TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Potencio Métrica

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE AQI – ANÁLISE POTENCIOMETRICA

  1. Introdução:

Potenciometria ou método potenciométrico de análise química são métodos que baseiam-se na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas (chamada, pelo uso do método, de titulação potenciométrica), ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon-seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise. Por se tratar de um equipamento simples e relativamente barato, sendo constituído de um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um dispositivo para leitura do potencial (potencímetro) a estes ligados, e dispensar o uso de indicadores que podem muitas vezes não serem possíveis de ter sua alteração de cor detectável, tornou-se um método difundido e confiável a ser aplicado nas volumetrias, em química analítica quantitativa.

  1. Objetivo:
  1. Métodos e Materiais:
  1. Reagentes:

Na2CO PA

Solução HCl 0,1N

Água Destilada

Alaranjado de Metila

  1. Vidrarias:

Bureta de 50mL

Bécker 250mL

Bastão de Vidro

Bécker de 100ml

  1. Equipamentos:

Agitador Magnético

Suporte para Bureta

Garra

pHmetro

Barra magnética

  1. Procedimento
  1. Calcular a massa de Na2CO necessária para utilizar meia bureta (no ponto de equivalência) contendo solução de HCl 0,1N.
  2. Pesar o Bicarbonato de Sódio em um bécker de 250mL, na balança analítica.
  3. Dissolver o Na2CO PA em água destilada.
  4. Montar sistema de Titulação anexando o pHmetro, colocar o eletrodo de vidro e o termômetro dentro da solução de Na2CO.
  5. Adicionar a solução de HCl 0,1N na bureta de 50mL e realizar a titulação sob agitação.
  6. Anotar os valores da variação de pH de 1mL em 1 mL.
  7. Realizar novamente do item 3.2. ao 3.6., no entanto adicionando 5 gotas de alaranjado de metila na solução de Na2CO preparada.

Conclusão

TABELA 1. Titulação sem indicador

[pic 1]

TABELA 2 – Titulação com Indicador

[pic 2]

Conclui-se que a reação de neutralização do Na2CO com HCl efetua-se em duas etapas, por esse motivo a curva apresenta dois pontos de variação acentuada.

Com a presença d indicador conseguimos observar apenas um ponto de viragem pelo fato de que o indicador tinha seu ponto de viragem em meio básico, não indicando assim a reação ocorrida em meio alcalino, o pHmetro auxilia na observação desta reação devido ao acompanhamento da mudança de pH durante o procedimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com