TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO DO EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 11

A EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO DO EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA DE COSMETICOS.

Drª Núbia Nathalia BRITO

Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás

Lorena Pereira de BRITO,

Rute de Paula LEMES,

Ana Carolina B. RAMOS,

 Valeria VALLE

Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás

RESUMO: A expansão comercial e o desenvolvimento de técnicas de preservação da saúde proporcionaram um aumento da produção de cosméticos e da geração de efluentes desse setor. Este trabalho avaliou a eficiência do tratamento de uma indústria de cosméticos que utiliza um sistema de tratamento convencional com eficiência média de remoção de DBO de 45,48%, apresentando resultados para os ensaios de DQO, DBO, OG e pH fora dos padrões exigidos pelas legislações aplicáveis. Consequentemente faz se necessário a implantação de um novo sistema.

  1. Introdução

Os países mais desenvolvidos no século XX mostrava uma crescente produção de matérias-primas e cosméticos, marcadamente após as duas guerras mundiais. O cinema, a televisão, a maior velocidade entre as comunicações internacionais, contribuíram para a expansão comercial e para os avanços no setor tecnológico e cultural. Ao final do século, a consagração da ciência e da indústria cosmética foi inegável. A indústria de cosméticos transformou-se em um fator econômico empresarial de grande importância. (HEEMANN, A. C. W et al,. 2010). Além do consumo voltado para beleza e estética outro fator que contribui para o crescimento das indústrias é o da preservação da saúde e a prevenção de danos causados pelos raios solares, segundo a Organização Mundial da Saúde, 2009 (OMS)  mostra que 60 mil pessoas por ano morrem de doenças relacionadas ao excesso de radiação solar no corpo, o que leva a busca de investimentos contínuos e a diversificação ainda mais os seus produtos (Fritz, 2006).

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2011), o Brasil ocupa o 4ª lugar no ranking mundial no consumo de cosméticos. As indústrias desse segmento causam grandes impactos aos corpos hídricos, devido ao volume de efluentes gerados com composição variadade: óleos, fosfatos e polifosfatos, despejos amoniacais, corantes e tensoativos. (ABIHPEC, 2010).

Conforme MORAES (2010), os corantes quando em contato com a água dificultam a penetração de luz solar, diminuindo o processo fotossintético e também possuem efeitos carcinogênicos e tóxicos. Já os óleos e graxas prejudicam a eficiência do tratamento de efluentes por processos biológicos, além de impedir a transferência do oxigênio da atmosfera para o meio hídrico, trazendo problemas à vida aquática. (ABIHPEC, 2010).

Com intuito de amenizar essas cargas de poluição as indústrias de cosméticos procuram alternativas que atendam sua demanda sendo viável, sustentável, e que se enquadre dentro da Resolução CONAMA 430/2011 que dispõe sobre as condições de lançamento de efluentes e da NBR 9800/1987 que dispoé sobre o lançamento de efluentes na rede coletora da Saneago. Um sistema utilizado de baixo custo é através da tecnologia de tratamento via digestão anaeróbia utilizando a de fossa séptica e o sumidouro

A fossa séptica (FAEDO, 2010) é um dos mais antigos processos anaeróbios, sua primeira versão chamada de fossa Moura foi criada por volta de 1872 na França, em 1896 sofreu mudanças estruturais e foi patenteada na Inglaterra denominada de tanque séptico. A partir de 1896 começou a ser difundida com algumas inovações que aumentaram sua eficiência. Enterrado para a depuração de efluentes o processo ocorre via digestão biológica anaeróbia, onde inicialmente acontece à hidrólise ou quebra das moléculas de proteínas, lipídios e carboidratos até a formação dos produtos finais, essencialmente gás metano e dióxido de carbono, dessa forma ocorrem à separação da matéria orgânica do líquido.

O filtro biológico consiste de um tanque com leito preenchido com material suporte, geralmente pedras ou outro material inerte de grande área superficial que permanece estacionário e submerso os microrganismos se desenvolvem aderidos ao material suporte formando um biofilme e nos espaços vazios na forma de flocos ou grânulos, proporcionando assim a retenção da biomassa contida no esgoto (AISSE, et al., 2000)

Os sumidouros consistem em escavações, cilíndricas ou prismáticas, tendo as paredes revestidas por tijolos, pedras e outros materiais. Tem a função de receber o efluente tratado e permitir que ocorra a infiltração do liquido no solo. Segundo MARCHETTI (2014) este tratamento biológico convencional não é uma opção viável devido à baixa remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO).  Segundo FAEDO (2010), o uso dos tanques sépticos obtém de DBO sucesso quando aplicado principalmente a pequenas e médias vazões, pois se trata de um sistema compacto, de baixo custo, fácil e eventual manutenção, sua desvantagem esta na pouca eficiência na remoção de patógenos e sólidos dissolvidos, porém quando associado a um pós-tratamento para seu efluente os resultados são satisfatórios, geralmente 40 a 70% de remoção.

Este trabalho avaliou a eficiência do tratamento de efluentes de uma indústria de cosméticos de Goiás de nome X que utiliza em seu tratamento: caixa separadora de gordura, um produto denominado Biomix, Produto Biológico em gel, composto de micro-organismos e agentes neutralizantes adicionados à fossa séptica que atuam na degradação da matéria orgânica, seguido de um filtro anaeróbio e sumidouro. Os parâmetros utilizados na avaliação da eficiência das tecnologias de tratamento em estudo foram: DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio, OG (Óleos e Graxas totais)  e pH (Potencial Hidrogenionico).

  1. Materiais e Métodos

A industria de Cosmeticos X situada em Trindade/GO dispõe seu sistema de tratamento da seguinte forma: O efluente bruto passa por gradeamentos, caixa separadora de água e óleo, tanque de equalização, filtro anaeróbio e sumidouros onde seu destino final é controlado pela Saneago. Conforme citado na Figura 1 abaixo.

[pic 1]

Figura 1 – Fluxograma de Tratamento

O gradeamento é composto de dois modos, no 1ª gradeamento são removidos as partes sólidas grosseiras do efluente, e no 2ª partículas finas, em  seguida o elfuente passa por uma caixa separadora de água e óleo onde  parte da oleosidade é reduzida, seguindo para um tanque de equalização, que receberá Hidróxido de Sódio  para regular seu pH e um produto biológico para digestão anaeróbica da marca BioMix, composto pelas bactérias Bacillus subtillalis, Bacillus lichenformis e Bacillus sp. São dosados 20L de solução de biomassa a 30g/L e 20L de solução de hidróxido de sódio 50g/L. O efluente é conduzido para filtro anaeróbio e logo após, o filtrado passa para os sumidouros onde é sua disposição final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (449.6 Kb)   docx (333 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com