TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REAÇÕES QUÍMICAS

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 7

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

1. Lixou-se um pedaço de fita de magnésio (aproximadamente 3cm) para que fosse retirada uma camada preta que o envolve. Esperou-se alguns segundos e verificou se houve modificação. Em um tubo de ensaio contendo um pouco de água destilada, adicionou-se 2 a gotas de solução de fenolftaleína a 0,1 % (m/v) e colocou o pedaço da fita lixada.

2. Colocou-se em um tubo de ensaio, um pouco de Ácido Clorídrico P.A e adicionou-se um pedaço de fita de magnésio lixada.

3. Lixou-se um pedaço de fita de magnésio (aproximadamente 4cm) para retirar a camada preta que envolvia. Segurou-a com uma pinça e aqueceu a chama do bico de Bunsen. Recolheu o produto desta reação em um tubo de ensaio contendo água destilada e gotas de solução de fenolftaleína a 0,1 % (m/v).

4. Na capela, molhou-se um bastão de vidro em HCl concentrado e aproximou cuidadosamente da boca de um frasco que continha solução concentrada de hidróxido de amônia (NH4OH) .

5. Colocou-se 20,00 ml de solução diluída de hidróxido de sódio e algumas gotas de solução de fenolftaleína a 0,1 % (m/v), em um frasco de Erlenmeyer; deixando passar, lentamente, uma corrente de gás carbônico. Observou-se.

6. Colocou-se uma pequena quantidade de dicromato de amônio em um tubo de ensaio seco. Aqueceu, com cuidado, a chama de um bico de gás.

7. Colocou-se, num tubo de ensaio, uma solução de nitrato de prata ate 1/3 do volume. Adicionaram-se dois pequenos pedaços de cobre metálico na solução. Deixou o tubo em repouso durante alguns minutos. Então, agitou o tubo e observaram-se os fragmentos.

8. A 1/4 do volume de um tubo de ensaio adicionou-se uma solução a 1% (m/v) de iodeto de potássio. Acrescentou o mesmo volume de solução a 1% (m/v) de acetato de chumbo. Observou-se.

9. A 1/4 do volume de um tubo de ensaio adicionou-se uma solução a 1% (m/v) de cloreto de sódio. Acrescentou o mesmo volume de solução a 1% (m/v) de nitrato de prata. Observou-se.

10. Em 1/4 de volume do tubo de ensaio, adicionou-se uma solução 1,00 mol/litro de acido clorídrico. Mergulhou nela um termômetro e mediu sua temperatura: tHCl = 30 ºC. Em outro tubo de ensaio, colocou quantidade semelhante de solução 1 M de hidróxido de sódio. Mediu sua temperatura. tNaOH = 30 ºC. Acrescentou o conteúdo de um tubo sobre o outro. Agitou e mediu a temperatura: tf =34 ºC

11. Colocou-se água em 1/3 do volume de um tubo de ensaio limpo. Anotou a temperatura t1 = 32 ºC. Adicionou a água cerca de 1,00 g de cloreto de amônio. Agitou e anotou a temperatura: t2 = 27 ºC

12. Em um tubo de ensaio adicionou-se o cobre metálico em solução concentrada de ácido nítrico. E observou-se.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

1-Foi observado que no primeiro experimento ocorreu dois tipos de reações: Primeiramente foi observado que ao lixar a fita de magnésio pode-se observar que sua aparência tinha como característica um brilho metálico, logo em seguida ocorreu modificação na fita, pois o magnésio em contato com o ar foi perdendo seu brilho através da formação do oxido de magnésio. Essa formação ocorre pela reação do magnésio com o oxigênio através de uma reação de síntese ou adição: 2Mg(s) + O2(g) → 2MgO(s), ocorrendo assim a primeira reação. A segunda reação ocorreu quando em um tubo de ensaio com água destilada e 3 gotas de fenolftaleína adicionou-se a fita de magnésio. Com a reação do Mg com a água a fita ficou rosa, resultando em uma solução de natureza básica, através de uma reação de deslocamento: Mg(s) + 2H2O(l) → Mg(OH)2(aq) + H2 ↑

2- No segundo experimento, em um tubo de ensaio foi adicionado uma solução de ácido clorídrico e um pedaço da fita de magnésio, rapidamente pode-se observar que a fita de magnésio começou a se desfazer por causa da concentração do ácido. Ocorreu também a formação de gás oxigênio liberando bolhas e a formação de cloreto de magnésio (reação de oxirredução). Nesse experimento ocorreu a reação de simples troca: 2HCl(l) + Mg(s) → MgCl2 + H2 (g)

3-Foi observado no terceiro experimento dois tipos de reações: Na primeira, com o auxilio de uma pinça levou se um pedaço da fita de magnésio lixada á chama. Pode-se se observar que rapidamente a fita de magnésio entrou em combustão, produzindo uma forte luz através da chama branca, ao final restando uma cinza residual. Nesse procedimento ocorreu a reação do Mg que é extremamente reativo com o oxigênio produzindo o óxido de magnésio, gerando assim uma reação de síntese ou adição: 2Mg + O2 → 2MgO. A segunda reação ocorreu ao adicionar em um tubo de ensaio com água destilada e fenolftaleína a fita de magnésio já em cinzas. A cinza residual forma uma base (óxido básico), pois é formada do oxido de magnésio que é um metal alcalino terroso, o fazendo ser reativo com a água. Ao final da reação forma-se o hidróxido de magnésio, tornando a solução de cor rosa. Isso tudo ocorreu através de uma ração de deslocamento: Mg + 2H2O → MgOH2 + H2.

4-O quarto experimento se deu com o corte do sódio, que encontrava-se mergulhado na querosene, em pedaços menores com o auxilio de uma espátula. Observou-se o sódio reagindo lentamente e a aparência da superfície recém cortada tendo um aspecto brilhante, com pouco tempo esse brilho se perdeu, ficando escuro, isso se explica devido o contato que este teve com o oxigênio do ambiente. Ocorrendo assim a seguinte reação de síntese: Na + O2 → 2NaO.

5-O quinto experimento foi realizado ao adicionar em um vidro de relógio com água destilada e fenolftaleína um pequeno pedaço de sódio metálico, então pode-se observar a grande movimentação desse sódio, havendo liberação de energia em forma de calor (reação exotérmica),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (572.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com