TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA PREPARO DE SOLUÇÃO

Por:   •  24/7/2020  •  Ensaio  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Preparo de solução.        

Uma solução é uma mistura de duas ou mais substâncias que formam um sistema

Simplex. Geralmente, as maiores quantidades de ingredientes são chamadas solventes e o menor é chamado de soluto. Geralmente é necessário saber

A quantidade relativa de soluto e solvente, portanto, deve ser entendida como

Concentração da solução, uma certa quantidade de soluto solvente em solução.

A solução pode ser insaturada, saturada ou supersaturada. Quando não saturado, a proporção de soluto para solvente ainda é suficiente para manter a solução uniforme, ou seja, o soluto é diluído no solvente. Uma solução homogênea que está em equilíbrio e no limite do soluto máximo é chamada de solução saturada. Se continuarmos adicionando soluto à solução em algum momento, ele começará a deixar o excesso de soluto no fundo do recipiente e se tornará uma solução saturada.

Nessa pratica foi abordada alguns assuntos referentes ao preparo e a cuidados a serem tomados tais como, banhos de gelo para reações muito exotérmicas, uso de capela para as soluções com geração de gases tóxicos e ou odores fortes, a ordem  1° água, 2° ácido em soluções ácidas, realização de ambiente nas vidrarias para evitar contaminações, o uso dos EPI´s, e aferição de menisco (inferior).

as soluções obtidas foram: Hidróxido de sódio NaOH 40%, Arsenito de sódio 0,1 mol, solução de fosfato de sódio e amônio 10%, Ácido clorídrico 0,1 mol, Ácido sulfúrico 1:1.

Indicador de pH com repolho roxo.

O indicador ácido-base é uma substância que muda de cor e informa se o meio é ácido ou alcalino. Existem indicadores sintéticos como fenolftaleína, azul de bromotimol, papel de tornassol e laranja de metila. No entanto, também existem algumas substâncias nos vegetais que podem ser usadas como indicadores naturais de base ácida. E nessa pratica aprenderemos como criar um indicador ácido-base a partir do repolho roxo e aprenderemos como ele muda de cor, alterando o pH do meio com certos produtos usados ​​no dia-a-dia. foram utilizadas substancias que podemos encontrar em nossas casas tais como: água oxigenada, leite de magnésia, soda (refrigerante de limão), vinagre, suco de limão, água sanitária e pasta de dente.

As substâncias presentes nas folhas de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas, em água (pH neutro = 7), esse indicador tem coloração roxa, mas conforme a imagem a seguir mostra, ele muda de vermelho em solução ácida (pH < 7) para púrpura e depois verde em solução básica (pH > 7). No caso de a solução ser fortemente básica, ele torna-se amarelo. Se pôde notar que os produtos de limpeza são geralmente básicos. Por exemplo, a água sanitária é baseada em hipoclorito de sódio (NaClO). entretanto, muitos alimentos são ácidos, por exemplo, o vinagre é composto de ácido acético, os limões têm ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina C) e o valor do pH é muito baixo (o pH dos limões = 2).

Reações de Oxirredução

Uma reação de oxirredução é caracterizada como um processo simultâneo de perda e ganho de elétrons, pois os elétrons perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. Essa é a reação que causa a descoloração do permanganato de potássio (KMnO4)

Na edução do íon permanganato (MnO4-) a solução do íon tem uma cor roxa, quando reage com vinagre (meio acido) e peróxido de hidrogênio, forma íons de manganês, que é incolor. ácido acético (CH3COOH – vinagre).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com