TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A corrosão é um processo que se resulta pela ação do meio em um material particular

Por:   •  10/12/2017  •  Artigo  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 9

Inibindo a corrosão no aço carbono em solução de HCl pelo uso de extrato aquoso decasca de cebola marrom.

 O efeito do extrato aquoso de casca de cebola marron no processo de corrosão do aço carbono em 1 mol/L HCl foi examinado. Os resultados eletroquímicos, incluindo o deslocamento do potencial de corrosão e a ação inibidora em ambas curvas de polarizações anódica e catódicas mostrou que o extrato examinado agiu com um inibidor do tipo misto. Os resultados das medições da impedância eletroquímica mostraram que os valores Ret aumentaram na presença do inibidor chegando a 94% de eficiência inibidora na presença de 300 mg/L do extrato. A eficiência da inibição do aço carbono em 1 mol/L de HCl aumentou de acordo com o aumento da temperatura e a energia de ativação aparente (Ea) da dissolução do aço carbono diminuiu na presença do extrato, na qual é sugerido um forte ligação de quimiopressão entre os componentes presentes no extrato da cebola e na superfície do metal. As análises do extrato mostrou a baixa volatilidade dos compostos com 3(2H)-Furanona, 2-Hexyl-5-methyl- como maior composto volátil e a base nitrogenada (5-octadecyl-yramidine-2,4,6-trione)que talvez possam ativar uma importante função no processo de inibição.

INTRODUÇÃO

 A corrosão é um processo que se resulta pela ação do meio em um material particular, causando geralmente, parcialmente, superficialmente ou estruturalmente a deterioração por um ataque eletroquimico, químico ou eletrolítica. Os problemas com a corrosão são comuns na industria de petróleo, aonde aproximadamente 50% das falhas materiais nas indústrias de petróleo e nas plantas petroquímicas são causadas por esses fenômenos, que promovem perdas econômicas, ambientais e humanas.

 Os inibidores de corrosão são amplamente usados em industrias para combater a corrosão metálica, como são capazes de diminuírem e até mesmo eliminarem os processos corrosivos, tendo lugar no transporte, produção e armazenamento do petróleo e seus derivados. A maioria dos inibidores usados na corrosão de ácidos em indústrias são compostos orgânicos que consistem em átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre. Inibidores que contem duas ou três ligações tem a importante função de facilitar a absorção desses compostos nas superfícies metálicas, desde que a ligação possa ser formada entre os pares de elétrons e/ou a nuvem de elétron-PI com átomos doadores e em superfície metálica, reduzindo assim o ataque corrosivo em meio acido.

 A introdução desses compostos no meio leva a uma necessidade adicional para um futuro tratamento dos sistemas de disposição de processamento, deixados como efluentes. Esse tratamento é necessário para garantir a manutenção dos níveis permitidos do composto ou do elemento, na qual são controlados pela legislação ambiental. A definição das tecnologias apropriadas que tratam da eficiência do tratamento de águas residuais é um fator decisivo para o licenciamento ambiental e para o comissionamento das plantas petroquímicas.

 As preocupações com a sustentabilidade ambiental e os elevados custos dos inibidores sintéticos motivados pela pesquisa mais barata e alternativas amigáveis ao meio ambiente como os inibidores de corrosão derivados dos produtos naturais. Além disso, o processamento de comida gera subprodutos e desperdícios que são ricos em biocompostos que podem oferecer prontamente disponível fontes naturais de antioxidantes. Que geralmente é conhecida pela produção da extração química dependendo dos tipos de solventes que tem variação de polaridade, tempo de extração e temperatura, a proporção amostra-solvente também podem estar nas características físicas e na composição da amostra. Em estudos anteriores pelo nosso grupo, nós observamos que o extrato aquoso da casca de alho, grãos de café, cascas de frutas e o bagaço da uva, são inibidores bastante efetivos contra a corrosão do aço carbono 1020 em HCl aquoso 1 mol/L. Adicionalmente, a eficiência de inibição da corrosão pode ser maior que 97% dependendo da concentração do extrato natural aderido.

 Almaraj mediu a eficiência do extrato aquoso do Allium cepa (parte do interior da cebola)  como um inibidor de corrosão do aço carbono em lençóis freáticos pelo método da perda de massa. A formulação consiste em 3 mL do extrato do Allium cepa, 50 ppm de Zn2+ e 50 ppm de tartrato de potássio de sódio e resultou em uma eficiência de inibição em 97%. Os autores mostraram os efeitos sinérgicos entre cebola-Zn2+-sistema tartrato. O tanino de pele de cebola vermelha foi encontrado para ser um inibidor de corrosão eficiente ao alumínio em solução de acido hidrocloreto usando as técnicas de gravimetria, termometria, e espectrofotometria UV/visível. A cebola aquosa descascada também foi estudada como um inibidor natural de corrosão em sistemas de agua´s residuais industriais. Os resultados mostraram que ele tem uma ótima eficiência de inibição no níquel e cobre na qual 92%, 88% e 46%, respectivamente quando allium cepa estava presentea 0,6 g/L. Parikh estudou alguns compostos naturaisda cebola (allium cepa), alho (Allium sativum)  e cabaço amargo (Momordica Charantia) como inibidores de corrosão do aço macio em solução de HCl.

 Nesse sentido, o presente trabalho visa investigar a casca de cebola marrom (Allium cepa), um desperdício em comum, como um inibidor natural de corrosão do aço carbono 1020 em HCl, e para estudar a composição, conciliando a volatilidade dos compostos, que podem apresentar atividades anticorrosivas.

EXPERIMENTAL

 O extrato da casca de cebola marrom foi obtido pela infusão na água. 200 mL de agua destilada em ebulição foram transferidas sobre 5g de casca de cebola moída e mantida em infusão por 60 minutos em temperatura ambiente. Essa extração foi filtrada e o liquido contendo os biocompostos de interesse para esse estudo foi congelada. Depois de congelada, a extração foi levada para ao processo de liofilização para remover toda a água contida. O pó final obtido foi usado como inibidor de corrosão para o aço carbono 1 mol/L HCl.

2.2 ANÁLISE

 Os voláteis do extrato da casca de cebola marrom foram analisados por espectofotometria de massa de Micro-extração em fase sólida no espaço de cabeça. Uma grama do extrato da casca de cebola foi transferida para um frasco pequeno de 10 mL, selado com vedações de aluminio com PTFE/spto de silicone, e esquentado até que atingi-se o equilibrio de 60°C por 1h, com agitação constante em  banho de glicerina sobre uma placa de agitação magnética termostática. Para a extração do espaço de cabeça, usou-se fibras de divinilbenzeno/carboxeno/polidimetilsiloxano (DVB/CAR/PDMS, 50/30 um, Supelco). As fibras DVB/CAR/PDMS foram condicionadas dentro do GC-MS por porta de injeção por 30 minutos a 250°C. As fibres pre-condicionadas foram expostas a amostra da cabeça de espaço por 15 min enquanto o pequeno frasco foi mantido a 60°C. A extração SPME do extrato liquido da casca de cebola também foi testada, mas os resultados não foram melhorados por esta tecnica, e a extração da cabeça de espaço foi adotada. As fibras retratadas e transferidas imediatamente a GC-MS porta de injeção para a injeção de dissorção, por 3 min a 260°C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com