TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA CONCETRAÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO

Por:   •  15/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Docente: Luís Henrique Bembo

Discente: Dayane Pereira Aguiar

Química Analítica Quantitativa

6ª período

Avaliação de Oxidorredução

  1. Se sabe que a titulação de oxidorredução, acontece pela reação de oxidação e redução, ou seja, a transferência de elétrons. Sabendo disso, descreva com suas palavras:

A red (aq) + B ox (aq) A ox (aq) + B red (aq)

  1. Agente oxidante

O agente oxidante são os que retiram elétrons e são reduzidos, ou seja, acontece a redução e a diminuição do número de oxidação.

  1. Agente redutor

O agente redutor são os que doam elétrons e são oxidados, ou seja, acontece a oxidação e o aumento do número de oxidação.

  1.  Uma amostra de 0,6457g de óxido de ferro (Fe2O3) foi dissolvida e depois titulada com uma solução de Ce4 0,1267 mol L[pic 2], gastando - se 20mL até o ponto final da titulação. Qual é a porcetagem de pureza do Fe2O3?

  1. Na química analítica quantitativa, as titulações são de extrema importância já que são usadas para determinações analíticas em diferentes amostras. Na volumetria de oxidorredução são usados alguns métodos para fazer as titulações. Nos itens abaixo estão descritos características dos métodos empregados:
  1. Este nome é dado ao conjunto de técnicas titulométricas empregando o íon __________________ (permanganato) como agente oxidante, tendo como reação fundamental, três processos de oxidorredução  clássicos.
  2. Entende-se por ________________ (iodimetria) o conjunto de técnicas titulométricas empregando o iodo como agente oxidante em titulações diretas.
  3. __________________ (Iodometria) é o conjunto de técnicas titulométricas empregando outras espécies como agentes oxidantes, adicionadas em excesso e que pela adição do NaI (Iodeto de sódio), o iodo gerado é titulado no retorno com o agente redutor tiossulfato de sódio.
  4. Entende-se como ____________________ (dicromatometria), a técnica clássica de titulação empregando o íon dicromato como agente oxidante, tendo este reagente, características especiais em oxidimetria redox.
  5. Entende-se como __________________ (cerimetria), a técnica clássica de titulação empregando o íon Ce(IV) como agente oxidante.
  1. A constante do produto de solubilidade  para o Tl2S é 6x10[pic 3]. Calcule Eº para a reação.
  1. Sabendo se que 30mL de uma solução de ácido salicílico (C7H6O3) pode ser titulado com 15mL de uma solução de NaOH 0,3000mol L[pic 4], e que os mesmos 30mL do mesmo C7H6O3 necessitam de 42mL de uma solução de KMnO4, qual a concentração desta solução em permanganato de potássio, em mol L[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com