TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Orgânica

Por:   •  8/4/2020  •  Exam  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

Exercício 1:

Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído unicamente por átomos unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor.

Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de profundidade) e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, carvão etc). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH ), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra. Assim, marque a opção correta quanto às características dos hidrocarbonetos:

A) São compostos por carbonos e hidrogênio

B) São pouco reativos, apolares e insolúveis em água;

C) Seu ponto de fusão pode ser aumento com a inclusão de átomos de carbono;

D) Seu ponto de ebulição pode ser aumentado com o acréscimo de átomos de carbono;

E) Todas as opções estão corretas.

Justificativa: Como informado no enunciado, os hidrocarbonetos são formados por carbono e hidrogênio através de ligações simples, duplas ou triplas. Aumento a massa molecular dos hidrocarbonetos, é possível aumentar seu ponto de ebulição e, então, seu ponto de fusão, através do acréscimo de carbono. Por apresentam interação fraca do tipo dipolo induzido, são apolares e por essa razão, insolúveis em agua. Por serem menos densos que a agua, os hidrocarbonetos são pouco reativos. Dessa forma, todas as opção estão corretas.

Exercício 2:

Marque a opção correta:

A) Alcanos são hidrocarbonetos compostos orgânicos que possuem apenas ligações duplas;

B) Alcenos são hidrocarbonetos com ligações triplas;

C) Alcino são hidrocarbonetos que possuem uma ou mais ligações triplas;

D) Os hidrocarbonetos podem ser classificados: alcanos e alcenos;

E) Alcanos são hidrocarbonetos alifáticos insaturados.

Justificativa: De acordo com a formula geral dos Alcinos (CnH2n-2) é possível sempre encontrar uma ligação tripla, verificando que a alternativa C está correta.

Exercício 3:

Marque a opção ERRADA quanto às características dos hidrocarbonetos:

A) O aumento de um único átomo de carbono altera o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos em aproximadamente 20 a 30 graus;

B) Para que se aumente o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos deve-se diminuir a quantidade de carbonos presentes em sua estrutura química;

C) A presença de ramificações nos hidrocarbonetos é um fator importante para a diminuição dos pontos de ebulição e fusão;

D) Os hidrocarbonetos apresentam solubilidade em benzeno éter e clorofórmio;

E) Os hidrocarbonetos apresentam densidade menor que a água.

Justificativa: Para que se aumente o ponto e ebulição dos hidrocarbonetos, é preciso que sua massa molecular aumente. Assim, aumentando o número de carbonos, aumenta-se também o ponto de ebulição.

Exercício 4:

Observe a afirmação e marque a opção correta: "As ligações covalentes dos hidrocarbonetos são formadas de acordo com o compartilhamento de elétrons..." assim, marque a opção correta quanto à formação das ligações.

A) Na formação das ligações covalentes simples evolvem apenas um par de elétrons;

B) Na formação das ligações covalentes duplas evolvem quatro elétrons (dois pares) de elétrons;

C) Na formação das ligações covalentes triplas evolvem seis elétrons (três pares) de elétrons;

D) O carbono (C) pode formar 4 ligações, entre elas: ligações simples, duplas e triplas.

E) Todas as alternativas estão corretas.

Justificativa: A principal característica do carbono é sua capacidade de formar ligações de acordo com sua camada de valência, podendo essas ligações serem simples, duplas ou triplas, dependendo do átomo ligado à ele. Assim, os hidrocarbonetos – formados primariamente de hidrogênio e carbono – herdam essa característica.

Exercício 5:

Observe as afirmativas à baixo e marque a opção correta: I. Os hidrocarbonetos podem ser classificados quanto a cadeia carbônica como: alifáticos e cíclicos; II. Os hidrocarbonetos alifáticos como: alcanos, alcenos, Alcino, alcadienos ; III. Os hidrocarbonetos cíclicos pelo menos uma cadeia carbônica fechada.

A) Apenas a opção I está correta;

B) As opções I e III estão corretas;

C) As opções II e III estão corretas;

D) As opção I e II estão erradas;

E) Todas as opções estão corretas.

Justificativa: Os hidrocarbonetos são compostos provindos de ligações estre hidrogênio e carbono. Visto que o carbono é tetravalente, ele pode realizar diferentes tipos de ligações formando, assim, diferentes grupos de hidrocarbonetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com