TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PADRONIZAÇÃO RELATORIO PADRONIZAÇÃO PRONTO

Por:   •  23/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

 

Relatório da prática de laboratório

Ministrada pelo professor Ulisses Alberto

Da disciplina Química Analítica Instrumental.

CONFRESA- MT
JUNHO/2022

LAIZA MARQUES OLIVEIRA

RELATÓRIO: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES.

Relatório apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – Campus Confresa, como parte dos requisitos de avaliação da disciplina de Química Analítica Instrumental do curso Licenciatura em Ciência da Natureza com Habilitação em Química para obtenção de nota.

Professor: Ulisses Alberto

CONFRESA-MT
JUNHO/2022

SUMÁRIO

1. Objetivo        4

2. Introdução        4

3. Parte Experimental        5

3.1 Materiais / Equipamentos................................................... 6

3.3 Procedimento        6

4. Análise de resultados         7

4.1 Observações /Resultados        7

5. Discussão        9

6. Conclusão        10

7. Referências         11

OBJETIVO

  1. Objetivo Geral.  
  • Determinar, com maior precisão, a concentração da solução de NaOH e HCl.

  1.  Objetivo Específicos.  
  • Treinar as técnicas de titulação utilizando buretas convencionais.
  • Identificar o ponto de viragem na titulação.
  • Preparar e padronizar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH).

INTRODUÇÃO

De acordo com o Luana Bueno, 2017 a padronização de soluções, é conhecida também por titulações, volumétricas ou análise volumétrica tem como objetivo de descobrir a concentração de uma titulação, através de uma solução com a concentração já conhecida como o titulante ou o padrão.  

Portanto, o método consiste em adicionar lentamente o titulante ao titulado até que os dois se reajam por completo. Além da substância analisada é necessário adicionar o indicador, ele irá definir quando a reação finalizou conseguindo alterar a cor da solução. Assim que finaliza esse processo é preciso fazer os cálculos necessários para determinar a concentração do titulado, esses cálculos são baseados nos volumes de cada substância e na concentração padrão utilizada em cada titulação.

Segundo Marta cunha. 2014 para a padronização de uma solução é fundamental a utilização de substancia padrão. Os padrões primeiros tem características de um elevado grau de pureza, fácil obtenção, purificação, dessecação e observação e um alto indicie de kps podendo formar uma solução perfeita, possui grande solubilidade em água, peso molecular elevado, custo baixo e são estáveis quanto em solução e em estado líquido. Então a padronização é feita através de analise volumétrica, sendo uma análise quantitativa que precisa da medição do volume de solução padrão necessária para completar uma reação particular.

O procedimento de titulação trata-se de um método químico para determinar a concentração de uma substância através da utilização de um ácido e uma base contendo um indicador de pH e indicando a neutralização da substância, quando a substância de uma concentração desconhecida é um ácido, utilizaremos a base de concentração conhecida para então determinar a concentração do ácido ou vice-versa. (LEIA MORAES .2017).

De acordo com SKOOG. 2006 as titulações é um dos procedimentos analíticos mais corretos, na titulação o analito reage com reagente padronizado que é o titulante em uma reação de estequiometria conhecida. Portanto, a quantidade de titulante pode ser variada até que seja alcançada a equivalência química, como é indicado pela a alteração da cor de um indicador químico, essa quantidade do reagente padronizado necessária para chegar até a equivalência é possível ser relacionada com a quantidade de analítico presente. Então a titulação é considerada um tipo de comparação química.

Na titulação do ácido forte HCl com a base forte NaOH, uma solução padronizada de NaOH é usada para indicar a quantidade de HCl presente. (SKOOG.2006)

PARTE EXPERIMENTAL

  • MATERIAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS:  

  • . Pipeta volumétrica, bureta, erlenmeyer, balão volumétrico, pipeta com água destilada, conta gota, bastão de vidro e Becker.
  • Água destilada, fenolftaleína, hidrogenoftalato de potássio, hidróxido de sódio, ácido clorídrico, hidróxido de sódio (recém- padronizada).

1º PROCEDIMENTO

  • PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO.

. Iniciamos o procedimento, organizando todos os materiais, vidrarias, equipamentos, soluções sobre a bancada. Utilizamos em seguida, uma pipeta volumétrica, pipetar 10,0 ml da solução padrão de hidrogenoftalato de potássio a 0,1000mol/L.

Logo depois, transferimos este volume para um frasco erlenmeyer de 250 ml , foi necessário acrescentar quatro gotas da solução indicadora de fenolftaleína. Em seguida, preencher a bureta com a solução de hidróxido de sódio. (Observa a técnica de preenchimento da bureta).

Para iniciar a titulação foi adicionando lentamente a solução de NaOH no erlenmeyer, até o aparecimento de uma coloração rosa bem clara. Por fim, verificar os resultados anotar o volume da solução titulante que foi gasta. Em seguida, foi necessário repetir mais uma vez o mesmo procedimento

2º PROCEDIMENTO

  • PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE ÁCIDO CLORÍDRICO.

Foi dado o início no 2º procedimento organizando todos os materiais, vidrarias, equipamentos, soluções sobre a bancada. Utilizando-se uma pipeta volumétrica, pipetou-se 10,0 ml da solução de ácido clorídrico. Logo depois, transferiu este volume para um frasco erlenmeyer de 250 ml e acrescentou quatro gotas da solução indicadora de fenolftaleína.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (706.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com