TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e planejamento da educação brasileira: documentos e legislação

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

LILIANE DE ANDRADE FREITAS SOUZA

PRÁTICA PEDAGÓGICA

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da Etapa II de Prática Pedagógica no 2º Semestre do curso de Matemática.

Orientador: Professor Júlio César Pereira da Cruz

TIMÓTEO – MG

2014

Organização e planejamento da educação brasileira: documentos e legislação

        A educação brasileira, nos últimos anos vem passando por muitas transformações, uma delas foi a Criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDBEN, promulgada com o n. 9.394, em 20 de dezembro de 2006, que rege os princípios do ensino no Brasil e as responsabilidades que a União, os Estados e os Municípios devem ter, estabelecendo também os níveis e as modalidades de  ensino.        De acordo com essa lei o ensino deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social, e para isso há de se chegar á um senso democrático entre escola e sociedade. À União fica a incumbência de elaborar o Plano Nacional da Educação, em colaboração com Estados e Municípios, organizar e desenvolver órgãos oficiais para prestar assistência técnica e financeira, de modo a assegurar uma educação de qualidade e um rendimento escolar regular. Aos Estados cabe a organização e a elaboração de políticas educacionais em consonância do s Planos Nacionais de Educação, integrando e coordenando ao lado dos municípios, e por último cabe aos Municípios organizar, manter e desenvolver órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-se aos planos da União e do Estado, articular-se com as famílias  e a comunidade criando processos de integração à escola.

        A LDBEN também define os níveis e modalidade de ensino em educação básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e Ensino Superior. A Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. E poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. A LDBEN, contém as Diretrizes e Bases que orientam a educação nacional, são 92 artigos que representam um novo momento do ensino brasileiro, neles estão refletidos muitos dos desafios e esperanças que movem o trabalho de tantos educadores no Brasil de realidades tão diversas. Ela cria o processo de avaliação das instituições de educação superior, assim como do rendimento escolar dos alunos do ensino básico e superior e valoriza o magistério. Na descrição das funções dos docentes, afirma que eles: "participam da elaboração da proposta pedagógica das escolas"; "elaboram e cumprem planos de trabalho"; "zelam pela aprendizagem dos alunos"; “estabelecem estratégias de recuperação"; "ministram os dias letivos estabelecidos e participam integralmente do planejamento/avaliação"; "articulam escola/família/comunidade".

        Outro aliado da educação são os Parâmetros Curriculares Nacionais, ele tem por finalidade apresentar as linhas norteadoras para o Ensino Fundamental, constituindo-se uma proposta de reorientação curricular para as secretarias de educação, as escolas, instituições formadoras de professores, instituições de pesquisa, editoras e todas as pessoas interessadas em educação. O conhecimento é apontado por especialistas como recurso controlador e fator de produção decisivo de inserção social. Esse fato tende a mudar fundamentalmente a estrutura da sociedade, criar novas dinâmicas sociais e econômicas, como também novas políticas. Hoje em dia não basta visar à capacitação dos estudantes para futuras habilidades, trata-se de ter em vista a formação dos estudantes para o desenvolvimento de suas capacidades, em função de novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de profissional.
As relações entre conhecimento e trabalho exigem capacidade de iniciativa e inovação, porém mais do que nunca, a máxima “aprender a aprender” parece se impor à máxima “aprender determinados conteúdos”. Os PCN’s apóiam-se em normas legais e procuram contribuir na busca de respostas e problemas identificados no ensino fundamental, objetivando uma transformação desse ensino, buscando atender às demandas da sociedade brasileira na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com