TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reação de Thermita Na Química

Por:   •  8/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Moliterno – 4740

Experimento B – Reação de Termita

Conhecida também por “Reação de Goldschmidt” é altamente exotérmica, a qual ocorre com a oxidação de um pó de metal pelo óxido de outro metal Em geral, o pó utilizado é o alumínio (reação aluminotérmica) como metal necessário da mistura e pode atingir a temperatura de 2500 °C se for utilizado óxido de ferro III (Fe2O3). Porém tal reação precisa de uma energia de ativação para acontecer, utiliza-se fitas de magnésio, pólvora negra ou outras reações. 

[pic 1]

Na foto, observa-se 110g de Termita.

Existem muitos usos para Termita, no meio civil é utilizada para consertar soldagens locais (como eixos de locomotivas) sem ter que retirar as peças envolvidas. Há, ainda, os Processos Thermite, os quais são usados para a purificação de compostos de outros metais.

Quando a Termita é feita usando óxido de ferro III, para alcançar a máxima eficiência, essa mistura é vendida com o nome de "thermite para fonte de calor para soldagens"). A fórmula completa para a reação usando o óxido de ferro III é:

[pic 2]     [pic 3] 

Apesar de sua criação ter sido interessada na produção de metais de grande pureza, tal reação é amplamente utilizada no meio militar, como em granadas de termita que são peças incendiárias para destruir rapidamente itens e equipamentos que correm risco iminente de serem capturados por forças inimigas ou na inutilização de peças de artilharia inimiga. Em um dos maiores episódios da Segunda Guerra Mundial, no Dia D, o 2º Batalhão de Rangers usou granadas de térmita contra a artilharia alemã, em Pointe Du Hoc.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Termite

www.emsintese.com.br/2010/termita

A Reação de Termita é extremamente exotérmica, podendo chegar a 2500ºC e acontece pela oxidação de um metal por um óxido de outro metal por simples troca. Geralmente para a reação, utiliza-se alumínio ou magnésio. Quando a reação se desdobra com o alumínio e óxido de outro metal, normalmente óxido de ferro III, é denominada reação aluminotérmica. É utilizado para consertar soldagens locais (como eixos de locomotivas) sem ter que retirar as peças envolvidas. No meio militar é usada em granadas de termita que são peças incendiárias para destruir rapidamente itens e equipamentos que correm risco iminente de serem capturados por forças inimigas ou na inutilização de peças de artilharia inimiga.

Experimento:

[pic 4]     [pic 5] 

Considerando a reação aluminotérmica (com alumínio), o elemento é oxidado pelo óxido de ferro III, formando ferro metálico e óxido de alumínio.

[pic 6]

Foram misturados 4,5g de Alumínio em pó em um recipiente e 16,5g de óxido de ferro III em outro, após misturar os reagentes em lata de alumínio, utilizou-se para a ignição quantidades iguais de clorato de potássio (KClO3) e açúcar refinado (sacarose-C12H22O11), assim sendo iniciada com o auxílio de um pavio.

Consequências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (185.9 Kb)   docx (131 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com