steve Jobs (Apple) e Bill Gates (Microsoft), para trabalharem juntos e desenvolverem o Macintosh, com isso, a Microsoft no Japão começou a vender seus computadores com uma interface bem parecida com a do MAC OS, trazendo o rompimento do Jobs com Bill Gates.

        Nas década de 80 e 90, ocorreram importantes lançamentos, em 1985 ocorreu o lançamento do Windows 1.0 (primeiro Sistema Operacional da Mirosoft com interface gráfica). Em 1987, ocorreram melhorias da interface gráfica e o mudanças no gerenciamento de memória, trazendo o lançamento do Windows 2.0. Em 1990 houve o lançamento do Windows 3.0 e 3.1, que trazia a inclusão do painel de controle e o gerenciador de arquivos, e foi nessa época que a Microsoft com o lançamento dessas duas versões do Windows, conseguiu ganhar espaço no mercado.

        Da década de 90 pra frente a Microsoft evoluiu bastante em termos de Sistemas Operacionais, lançando o Windows 95 em 1995 que definiu o conceito de área de trabalho que é utilizada até os dias atuais nos S.O., e em 1998 com o lançamento do Windows 98 que possuía funções de rede avançadas e suporte de drivers e DVD’s já também suportando a tecnologia USB para pendrives e impressoras, em 2000 o Windows 2000 Professional leva adiante a força tradicional do Windows NT, propiciando o mais alto nível de segurança, confiabilidade e desempenho. Segundo a Microsoft, o Windows 2000 Professional é o melhor sistema operacional de desktop para empresas de todos os tamanhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com