TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA E A CAPACIDADE DE REPRODUZIR FENÔMENOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA FEIRA DE CIÊNCIAS

Por:   •  1/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

A QUÍMICA E A CAPACIDADE DE REPRODUZIR FENÔMENOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA FEIRA DE CIÊNCIAS

Daniele da Silva Santos¹ Maria da Vitória Santos do Nascimento¹

Trabalhar novas práticas de ensino que atenda as dificuldades dos discentes no ensino da química, mostrado cada vez mais frequente o uso de novos métodos que sejam eficazes e que supra essas dificuldades abordadas pelos discentes, um desses métodos é a feita de ciências, onde cada um contribui para o sucesso de todos. A feira de ciências tem a eficácia de promover nos estudantes a busca de soluções para situações problemas, a capacidade para explicação cientifica de fenômenos físico-químicos e o trabalho em grupo. Através desse evento os lecionandos expõem os trabalhos que lhes tomaram horas de estudos com investigação, informação, conceitos, interpretação e organização de dados, onde o discente terá a função de interlocução de projetos elaborados por eles no decorrer do ano letivo.

Essa educação cientifica desenvolve na escola e no discente um papel de larga importância, tal como no desenvolvimento pessoal e amplificação do conhecimento, em razão de que discente e docentes promovem uma investigação por temas científicos que comumente não são discutidos em sala. O aumento da pratica comunicativa, em vista da correspondência de saberes e a troca de conhecimentos a partir da convivência com outros indivíduos. A modificação de costumes e comportamento, por consequência da evolução da auto confiança e disposição, bem como a aprendizagem de habilidades como raciocínio, conceptualização, dedicação, diagnostico, síntese e estimativa. O desenvolvimento do pensamento indagador com o amadurecimento da competência de qualificar o respectivo projeto e dos demais. A maior compreensão e relevância, tendo como resultado o pleno incentivo para o aprendizado de conteúdos referentes a ciência e o desempenho da criatividade dirigindo se a exibição de inovação, consequentemente buscando encontrar diferentes formas de suceder seus trabalhos, a fim de que sua apresentação se torne atraente.

A experimentação desperta no discente um forte interesse na busca pelo conhecimento químico, apresentando um caráter motivador, lúdico e interdisciplinar. Os fenômenos químicos reproduzidos, tem a capacidade de aumentar o aprendizado teórico e prático, de um modo que envolve o discente no tema proposto, tornando um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento e ao mesmo tempo expor seu pensamento cientifico para um público diverso.

Em alguns casos os discentes relatam que é bem mais fácil aprender os conteúdos de química observando ou fazendo os experimentos ou fazendo comparações com o cotidiano de cada um, pois é mais fácil de entender de forma mais contextualizado ou dinâmico, priorizando sempre o processo ensino-aprendizagem ao ensino da química de forma contextualizada, ligando sempre o ensino aos acontecimentos do cotidiano dos discentes, para que os mesmos possam perceber a importância socioeconômica da química, numa sociedade avançada, no sentido tecnológico .

A Feira de Ciências da escola José Luiz Neto localizada na cidade de Barra de Santa Rosa-PB ocorreu no dia 25 de setembro de 2017, teve o intuito de trabalhar novas práticas de ensino voltado para os experimentos de Destilação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com