TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  3/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

A Empresa e o Meio Ambiente.

Mineradora Pagliato LTDA.

O empreendimento consiste numa implantação de uma mineradora de extração de argila.

É uma empresa privada de mineração e beneficiamento da extração de argila para as empresas cimenteiras da região. A empesa adota um sistema único que contempla a lavra, beneficiamento e transporte de argila, seu principal produto.

O projeto de empreendimento em análise envolve tecnologias de ultima geração agregadas aos diversos componentes. Como consequência disto, desde o seu planejamento e as definições de engenharia conceitual até as atividades de implantação e de operação, podem-se ter desdobramentos capazes de acarretar demandas para empreendimentos associados e decorrentes.

Com sua produção voltada para insumos para cimenteiras em processo de moagem da farinha. A empresa é de porte pequeno onde conta com um efetivo de 30 funcionários. Está localizada a Av. Vizalino Pagliato n° 1.100 na cidade de Votorantim-SP.

A mineradora será concebida com dimensões que possui 1.700m² de área útil de britagem. A planta tem capacidade de projeto com uma produção de 8 milhões de toneladas em 365 dias de operação.

Resenha descrição de impacto

Os principais problemas ambientais durante a fase de instalação do empreendimento, as emissões atmosféricas mais significativas serão basicamente de material particulado em suspensão (PTS) e partículas inaláveis (PM10) provenientes da limpeza e preparação do terreno para sua instalação da abertura de vias de acesso, da movimentação de cargos, da intensificação de tráfico de veículos das máquinas em atividades na obra e da construção civil.

As emissões de gases dos escapamentos de veículos e máquinas que trabalharão nas obras dessa fase também poderão contribuir, entretanto, não deverão ocorrer contribuições significativas que comprometam a qualidade do ar da região entorno.  Site:www.noticiasdemineração.com

A imagem que o público tem quanto a este tipo de empreendimento não é muito boa e principalmente para as pessoas que irão morar ao entorno do empreendimento. Para melhorar a imagem da empresa, criaremos um programa de responsabilidade da mineradora Pagliato.

Relacionamento com a comunidade

Objetivo:

O programa de comunicação e relacionamento com a comunidade tem como objetivo promover a valorização manutenção cultural e desenvolvimento local. O programa estabelece um relacionamento que contribui para a transformação social positiva, tendo por base o diálogo, compartilhamento das informações de forma sistemática e transparente viabilizando, assim a implantação da mineradora.

Além disso, disponibilizara um canal de relacionamento através de uma linha telefônica 0800, para recebimento de manifestações e esclarecimentos de dúvidas relacionadas a rotina da Pagliato. O público alvo é os moradores da região entorno.

Etapa 2

O Governo e o Meio Ambiente

O empreendimento consiste numa implantação de uma mineradora de extração de argila na região de Votorantim com uma área de 1.700m². A localização está próxima da fazenda recanto dos pássaros.

Estão relacionados com o projeto os órgãos ambientais. CONAMA/EIA/RIMA. A atividade escolhida necessita do licenciamento ambiental.

Sobre o EIA/RIMA

A expressão EIA/RIMA é bastante difundida atualmente e estas siglas referem-se ao estudo de impacto ambiental (EIA) e ao relatório ambiental (RIMA).

  • É referente a um projeto específico ao ser implantado em determinada área ou meio.
  • Trata-se de um estudo prévio ou seja, serve de instrumento de planejamento e subsídios a tomada de decisão políticas na implantação da obra.
  • É indisciplinar.
  • Deve levar m conta os segmentos básicos do meio ambiente (meio físico) biológico e sócio econômico.
  • Deve seguir um roteiro que contenha as seguintes etapas:
  1. Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto.
  2. Avaliação de impacto ambiental (AIA).
  3. Medidas mitigadoras.
  4. Programa de monitoramentos dos impactos.

Relação Técnica de Profissionais.

- Eng. Mecânico, responsável recursos atmosféricos.

- Eng. Civil, responsável recursos hídricos.

- Geólogo, especialista em solos e meio ambiente, responsável geologia, geomorfologia e hidrologia.

- Eng. Agrônomo, responsável pedologia.

- Eng. Florestal, responsável pela vegetação.

- Biólogo, responsável pela fauna,           .

- Eng. Florestal, responsável fauna continental e avifauna.

 - Economista, responsável pelo meio sócio econômico.

- Arqueólogo, responsável pela arqueologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com