TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso intelectual do computador na educação

Tese: Uso intelectual do computador na educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Ficha mento do Texto: “O Uso Inteligente do Computador na Educação”

José A. Valente

Em um mundo onde todas as pessoas convivem com a tecnologia, paramos para pensar na educação. No momento onde a comunicação é mais freqüente através de redes sociais, as conhecidas sms, para que tirar um ser humano de sua casa para ensinar, educar? Afinal o computador hoje em dia é bem capaz de fazer isso por ele.

Mas essa não seria uma maneira inteligente do uso dessas máquinas, talvez um método mais fácil, porém pouco proveitoso. Para que o computador seja usado de forma inteligente, primeiro o professor precisa conhecer os novos recursos do sistema, se capacitar e estar sempre atualizado para saber quais programas são adequados para o sistema da escola e de seus alunos, afinal eles estão sempre mudando, como o exemplo citado das redes sociais.

Atualmente existem softwares que promovem o ensino, o uso deles pode ser bom ou ruim, isso vai depender da forma como ele é usado.

Esses softwares passam as informações para o aluno do nível mais fácil ao nível mais difícil e, quando usado para passar informações, o computador passa a ser uma maquina de ensinar.

Os softwares comprovam que eles conseguem fazer a tarefa do professor de uma maneira até mais eficiente, pois possuem uma maior capacidade de memorização, dessa forma voltamos a fazer aquela pergunta: porque não substituir os professores por computadores?

Bom, os computadores podem sim transmitir informações de ensino, mas não consegue fornecer um pensamento crítico, estimular a criatividade, fazer com que o aluno forme sua própria opinião, elementos que o mundo social exige de um profissional. Elementos no qual um professor é capaz de transmitir, também com a ajuda do computador, ou seja, o computador auxilia no conhecimento.

São criados software que auxiliam no conhecimento, não é mais a maquina que ensina, mas sim a maquina que passa a ser ensinada. Dessa forma o aluno passa a usar sua criatividade, busca novas informações, é capaz de criar soluções para seus problemas (aprendendo a aprender), assim passa a “ensinar” o computador.

Hoje em dia, é muito mais fácil usar métodos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, já que todos fazem parte desse ciclo. Encontrando assim um método tão eficiente, deve-se então tirar proveito do que a informática tem a oferecer a educação.

Mesmo esse método sendo ideal na formação de um profissional, ela é bem difícil de ser implantada, porque não é apenas colocar o aluno de frente a um computador. Além disso, essa idéia consiste em muitas mudanças radicais no sistema educacional.

“Se o computador pode ser usado para catalisar e auxiliar a transformação da escola,..., é mais promissora e mais inteligente do que usar o computador para informatizar o processo de ensino”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com