TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Calibração de vidrarias

Por:   •  5/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade federal de Alagoas - UFAL

Instituto de química biotecnologia - IQB

Luiz Carlos dos Santos Silva - 17210713

Mateus da Silva Batista - 17210714

Risonaldo Nunes Pereira - 17210719

Calibração de Vidarias

Maceió-AL

Fevereiro/2018

Resumo

Fez-se a calibração de uma pipeta volumétrica de 5 ml e de um balão volumétrico de 50 ml, foi verificado que a pipeta está apenas com aproximadamente 0,01 ml de diferença entre o esperado e o calculado, o balão está cerca de 0,23 ml de diferença entre o esperado e calculado.  

Introdução

A calibração é feita para verificar se a medida indicada por um equipamento está próxima do real, assim evitando erros grosseiros quando trabalhar com esses objetos. Para isso utiliza-se desta propriedade física da matéria: a densidade, que é definida como a massa por unidade de volume. A densidade de um objeto é calculada pela divisão da massa do objeto por seu volume.

D = M ÷ V, Logo V = M ÷ D

Ver-se que nas mesmas condições de temperatura e pressão, isto é, no mesmo estado as mesmas substâncias, em princípio, apresentam proporções constante entre massa e volume. Usando, então, dessa relação pode-se fazer a calibração.

Para obter bons resultado nas medidas de volumes, é essencial que os aparelhos estejam bem limpos. A limpeza da vidraria pode ser feita lavando-a com detergente, enxaguando com água de torneira e, finalmente, enxaguando com água destilada.

A medida do volume é feita comparando-se o nível do liquido com os traços marcados na parede do recipiente. A leitura do nível para líquidos transparente deve ser feita na tangente ao menisco, estando na linha de visão do operador perpendicular à escala graduada, para se evitar o erro da paralaxe.

As medidas de massa são feitas com balanças, que são geralmente os aparelhos de maior precisão em laboratórios químicos, e são também dos mais delicados.

Há muitos tipos de balanças, com diferentes precisão e capacidade, são, contudo, principalmente, mais utilizadas a semi-analítica de precisão de 10 mg, capacidade de 300-500 g, e analítica de precisão 0.1 mg, capacidade de 150-200 g.

Balanças eletrônicas são fáceis de operar, precisa apenas lembrar de coisas bem básicas, como ligar ela e verificar o zero antes de colocar o objeto a ser pesado no prato. É possível, também, fazer a operação de tarar um recipiente.

Objetivo desse experimento é entender as variações e modificações físicas que ocorre a todo momento sobre matéria, com isso chegar à conclusão logica porque é necessário realizar calibrações assiduamente em todos os materiais utilizados.

Materiais e Métodos

Parte A: Calibração da Pipeta Volumétrica

Materiais utilizados:

1) Pipeta volumétrica de 5 ml;

2) 2 Béquer de 100 ml;

3) Balança semi-analítica;

4) Termômetro;

5) Pêra de sucção.

Reagentes:

1) Água destilada

Procedimento:

Colocou-se mais de 5 ml de água destilada no béquer, acoplou-se a pera de sucção na pipeta volumétrica, adentrou-se a pipeta no béquer, deixando-a submersa, sem encostar a extremidade dela no béquer, encheu-a até menisco, depois esvaziou-a em outro béquer, que já foi posto na balança e tarado. Anotou-se o resultado obtido. Depois pegou-se o termômetro, submergiu-o dentro do béquer, que estava na balança, por aproximadamente 180 segundos, sem encosta-lo no fundo deste e anotou-se resultado. Ver figura 01.

Figura 01: Calibração de pipeta, modelo simplificado.

[pic 1] [pic 2] [pic 3] [pic 4][pic 5] [pic 6][pic 7]

FONTE:http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/lquim/Q_a_Z/quimica_I/aula_036347/01.html;http://voubemnaescola.blogspot.com.br/2013/03/quimicacomponentes.html;http://www.universiaenem.com.br;http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Parte B: Calibração do Balão Volumétrico

Materiais utilizados:

1) Béquer de 100 ml;

2) Balão Volumétrico de 50 ml;

3) Balança Analítica;

4) Pisseta de 500 ml;

5) Termômetro.

Reagentes:

1) Água destilada

Procedimento:

Com o uso da pisseta foi inserido água destilada no balão volumétrico de 50 ml até sua aferição. Foi colocado o béquer de 100 ml vazio na balança analítica e tarado. Logo após foi transferida a água contida no balão para o béquer e realizada a pesagem, registrou-se a massa, logo em seguida realizou-se a medição da temperatura e também registrada. Ver figura 02.

        

Figura 02: Esquema da calibração do balão volumétrico, simplificado.

[pic 8]   [pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]   [pic 13][pic 14]

FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br;http://www.ebah.com.br;http://www.universiaenem.com.br

Resultado e Discussão

Parte A: Calibração da Pipeta Volumétrica

Utilizamos a densidade da água, que é constante numa dada temperatura, para calcular o volume da massa da água, que coube na pipeta até seu menisco, assim verificar o real volume da pipeta.

Registramos a temperatura da água, que foi de 28.0°C, usamos, então, a densidade de 0.996236 g/cm3, conforme a tabela 01, que é igual a 0.996236 g/ml.

Tabela 01: Densidade Absoluta da Água X Temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (256.1 Kb)   docx (233.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com