TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DOS EFEITOS DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS BÁSICAS PÚBLICAS E PARTICULARES – UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Por:   •  4/4/2016  •  Artigo  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

CURSO DE PEDAGOGIA

TATIANA OTTONI TEATINI DE ANDRADE LOBO

ESTUDO DOS EFEITOS DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS BÁSICAS PÚBLICAS E PARTICULARES – UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

BRASÍLIA/DF

2014

TATIANA OTTONI TEATINI DE ANDRADE LOBO

ESTUDO DOS EFEITOS DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS BÁSICAS PÚBLICAS E PARTICULARES – UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

   Projeto de Pesquisa para a elaboração do TCC, do Curso de Pedagogia apresentado à Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

        Orientador: Profa. Aide Mara Bachtold Dias

BRASÍLIA/DF

2014

RESUMO

A educação deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudo para seu aperfeiçoamento, pois em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais, diversas condições ambientais que são originárias dos alunos e que necessitam de um tratamento diferenciado. Neste sentido devem-se desencadear atividades que contribuam para o desenvolvimento da inteligência e pensamento críticos do educando como, por exemplo: práticas ligadas à música e a dança, pois a música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude prazerosa no cotidiano do professor e dos alunos. Com isso este projeto visa estudar o efeito da música no desenvolvimento da criança durante as aulas semanais. É um projeto que enaltece atividades prazerosas e também a construção de novos conhecimentos, com elementos musicais diversificados. Esta pesquisa usou uma metodologia qualitativa através do material bibliográfico. Esse foi analisado e avaliado pela pesquisadora no intuito de saber quais os efeitos que a música causa na aprendizagem das crianças em sala de aula. Verificou-se, então, que o comportamento das crianças era de muita alegria a partir do momento que elas começaram a descobrir a magia da música em suas vidas.

Palavras-chave: Música, desenvolvimento cognitivo, aprendizagem.

  1. INTRODUÇÃO

A educação deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudo para seu aperfeiçoamento, pois em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais, diversas condições ambientais que são originárias dos alunos e que necessitam de um tratamento diferenciado. Neste sentido devem-se desencadear atividades que contribuam para o desenvolvimento da inteligência e pensamento críticos do educando como, por exemplo: práticas ligadas à música e a dança, pois a música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude prazerosa no cotidiano do professor e dos alunos (ONGARO, SILVA & RICCI, 2006).

        De acordo com Faria (2001), a música é importante elemento na aprendizagem, porque a criança já a ouve desde pequena, muitas vezes cantada pelas mães ao dormir. Na aprendizagem a música também é imprescindível porque desde o maternal as professoras usam a música como umas das ferramentas de ensino dentro da sala de aula.

        Quando bem trabalhada a música desenvolve raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões. Por esse motivo deve-se aproveitar esta rica atividade educacional dentro das salas de aula ou colocar a criança desde pequeno na musicalização infantil para desenvolver mais o seu cognitivo ajudando-o a compreender melhor as disciplinas dadas nas escolas (ESTEVÃO, 2002).

        A escola, enquanto espaço institucional para a transmissão de conhecimentos socialmente construídos, pode se ocupar em promover a aproximação das crianças com outras propriedades da música que não aquelas reconhecidas por elas na sua relação espontânea com a mesma. Cabe ao professor criar situações de aprendizagem usando ferramentas musicais de origens diversas, como, de outras famílias, de outras comunidades, de outras culturas de diferentes qualidades como: o folclore; musica popular; músicas eruditas entre outras (DUCORNEAU, 1984).

        Essas atividades musicais dentro da escola devem partir do que as crianças já conhecem desta forma, se desenvolve dentro das condições e possibilidades de trabalho de cada professor. Uma delas é trabalhar com as cantigas de roda que já são conhecidas por todas as crianças.  Elas são um tipo de canção popular que está diretamente relacionada com as brincadeiras de roda. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografia (ARAÚJO, 2006).

        De acordo com Faria (2001, p. 4): “A música passa uma mensagem e revela a forma de vida mais nobre, a qual, a humanidade almeja, ela demonstra emoção, não ocorrendo apenas no inconsciente, mas toma conta das pessoas, envolvendo-se trazendo lucidez à consciência”.

        Segundo Ongaro e Silva (2006): “A música como qualquer outra arte acompanha historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode se observar ao analisar as épocas, pois cada uma, ela está presente. Além disso, ela é algo constante na vida da humanidade e pode ser vista em todos os registros da história”.

        Ela não substitui o restante da educação, ela tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem o uso da música não é possível atingir a esta meta, porque nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo, do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade (GAINZA, 1988).

        Com isso, a música afeta as emoções, pois as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira-se a música, sem se dar conta na disso. A música é ouvida porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, proporcionando tais sentimentos como: alegria, melancolia, violência, sensualidade, calma entre outros, que constitui um fator importante formação do caráter do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com