TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Analítica QUI113

Por:   •  26/2/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

Resolução de Prova QUI320 - PER3

Nome: Samuel da Rocha Paixão                 Matricula: ES97323

  1. A) [WF8]4- e [NiF4]2-. O átomo de W encontra-se mais deficiente de densidade eletrônica em alto estado de oxidação com poucos elétrons de orbitais d, além de possuir o maior raio. Podendo receber uma densidade eletrônica elevada dos ligantes gerando um número de coordenação mais elevado no complexo.

B) Tetracloroniquelato(II): A terminação da configuração eletrônica de Ni(II) é 4s03d8. Tendo 4 funções de onda disponíveis e próximas em energia para a formação de quatro ligações . A TLV propõe que sejam formados quatro orbitais híbridos intitulados sp3 segundo a combinação 1-4s + 3-4p com a presença da geometria tetraédrica e configuração paramagnética. Já a Tetracianoniqulato(II) é quadrática plana.

C) O CN é mais forte, o que contribui para uma geometria quadrática plana.

        D)

        E) O Ciano possui campo mais forte que o ligante aquo, assim     substituindo o ligante aquo na esfera de coordenação.

2 - A) A terminação da configuração eletrônica de Fe(II) é 4s03d6. Desta forma, há apenas 04 funções de onda disponíveis e próximas em energia para a formação de cinco ligações (1-4s e 3-4p). Com a necessidade de excitação eletrônica do metal e hibridização. Através da excitação há 06 funções disponíveis diferentes para a formação do complexo, sendo necessárias apenas 05 funções. Sendo assim, um orbital d será usado nas combinações de funções de onda para justificativa da geometria bipiramidal e o outro orbital d disponível usado para explicar a geometria piramidal quadrática, mantendo-se a hibridização 5dsp3 (3d +4s + 3-4p).

          B)

          C) Complexos com número de coordenação baixo, tendem a se     polimerizar para melhor proteger o metal.

D) A terminação da configuração eletrônica de Cu(II) é 4s03d9. Assim tem três funções de onda disponíveis e próximas em energia para a formação de quatro ligações. Na TLV são três orbitais sp2 combinando, 1-4s e 2-4p, com geometria trigonal plana.

E) São quatro estruturas: Dois isômeros fac e mer derivados nitro com    as ligações via N, dois outros isômeros fac e mer derivados nitrito com as ligações via O. E São Oticamente ativas pois estruturas fac e mer não possui centro de inversão.

  1. - A) ). (I) As duas geometrias possíveis são bipiramidal trigonal e piramidal quadrática. A geometria mais favorecida no estado sólido é a bipiramidal trigonal pelo fato dos ligantes estarem mais afastados entre si, acarretando em uma menor repulsão estrutural.

(IV) A configuração eletrônica da Pt(II) é 6s05d8, apresentando 4 funções de onda, 1 função de onda no 6s e 3 funções de onda no 6p. Excitando os elétrons do metal é possível realizar uma hibridização que permite a ligação efetiva com os ligantes. Após a excitação forma-se o híbrido 4sdp2, justificando a formação de uma molécula de geometria quadrática plana (com ângulos de 90° entre os ligantes.

B)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com