TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Ambiental

Por:   •  24/3/2022  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Kechilli Martins Fernandes dos Santos

Questão 2

a) Não, pois a estratosfera é composta por diversos gases, como óxido de nitrogênio, halogênios, ácido nitrico e ozônio e nela que se encontra a camada de ozônio. Já a troposfera é a camda da atmosfera, que está em contato com a superfície terrestre, contendo 78% de Nitrogênio e 21% de Oxigênio e 1% de outros gases.

b) Sim, a tropopausa faz o clima se alinhar, neste nível de altura o ar é completamente seco.

3) Está relacionado com a temperatura da estratosfera, as nuvens polares estratrosfericas, tem importância na destruição de O3, porém sua formação é feita abaixo de -78°C, as nuvens possuem cristais de gelo, que transformam os compostos não reativos em reativos, o que podem destruir o O3, assim que houver a presença de luz para iniciar as reações. Havendo essa dependência das nuvens , a radiação solar e o principal motivo, pela qual esse buraco na camada de ozônio aparece anualmente. As consequências dessa destruição causam ao meio ambiente a diminuição do tamaho das plantas, assim diminuindo também a taxa de fotossintese, compromete o desenvolvimento dos organismos aquáticos, sendo prejudicados pelos raios ultravioleta. Na saúde humana pode causar, câncer, envelhecimento, cegueira e degenaração do DNA.

4) O protocolo de Montreal é um tratado ambiental, que visa a proteção da camada de ozônio, ele foi bem sucedido, pois houve a redução das substâncias, que destruiam a camada e as que eram reativas. São sete grupos Clorofluorcrbono(CFC's), Hidroclorofluorcarbono (HCFC's), Brometo demetila,Tetracloretodecarbono(CTC),Metilclorofórmio,Hidrobromofluorcarbono (HBFC's) e halons. No Brasil foi aderido em 1990 por meio do decreto 99.280, todas as emendas foram ratificadas, são elas emenda de Londres(1990) Copenhague (1992) Montreal (1997) e de Pequim (1999).

5) O Smogfotoquímico, se forma na troposfera, com a interação entre o ar troposferico e a superfície terrestre máxima, combinação de fumaça e e névoa. Provém da queima incompleta de combutiveis fósseis, são necessários para gerar o smog, radiação ultravioleta, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio, sendo os dois ultimos utilizados em automóveis e caminhões. Ocorrendo a inversão térmica, que contém compostos químicos minímos formadores do smog com a dispersão a interação com a luz solar, proporcionando o fenômeno.

6) É um regulamento, que trata da gestão da qualidade do ar,para determinar a concentração de poluentes na atmosfera. O orgão resposável por essa regulamentação no Brasil é o CONAMA, pela resolução 491/2018. Sete definições para a medição e índice de qualidade do ar, fumaça, dióxido de enxofre, ozônio, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, partículas inaláveis e partículas totais em suspensão.

Referências

WINDTEC. ''Padrões de qualidade do ar: Você já sabe tudo que precisa?''. Disponível em < https://www.windtec.ind.br/blog/padroes-de-qualidade-do-ar-voce-ja-sabe-tudo-que-precisa#:~:text=Os%20padr%C3%B5es%20de%20qualidade%20do%20ar%20s%C3%A3o%20partes,da%20sa%C3%BAde%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20e%20do%20meio%20ambiente> Acesso 20 de Março de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com