TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO PLASTICO NO MUNDO E SEU IMPACTO AMBIENTAL

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTANCIA DO PLASTICO NO MUNDO E SEU IMPACTO AMBIENTAL

Nos dias de hoje, com a conscientização a respeito da reciclagem tomando cada vez mais corpo na sociedade, falar nos benefícios e impacto do plástico no meio ambiente é complicado, mas eles de fato existem.

A imagem é comum: garrafas PET se acumulando em cursos d’água e em lugares inapropriados. Tartarugas morrendo asfixiadas com sacolas plásticas soltas em alto mar. Talvez, por esses e outros motivos, o plástico é frequentemente visto como o grande vilão do meio ambiente.

 Os processos que produzem plásticos em geral requerem relativamente pouca energia e são pouco poluentes, ao contrário da indústria de latas, vidros e cerâmicas, estas grandes consumidoras de energia, e da indústria de papel, grande geradora de resíduos poluentes,alem de utilização de medeiras de reflorestamento. Em outras palavras, a produção e o uso de plásticos é ambientalmente benéfica, pois o saldo ambiental é positivo, ao contrário do que o senso comum parece acreditar.

É um equívoco acreditar que o plástico é o vilão do meio ambiente. A poluição visual causada pelos materiais plásticos descartados incorretamente na natureza leva grande parte das pessoas a acreditar que ele é o grande vilão ambiental. Mas, é equivocado tratar o material plástico como lixo – plástico deve ser tratado como matéria-prima. Todo material plástico, e é importante frisar que todo, é potencialmente reciclável e reutilizável. Países como Japão e Alemanha reciclam 100% do plástico, mas são países que têm limitações de espaço, de matéria-prima e usam esta limitação a seu favor. Portanto, não faz sentido jogar plástico fora. Quando a sociedade descarta os rejeitos plásticos como lixo, ela demonstra estar deseducada e desinformada.

Polímeros (Plastico)

 DEFINIÇÃO:

Os polímeros, provenientes das palavras gregas "Poly" e "Mers", que significam muitas partes, são moléculas grandes ou macromoléculas formadas pela união de muitas moléculas pequenas (monómeros) unidas através de ligações covalentes.

Uma vez que os polímeros são geralmente formados pela união de um grande número de moléculas menores, eles têm pesos moleculares elevados. Não é incomum que os polímeros tenham pesos moleculares de 100.000 moles ou mais.

A maioria dos polímeros que usamos em nossas vidas diárias são materiais sintéticos com propriedades e aplicações variadas. O que distingue os polímeros de materiais constituídos por moléculas de tamanho normal são suas propriedades mecânicas. Em geral, os polímeros possuem excelente resistência mecânica porque as grandes cadeias de polímero são atraídas. As forças de atração intermoleculares dependem da composição química do polímero e podem ser de vários tipos.

A unidade estrutural de repetição ao longo da cadeia de polímero é chamada de unidade de repetição e a reação em que os monômeros são unidos para formar o polímero é chamada de reação de polimerização .

Os polímeros consistem em misturas de moléculas de diferentes comprimentos de cadeia e, portanto, o peso molecular médio (MW) de um polímero é discutido .

TIPOS DE POLÍMEROS:

  1. POLÍMEROS NATURAIS : vindo diretamente do reino vegetal ou animal. Por exemplo: celulose, amido, proteínas , borracha natural, ácidos nucleicos ,
  2. POLÍMEROS ARTIFICIAIS: são o resultado de modificações por processos químicos, de certos polímeros naturais. Exemplo: nitrocelulose, etonite, etc.

    c) POLÍMEROS SINTÉTICOS: são os obtidos por processos de polimerização controlados pelo homem a partir de matérias-primas de baixo peso molecular. Exemplo: nylon, polietileno, cloreto de polivinilo, polimetano, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com