TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Ambiental

Por:   •  2/9/2021  •  Artigo  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

Química Ambiental e Gerenciamento de Resíduos

Atividade 2 -  postar 19/03/2021

Prof. Me. Fernanda Ferraz Lima

          Aluno: Ana Carolina Tiburcio

  1. Os principais vilões da destruição catalítica da camada de ozônio são os CFC’s e a quantidade de átomos da molécula é determinada pela regra dos 90. O número obtido pela soma do código do CFC com 90 resulta em um número que corresponde sucessivamente à quantidade de carbono, hidrogênio e flúor. Analisando assim os CFC’s 124 e 131 quais são suas formulas moleculares?

C2HF4Cl                                                                                     C2H2FCl3

                                                                                                                                                                 

F       F                                                                                                                 F        F                                       

                                                                                                                       [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

C      C       H                                                         Cl            C       C       H                            [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

                                                                                                                             

F       F                                                                             F        F

  1. Os óxidos de nitrogênio e os hidrocarbonetos voláteis são os principais ingredientes da formação do smog fotoquímico, uma condição que aflige um número crescente de cidades e seus arredores. O smog fotoquímico pode se formar sempre que uma grande quantidade de gases de exaustão automotivos e industriais é confinada por uma camada de inversão térmica sobre uma localidade que seja exposta ao sol. Portanto o smog fotoquímico se caracteriza por um acúmulo de fumaça que contém ozônio e outros agentes oxidantes. De acordo com as informações escreva as reações que caracterizam a formação de ozônio troposférico.

O+ UV (λ< 320 nm) → O2* + O*

ATIVIDADE3

  1. Uma das preocupações com a destruição da camada de ozônio da atmosfera é o aumento da incidência de câncer de pele. Explique a relação que existe entre a destruição da camada de ozônio e o aumento da incidência desse câncer.

A principal tarefa  da camada de ozônio é impedir que os raios ultravioletas passem pela atmosfera e caiam de alguma maneira na superfície da terra.

     Quase todos os raios ultravioletas altamente nocivos à vida são absorvidos.

Devido ao alto índice de poluição, a camada de ozônio tem sido afetada, causando assim a passagem destes raios UV.

     Os raios ultravioletas provocam alterações estruturais no DNA das células,       sendo assim podem levar ao câncer de pele.

  1. Os principais vilões da destruição catalítica da camada de ozônio são os CFCs (clorofluorcarbonos) utilizados como gás refrigerante em refrigeradores e aparelhos de ar condicionado, os halons usados em alguns extintores de incêndio e solventes clorados usados em lavagem a seco. Explique porque os CFC’s são responsáveis pela destruição catalítica da camada de ozônio e qual sua relação com o efeito estufa.

A degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio

Desse modo, os átomos de cloro terão um efeito devastador, pois esse ClO formado reagirá novamente com os átomos livres de oxigênio, formando mais átomos de cloro, que reagirão com o oxigênio e assim por diante.

Assim, um simples átomo de cloro pode destruir cerca de um milhão de moléculas de ozônio, levando ainda em consideração o fato de que os CFCs permanecem na troposfera por aproximadamente 100 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (219.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com