TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA ORGÂNICA

Por:   •  15/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

TEMAS: diversidade cultural e direitos humanos e relações ético-raciais e indígenas

A sociedade que coloca a igualdade á frente da liberdade irá terminar sem igualdade e liberdade (Milton Friedman). A diversidade é uma realidade concreta, um processo humano e social presente nas práticas cotidianas de cada povo e encontra-se inserida no processo histórico. Isto insinua que a nossa percepção do mundo possui traços decorrentes da concepção multiculturalista dos Direitos Humanos.

O Brasil é conhecido como um país de misturas de culturas, etnias, religiões entre outros, o que torna imensa a diversidade em meio ao povo brasileiro, atualmente é grande a riqueza cultural que o país carrega, tais que vem passado de gerações para gerações mantendo assim os costumes aqui iniciado, e juntamente com essa riqueza cultural.

Cabe pontuar que, na Constituição Cidadã de 1988, houve o reconhecimento dos direitos culturais dos povos indígenas, entretanto, atualmente são poucas regiões do país que disponibilizam de uma estrutura adequada que garanta o respeito à organização social desse grupo, mantendo as tradições, culturas, línguas e crenças de cada etnia. Nesse contexto, a luta travada contra a apropriação cultural se torna obsoleta, visto que, dentro de uma sociedade, valores culturais estão em constante mudança e movimento, restando apenas o valor uno que torna todos iguais, a humanidade.

Ante o exposto, visando uma sociedade mais tolerante, é mister resolver o problema em questão. Assim, o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura devem criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas, por meio de palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito da multiplicidade cultural brasileira -uma vez que ações lúdicas coletivas têm imenso poder transformador- com o fito de conscientizar a comunidade escolar e, por conseguinte, a sociedade geral. Com isso, o país poderá se ver livre desse pensamento intolerante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com