TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DO RESÍDUO DO PÓ DE GESSO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA RECICLAGEM E PRODUÇAO DE PEÇAS DECORATIVAS

Por:   •  29/8/2019  •  Artigo  •  3.509 Palavras (15 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 15

ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DO RESÍDUO DO PÓ DE GESSO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA RECICLAGEM E PRODUÇAO DE PEÇAS DECORATIVAS

Cristian S. Nunes ¹, Gessica C. Zambrano¹, Ângela Maria A. Costa¹, Ruthe C. Reis¹,  Aleson M. Quaresma¹

¹Discente da Universidade Federal do Pará.

Rodovia BR 422 km 13 – Canteiro de Obras UHE - Vila Permanente, Tucuruí - PA, 68464-000.

Christian_tur@hotmail.com, hikari8149@gmail.com, Lanarte_angel@hotmail.com, Ruthe40@hotmail.com, ale.bquaresma@gmail.com  

Abstract. The determination of the free water and water of crystallization, the contents of Calcium Oxide and Sulfuric Anhydride and the determination of the unit mass and grain size are some of the requirements in the norms ABNT NBR 12130: 2017 and ABNT NBR 12127: 2017, so that, soon after laboratory tests the gypsum dust residue from the construction industry can be reused. The present article aims to highlight the process of characterization of gypsum dust residue taking into account Physical-chemical attributes, in addition to reusing it to make decorative pieces. The results of the chemical and physical tests on the construction residue presented a good adaptation to the current norms, the decorative pieces obtained from the residue were viable.

Keywords: Gesso; Físico-químicos; Decoratives parts

Resumo. A determinação da água livre e água de cristalização, dos teores de Óxido de Cálcio e do Anidrido Sulfúrico e a determinação da massa unitária e de granulometria são alguns dos requisitos presentes nas normas ABNT NBR 12130:2017 e ABNT NBR 12127:2017, para que, logo após ensaios realizados em laboratório o resíduo do pó de gesso oriundo da construção civil possa ser reutilizado. O presente artigo tem como objetivo destacar o processo de caracterização do resíduo do pó de gesso levando em consideração atributos Físico-químicos, além de reutilizá-lo para fabricar peças decorativas. Os resultados dos ensaios químicos e físicos feitos no resíduo de construção apresentaram uma boa adequação as normas vigentes, as peças decorativas obtidas a partir do resíduo foram viáveis.

Palavras-chave: Gesso; Físico-químicos; Peças Decorativas

  1.  Introdução

O gesso em sua forma pura é denominado gpsita tem basicamente em sua composição química os seguintes elementos: Óxido de Cálcio CaO (32,5%), Anidrido Sulfúrico SO3 (46,6%) e água H2O (20,9%) BALTAR et al. (2005), já em sua forma transformada ou o gesso propriamente dito outros elementos são incorporados ao mesmo como o Fósforo (P), Enxofre (S), Ferro (Fe), entre outros, BARSOSA et al. (2014). Segundo OLIVEIRA et. al (2012) a gipsita cristaliza- se no sistema monoclínico, apresenta a classe prismática, biaxial positivo. Ainda, segundo os autores, os termos "gipsita", "gipso" e "gesso" são usados frequentemente como sinônimos.

        Os termos gipsita e gipso podem ser denominandos igualmente o mineral em estado natural, enquanto gesso indica o produto industrial calcinado a 160-180 °C, hemi-hidratado, mineralogicamente conhecido como bassanita (CaSO4.1/2H2O), após sua transformação o assim já denominado gesso o produto é utilizado em vários setores da vida cotidiana, como na hospitalar para realinhamento ósseo e na construção civil em diversas formas, uma delas é como decorativa.

         A construção civil é um dos maiores causadores de transformações sócio-espaciais, pois o mesmo exige uma grande demanda no uso de mão de obra, financeira e de matérias-primas. Desse modo é de suma importância a realização de pesquisas voltadas a tornar o setor capaz de reduzir o desgaste ambiental causado e melhorar o tratamento empregado no armazenamento e reutilização dos resíduos gerados pelo mesmo. 

        Como a atividade econômica não é capaz de violar as leis da conservação da matéria e da energia, todos os produtos da sociedade transformam-se em resíduos. Estes resíduos são lançados no meio ambiente em todos os estágios da atividade econômica: extração, processamento, distribuição e consumo. Os efeitos sobre o meio ambiente, e consequentemente, sobre o homem vão dos danos temporários à completa extinção de recursos COELHO (1994). Para minimizar tais efeitos, muitas nações desenvolvidas têm traçadas estratégias para o tratamento dos resíduos e mais recentemente, para reduzi-los.

        Depois da nova resolução de nº 469 do CONAMA de 29 de Julho de 2015, onde o gesso passa a integrar o grupo B dos materiais residuais da construção civil, que corresponde aos materiais recicláveis, o estudo do resíduo do pó de gesso vem contribuindo para a diminuição deste material. Usando um conceito global e atuando localmente, a ideia de reciclagem do resíduo de gesso tornando-o novamente um material de valor agregado, vem colaborar para a diminuição da extração da matéria prima Gipsita, atuar no setor construtivo e sócio ambiental, além de preservar o meio ambiente. Os resíduos sólidos produzidos nas construções civis geralmente são descartados em aterros sanitários ou lixões clandestinos, sob responsabilidade algumas vezes das prefeituras, outras vezes das construtoras. 

        Cada obra deveria acondicionar os seus resíduos sólidos, normatizados pelas associações técnicas, contudo, muitas vezes isso não acontece. Verificou-se, que na cidade de Tucuruí, localizada no Sudeste do Pará, nenhum agente público ou do setor privado atua na gestão do resíduo do gesso e que devido ao aumento do consumo pela construção civil, o rejeito deste material tem sido um agravante paralelo ao crescimento do comercio da indústria gesseira local que não tem destinação adequada e também não conhecem nenhum método de reutilização para ser aplicado na região.

        Não foram encontrados muitos estudos sobre o emprego desse material no desenvolvimento de peças decorativas, o que distingue para a revolução da pesquisa cujo objetivo geral é verificar a viabilidade técnica da reciclagem de resíduos de gesso encontrados na construção civil da cidade de Tucuruí-PA, analisar as propriedades físico- químicas como: determinar água livre e água de cristalização, os teores de Óxido de Cálcio e do Anidrido Sulfúrico e a determinação da massa unitária e de granulometria do mesmo e produzir peças decorativas após os resultados dos ensaios realizados. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (719.3 Kb)   docx (657 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com