TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PILHAS GALVÂNICAS E ELETROLÍTICAS

Por:   •  14/11/2017  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 2

PILHAS GALVÂNICAS E ELETROLÍTICAS

Pilhas ou células eletroquímicas são dispositivos capazes de transformar a energia química em energia elétrica por meio de reações espontâneas de oxirredução onde ocorre a transição de elétrons. As baterias também funcionam com base no mesmo princípio com uma diferença, pois as pilhas possuem apenas um eletrólito – solução condutora de íons mais conhecida como ponte salina – e dois eletrodos enquanto a bateria é composta por várias pilhas reunidas em série ou em paralelo.

As pilhas galvânicas em sua forma mais simplificada são compostas por um par de eletrodos metálicos (positivo e negativo) imersos em um eletrólito, os quais estão ligados através de um condutor. A corrente elétrica flui pelo condutor até o momento em que um dos eletrodos tenha uma dissolução completa. De maneira mais exata pode se explicar as reações de oxirredução pelos seus componentes a seguir:

  1. Os dois eletrodos são:
  • O Ânodo – Funciona como o polo negativo, sofre oxidação porque perde elétrons e é o agente oxidante.
  • O Cátodo – Funciona como o polo positivo, sofre redução por ganhar elétrons e é o agente redutor.
  1. Solução eletrolítica/ponte salina – tem como objetivo manter as duas semicelas eletricamente neutras através da migração de íons. Em uma reação química a ponte salina e representado por //.
  2. Fio metálico externo – os eletrodos estão conectados por meio do mesmo e através dele ocorre a transferência de elétrons.

Desta forma pode se representar a reação química de uma pilha da seguinte maneira:

[pic 1]

Um experimento comum que ilustra toda a montagem, componentes e reações descritas acima é a pilha de Daniell que pode ser realizada colocando uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) em um recipiente e mergulhar nessa solução uma peça/placa de cobre. Em outro recipiente deve ser colocado uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4) e mergulhar uma peça/placa de zinco. Em seguida as soluções devem ser ligadas por meio de uma ponte salina que pode ser uma solução eletrolítica com os íons K+(aq)e SO42-(aq). Para finalizar a pilha deve se conectar as peças/placas através de um fio de preferência de cobre. Pode ser acoplado um voltímetro para verificar a passagem de corrente elétrica, assim depois de montada a pilha fica da seguinte forma:

[pic 2]

Após um período de tempo a placa de zinco sofrera oxidação pois seus elétrons serão transferidos para a placa de cobre, de tal forma que o cobre sofrera redução devido ao aumento de elétrons.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/pilhas-ou-celulas-eletroquimicas.htm

http://www.engquimicasantossp.com.br/2015/06/pilha-galvanica-ou-voltaica-celula.html

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/pilha-daniell.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (275.9 Kb)   docx (330.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com