TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Ambiental

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Ministério da Educação[pic 1]

Secretária de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

 Campus Iporá

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA Á SANEAGO

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano Campus Iporá, como requisito parcial para aprovação em Química Ambiental, do 8º período.

Docente: Thaís Moraes Arantes

Discente: Jhonata Pereira Borges

Iporá - Go

Novembro, 2017

Relatório visita técnica na unidade abastecimento de agua “saneago de IPORÁ”

        O processo de tratamento de água é procurado para muitas atividades econômicas, como também, para tarefas do dia a dia, assim, a água que será utilizada deve passar pelo procedimento de tratamento. Tal forma pede diversas etapas, que corretamente seguidas, garantem a qualidade da água. O tratamento de água pode converte-se mais complexo e de elevado custo devido às impurezas proveniente dos mananciais de coleta de água, como despejo de resíduos com alto teor de matéria orgânica. Para mostrar a importância do estudo do tratamento de água, bem como, as estações de tratamento de água, passou-se a uma busca bibliográfica das etapas envolvidas no tratamento de água e as impurezas presentes na mesma. Logo, verificou que para que a qualidade muitos fatores de referência são necessários, como por exemplo, pH, cor e turbidez. Então cada município deve fornecer sempre água sempre saldável e de boa qualidade de acordo com os devidos processos de tratamento de água.

           Na visita técnica a unidade de tratamento de água de Iporá, foi explicado cada processo de tratamento de água da cidade de Iporá, primeiramente foi falado um pouco como foi requerido o manancial certo para o abastecimento de Iporá através de estudos, o mais viável foi o córrego ribeirão santo Antônio pois tinha uma bacia mais consistente com maior volume, nesta unidade fazem um recalque forçado para que a agua chegue até a estação no dia a vazão da água estava apenas de 70 litros por segundo.

[pic 2]

           O primeiro processo de tratamento e o floculação de tipo chicana, onde vai fazer a mistura do reagente sulfato de alumínio, onde esse floculador mistura a agua com o reagente a deixando homogênea o uso desse processo fazem que o sulfato de alumínio vai agregar partículas orgânicas em suspensão até o final de floculação.

[pic 3]

           O segundo processo e a decantação que e o processo onde partículas orgânicas são mais pesadas vão para o fundo de um tanque até separar a água da sujeira essa água entra em orifícios e sai nas canaletas coletoras do decantador.

[pic 4][pic 5]

          A terceira etapa e a de filtração que são chamados de filtros descendentes na unidade tem dose células para três células de decantador elas são construídas por camadas de cascalho, essas células de filtração da unidade são construídas por sete camadas, quatro de cascalho duas de pedregulho e duas de areia e feita a retro lavagem em queda livre, a matéria orgânica que sobrou e limpo no processo de filtração e da água, essa matéria orgânica e retirada nessa retro lavagem.

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (942.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com