TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral e Experimental

Por:   •  8/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Departamento de Ciências e Tecnologias-DCT 

Disciplina: Química Geral e Experimental I

Docente: Joelia Martins Barros

              Cinética Química

           Samara Silva Ferreira

          Ana Luiza Santos Fonseca

 

                                                                               Jequié-BA

                                                               2023

                                                               

RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Fatores que alteram a velocidade de uma reação l.

Dividimos um comprimido de antiácido em quatro partes iguais, logo em seguida separamos três tubos de ensaios, adicionando água quente no tubo 1, água na temperatura ambiente no tubo 2, e água gelada no tubo 3, todos com a mesa quantidade de água (2,0 ml). Colocamos uma parte do comprimido em cada tubo de ensaio, e anotamos o tempo de reação (efervescência).

Obtivemos os seguintes resultados:

TUBO 1: 01.00.01

TUBO 2: 01.05.73

TUBO 3: 01.44.49

Utilizamos mais 3 tubos de ensaios para adicionar um comprimido dividido ao meio, e trituramos com o auxílio de uma espátula ou bastão de vidro. Colocamos novamente volumes iguais de água à temperatura quente tubo 1, ambiente tubo 2, e gelada tubo 3. Colocamos cuidadosamente o comprimido triturado na espátula com a mesma proporção para cada um deles, e adicionamos aos tubos, cronometrando cada um deles.

Comprimido triturado:

[pic 1]

Obtivemos os seguintes resultados:

TUBO 1: 00.13.54

TUBO 2: 00.53.47

TUBO 3: 00.41.37

 

DISCUSSÃO:

Observamos que a reação ocorre com maior velocidade aos tubos 1, onde se encontra a água aquecida, isto é, porque um dos componentes desse comprimido é o bicarbonato de sódio que solubiliza em água quente muito mais facilmente. De um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Podemos acelerar uma reação lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada. Entretanto quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será a velocidade da reação, sendo assim, o procedimento mais rápido ocorre no tubo onde se encontra o comprimido triturado. Os antiácidos efervescentes quando triturados se dissolvem com uma velocidade maior do que se estiver em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contato fica maior para reagir com a água. Consequentemente o comprimido que foi colocado no tubo com água gelada tanto o comprimido inteiro quanto o triturado o procedimento foi mais demorado (Lento).  Além disso o aumento da temperatura aumenta o grau de agitação das moléculas e faz com que fique mais fácil elas se chocarem uma com a outra e a reação acontecer.

 

4.2 Fatores que alteram a velocidade de uma reação II.

Em um tubo de ensaio, colocamos 1,0 ml de água destilada e 5,0 ml de solução de ácido clorídrico 1,0 mol L-1. Lixamos a fita de magnésio para livrá-lo de impurezas, com o auxílio de uma pinça metálica, pegamos um pedaço da fita de magnésio metálico.  Em um segundo tubo, colocamos 1,0 ml de solução de ácido clorídrico 1,0 mol L-1 e 5,0 ml de água destilada. Adicionamos, simultaneamente, cerca de 0,050 g de Mg em cada tubo, ao mesmo tempo e observamos em qual delas há maior produção de gás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (263 Kb)   docx (196 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com